Esqueceu a senha?

Os sabatistas realmente guardam o sábado?

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 05, 10:18 pm

1. Quais os problemas que enfrentam os que pretendem guardar o sábado atualmente e ensinam que a sua guarda é fundamental para a própria salvação?

Resposta: Um dos problemas é que isso não encontra apoio na Bíblia e outro é que, na verdade, ninguém realmente guarda o sábado como ordena a lei. E isto faz-nos lembrar os cristãos fariseus que queriam impor aos cristãos gentios a guarda da circuncisão que também era um preceito da lei e que foi considerada absurda pelos apóstolos.

2. Em que parte da Bíblia é isso mencionado?

Resposta: No livro de Atos. Vamos ler:

(At 15.1-6) “ENTÃO alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.

Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.”

3. A qual consenso chegaram os apóstolos e anciãos?

Resposta:

(At 15.28-29) “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.”

Nada foi dito sobre a guarda do sábado como necessária para a salvação.

4. Embora os sabatistas ensinem que a guarda do sábado é fundamental para a salvação eles realmente guardam o sábado?

Resposta: Não. Supostamente guardam.

5. Por que o irmão declara que supostamente o guardam? Não guardam eles o sábado como ordena a Lei?

Resposta: Não. Guardam como ensinam os seus líderes.

6. Pode explicar melhor esse ponto?

Resposta: Sim. A lei de Deus contida na Bíblia contém 613 mandamentos no Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia. E Paulo escreveu sobre os que pretendem guardar a lei que seriam justificados se guardassem tudo o que estava escrito no livro da lei e não apenas nas duas tábuas de pedra que continham os dez mandamentos.

Vou ler:

Gl 3.10, “Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”

7. E qual a conclusão a que Paulo chegou com relação aos que pretendessem ser justificados diante de Deus pelas obras da lei?

Resposta: Chegou à conclusão de que isso seria impossível. Disse:
“E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus…” (Gl 3.11)

8. Então qual a finalidade da lei se ninguém a poderia cumprir? O que diz a Bíblia sobre isso?

Resposta: Dada a impossibilidade de se guardar todos os 613 mandamentos, a Bíblia declara que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo e que depois que a fé veio já não estamos mais debaixo do aio (ou da lei). Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gl 3.23-25).

9. Quais eram as atividades proibidas no dia de sábado, de acordo com o livro da lei escrito por Moisés e que constava de 613 mandamentos?

Resposta: Os israelitas, com a máxima rigidez observavam, sob a ordem divina, a interrupção de todas as atividades:

a) Deviam trabalhar seis dias (e não 5):
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.

b) não deviam acender qualquer tipo de fogo em casa:
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.

c) não deviam fazer qualquer tipo de trabalho:
(Ex 20.10) “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”.

d) não deviam fazer qualquer transação comercial:
(Am 8.4-5) “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas”,

e) não deviam fazer viagens e o trato de negócios:
(Ne 10.31) “E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança”.
(Ne 13.15-16) ”Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém”.

f) não deviam carregar peso:
(Jr 17.21) “Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém”;

g) deviam evitar o transporte de qualquer objeto de casa, ou introduzi-los em Jerusalém:
(Jr 17.22) “Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais”.
(Jr 17.27) “Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará”.

h) não deviam fazer semeadura e a colheita de frutos e cereais:
(Ex 34.21) “Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás”.

i) não deviam recolher lenha:
(Nm 15:32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.

j) não deviam cozer alimentos:
(Ex 16.23) “E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã”.

k) não podiam sair de casa:
(Ex 16.29) “Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia”.

l) tinham que guardar o sábado do por do sol de sexta feira até o por do sol de sábado.
(Lv 23.32) “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”.
Quando, pois, o sol se põe na tarde do sexto dia da semana, indica o começo do sábado.

10. Nos tempos de Jesus os judeus se mantinham rígidos na execução do preceito sabático, como se depreende de algumas passagens do Novo Testamento?

Resposta: Sim. Eram extremamente zelosos da lei e não poupavam críticas a Jesus por não respeitar o seu tradicionalismo.

11. Pode citar alguns exemplos da forma como registra o Novo Testamento sobre a maneira como se portavam os líderes judeus com relação à guarda do sábado?

Resposta: Sim. Alguns exemplos:

a) não podiam andar mais de um quilômetro
(At 1.12) “Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado”.

b) não podiam colher espigas:
(Mt 12.2) “E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”.

c) não podiam transportar camas
(Jo 5.10) “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito”.

d) não podiam curar enfermos
(Lc 13.14) “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado”.

