Esqueceu a senha?

Papa Bento 16 anuncia renúncia

por Artigo compilado - seg fev 11, 10:45 am

O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28.

Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415.

O papa disse em um comunicado que está “plenamente consciente da dimensão do seu gesto” e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, a notícia foi uma surpresa.

Ele também explicou que, de acordo com o )canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.

De acordo com o documento, um dos motivos da renúncia seria sua idade avançada. Bento 16 tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.

Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927 e é o pontífice número 265 da Igreja Católica e o sétimo Chefe de Estado do Vaticano.

O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Lombardi disse que o Vaticano espera escolher o substituto de Bento 16 até o final de março.

Durante o conclave, Bento 16 irá se mudar para a residência de Castel Gandolfo, ao sul de Roma. Após a escolha do novo Papa, ele deve ir para um convento.

O pontificado de Bento 16 começou em abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo 2º.

Extraído do site da Folha.com.br no dia 11/02/2013


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O 8º rei do estado do vaticano (o pequeno chifre) está para vir !!!

    ” … As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” apocalipse 17: 9-11

    o reinado do bento 16 durou pouco, além dos problemas de saúde, é um papa de pouca expressão comparado ao antecessor o João Paulo II, o qual maioria católica tem saudades dele por sua carisma …

  2. Andrey,

    eu não quero aprofundar nos paradigmas desse “luiz fernandes”, tem gente que se empolga muito e acaba falando demais … prefiro ficar com os v.v.s. básicos que citei.

  3. É SAIU O BOM BENTO XVI E VEIO ESSE GIGANTE CHAMADO PAPA FRANCISCO ,E EU TEM CERTESA QUE VOCES EVANJEGUES DE G-SUIS ESTAM MORRENDO DE INVEJA
    E EU DIGO BEIJINHO NO ONBRO E RALA SUA MANDADA KKKKKKKKK.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement