- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Papa Bento 16 anuncia renúncia

O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28.

Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415.

O papa disse em um comunicado que está “plenamente consciente da dimensão do seu gesto” e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, a notícia foi uma surpresa.

Ele também explicou que, de acordo com o )canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.

De acordo com o documento, um dos motivos da renúncia seria sua idade avançada. Bento 16 tem 85 anos e sofre de artrite, especialmente nos joelhos, quadris e tornozelo.

Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927 e é o pontífice número 265 da Igreja Católica e o sétimo Chefe de Estado do Vaticano.

O papa viria ao Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Um conclave será convocado para escolher o próximo pontífice. Até que um novo Papa seja escolhido, o posto ficará vago. Lombardi disse que o Vaticano espera escolher o substituto de Bento 16 até o final de março.

Durante o conclave, Bento 16 irá se mudar para a residência de Castel Gandolfo, ao sul de Roma. Após a escolha do novo Papa, ele deve ir para um convento.

O pontificado de Bento 16 começou em abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo 2º.

Extraído do site da Folha.com.br no dia 11/02/2013

[1] [2]Compartilhar [3]