12. Qual o castigo imposto ao infrator da guarda do sábado?

Resposta: A infração do preceito impunha-se a pena capital:
(Ex 31.14) “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo”.
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.

E nas Escrituras encontramos a execução do castigo extremo a um transgressor.

13. Pode citar na Bíblia exemplo de pessoa que foi morta por não guardar o sábado?

Resposta: Sim.
(Nm 15.32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.

14. Mesmo no caso de acender fogo no dia do sábado era castigada a pessoa que assim procedesse?

Resposta: Não havia desculpa para esse homem, pois Deus havia proibido o povo de Israel de acender fogo no sábado.
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.

(Ex 31.15) “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá”.

O homem que foi encontrado ajuntando lenha devia estar colhendo lenha para preparar sua alimentação, mas a penalidade da lei era severa para o ato: MORTE.

15. Se hoje os guardadores do sábado fossem punidos pela transgressão da guarda do sábado conforme a lei citada pelo irmão, seria encontrado algum sabatista vivo?

Resposta: Certamente que não.

16. E se a salvação dependesse da guarda do sábado, alguém seria salvo?

Resposta: Não, de acordo com o que Paulo escreveu.

(Gl 2.16) “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.

(Gl 3.10-11) “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”.

17. Se perguntássemos a um suposto guardador do sábado: VOCÊ ATUALMENTE GUARDA O SÁBADO COMO DEUS ORDENOU QUE SE FIZESSE NA LEI?

Resposta: Ele teria que ser sincero e responder: não. A pena de morte por apedrejamento seria decretada para qualquer que acendesse fogo ou outra atividade proibida para o dia.

Nossa pergunta a qualquer que afirme que guarda o sábado é:

VOCÊ ATUALMENTE GUARDA O SÁBADO COMO DEUS ORDENOU QUE SE FIZESSE NA LEI?

a) se você viaja no sábado de trem, automóvel, bicicleta ou outro qualquer meio de condução, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.

b) se acende fogo ou gás em sua casa para o leite ou café matinal ou para esquentar qualquer outro alimento, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.

c) se usa luz elétrica ou força para o chuveiro ou manda o empregado fazê-lo, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.

d) se usa água corrente para tomar banho ou outra qualquer utilidade, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.

…está vivendo sob a MALDIÇÃO DA LEI.

(GL 3.10-11) “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”.

Dizem os supostos guardadores do sábado, “Que aqueles que pretendem que haja leis de Deus tão pequenas que não precisam obedecer-lhes, são indignos de Seu reino”. (Do Sábado para o Domingo, p. 93, Carlyle B. Haynes, CASA, 1996)

No caso dos supostos guardadores do sábado eles mesmos não são dignos do reino de Deus porque procuram impor à guarda do sábado para outros quando eles mesmos não guardam.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

27 Comentários

Comentários 1 - 27 de 27Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
    desejo q deus abra seus olhos, e que o espirito santo nao se afaste de ti.
    q vc possa ter o conhecimento da verdade.
    + alerto.
    o seu silencio é melhor do q a sua critica.
    pq tudo q falamos ou escrevemos será como base para nosso julgamento.
    q deus esteja contigo.

    1. Deus com letra maiúscula…

  2.   Belo post, muito esclarecedor. Ninguem quarda o sabado pois todos usam o trabalho de pessoas que trabalham no sabado agricultores, caminhoneiros, companhia eletrica etc . Pergunto eles vao pro inferno para que voces tenham conforto? Estou falando de pessoas com Jesus no coração.

  3. Até hoje nenhum adventista respondeu-me : Por que não guardam o “ano sabático” de leviticos 25 ?
    e ficam um ano sem trabalhar e vê se a IASD vem trazer mantimento para você. 
    Ficam zanzando de tédio no sabado como baratas tontas, e pendurados na internet. 

    1. Sábado anual era festa judaica, lei cerimonial, já o sábado semanal era parte da lei moral que expressa o caráter imutável e santo de Deus.

    2. humm está melhorando roberto, ao menos chamou o “sábado anual” de cerimonial. então continua se acertando e verifica que S.Paulo desqualificou a guarda sábado semanal, vide que ele fala “sábados” no plural pois como sabe temos 4 no mês. Colossenses 2:16-17 

  4. e como disse o Senhor que não devemos jugar para não sermos julgados então eu convido todos os que não conhecem os adventistas a visitarem o site http://novotempo.com/ ou assistir os videos do Na Mira da Verdade para conhecer o verdadeiro sentido da guarda do sábado 🙂

    1. a verdade é que os fariseus daquela época sao os adventistas de hoje

    2. http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/
      tu dizes : “conhecer o verdadeiro sentido da guarda do sábado” então porque voces não guardam o ano sabatico leviticos 25, e fica um ano sem trabalhar? 
      vamos ver se os bacamarteiros da “mira verdade” respondem isso.

    3. Diego,irmao, fui IASD 9 anos sai de lá,estude mais Diego as profecias,confira exatamente a doltrina do Santuario a luz da Palavra,lei dominical nao tem isto na Biblia a igreja perseguidahoje sao os Cristaos na Coreia do norte na India,China e nao e porque sao adventistas pense um pouco

  5. O que vale mais? A palavra de Deus propriamente que está escrita ou aquilo que interessa entender?

    Gente, por um pequeno período fui adventista, mas foi só ler a palavra pra abrir meus olhos, cuidado com aquilo que te dizem, pode estar sendo enganado assim como eu fui.

    1. porque  o hospital silvestre trabalha no sabado?

    2. fiquei curioso ,quais foram os textos biblicos que te abriram os olhos ? 

  6. julio dom ago 23 at 1:47 am fiquei curioso ,quais foram os textos biblicos que te abriram os olhos ?

    leia livro de galatas inteiro, 

  7. Em Gên. 2:1-3 vemos o óbvio, quando o próprio Deus abençoa, santifica e “descansa=Celebra” a criação. Como compreendo que não fui originado de nenhuma explosão cósmica, nem macaco, muito menos ameba, percebo o que diz: Malaquias 3:6, Isaías 8:20, II Tessalonissensses 2:8-17

  8. Desculpe, mas você precisa estudar mais a Biblia. Infelizmente você não sabe diferenciar o que são leis, estatutos, juizos e mandamentos. E ainda confunde o sábado semanal com os sábados de festa. Assim fica dificil.

  9. Este site é muito bom pra esclarecer os Na mira da verdade.

    http://adventismonamiradaverdade.blogspot.com/

  10. A Iasd não guarda o sábado como a biblia ensina. Eles seguem os falsos ensino da Elle Herege white em paralelo com a biblia, mesmo ela afirmando que ouviu a data da volta de Cristo e invalidando o Esta Consumado pelo juizo investigativo. Não seguem toda a LEI (613) dada ao povo judeu. 

  11. sabado,circuncisão,sacrificio de animais,dizimo não é para os cristãos,todos vieram antes da lei, na lei e tambem esta no novo testamento,esta faltando sabedoria e humildade para entender

  12. impor a circuncisão nao tem nada haver com o sábado! jesus nao condenou o sábado nem a circuncisão condenou a forma como os fariseus encaravam a lei para seu proprio beneficio!

  13. Quem escreveu esse artigo fez uma tremenda mistura entre as Leis. Não se misturar o sábado mandamento escrito pelo Dedo de Deus (Espírito Santo) e que está em Êxodo 20 com as leis cerimoniais missivas.

  14. Se não estou mais sob Aio da lei, então posso adulterar livremente, pois sem lei não existe pecado(RM 3:20)? E dizimo é uma ordenança ultrapassada dada nas leis de Moises, então isso também deve ser deixado para traz pela ótica desse artigo. A conveniência é a regra de fé! Misericórdia!

    1. – adulterar é pecado porque Jesus disse Mateus 5:28
      – dizimo não foi somente com Moisés; Abraão deu o dizimo antes da Lei Mosaica.
      e sobre o ‘sábado’ não guardar-se porque S.Paulo pelo Espírito sombreou o ‘sábado’ colossenses 2:16-17

      você somente fez um mi mi mi pífio.

    2. o problema seus é a interpretação postulada a partir de ellen gold white, essa mulher que não é o “espirito profecia” , mas sim espírito do engano.

      vae estudar mais que o sr. está bem ruim

    3. Jesus nos evangelhos confirmou todos os mandamentos, principalmente no sermão do monte, porém repara e verifica, no sermão do monte o qual foi o ápice de sua doutrina, nem sequer Ele não menciona nada sobre guardar sábado, falou sobre tudo, até jejum e esmolas, e nada sobre sábado.

    4. agora vem Ellen Gold White se dizendo “espirito profecia” e diz que viu uma visão (que só ela viu) que Jesus ou anjo circulava com um aurela luminosa o 4º mandamento, o tal guarda do sabado no novo testamento, pela madrugada, então Jesus esqueceu de explanar e EGW lembrou Ele.???

    5. dá licença, o adventismo é o maior conto do vigário, juntamente com as seitas irmãs mormon e testemunha jeovitas, é só baboseiras e inverdades e interpretações malucos, tolas e que brasileiros incautos caem nestas ciladas do diabo que são essas 3 seitas.

Comentários 1 - 27 de 27Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement