Esqueceu a senha?

Papa critica vazamento de documentos da Igreja

por Artigo compilado - dom nov 08, 4:31 pm

Papa Francisco abençoa os fiéis na chegada à Praça de São Pedro para a audiência semanal, no Vaticano - 14/10/2015

Papa Francisco abençoa os fiéis na chegada à Praça de São Pedro para a audiência semanal, no Vaticano – 14/10/2015(Gregorio Borgia/AP)

O papa Francisco criticou neste domingo, após a bênção do Angelus, na praça de São Pedro, o vazamento de documentos da Igreja que revelam a gastança a que se dedicavam alguns cardeais.

Foi a primeira vez que o pontífice falou sobre o escândalo desde a detenção, no fim de semana passado, do padre espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda e da assessora de imprensa italiana Francesca Immacolata Chaouqui – ambos suspeitos de participar do vazamento dos documentos, que alimentaram dois livros lançados com estardalhaço na Itália na semana passada.

“Roubar os documentos é um delito”, disse Francisco. “Eu já havia solicitado que eles fossem estudados e tanto eu quanto meus colaboradores conhecíamos bem seu conteúdo.”

Segundo o papa, o vazamento “não ajuda” o seu esforço de reforma da Santa Sé, que enfrenta forte resistência da velha guarda do Vaticano. A declaração soou como uma resposta ao autor de um dos dois livros, Gianluigi Nuzzi, para quem “revelar segredos só pode servir a quem deseja a transparência, objetivo número um do papa.”

O antecessor de Francisco, Bento XVI, renunciou em fevereiro de 2013 desalentado, segundo muitos vaticanistas, pela magnitude do trabalho de reforma da Cúria e debilitado por um vazamento semelhante, que expôs, em 2012, uma rede de corrupção no Vaticano, além de trazer à tona cartas do próprio Bento XVI, nas quais ele lamentava o ambiente de intrigas e conchavos no qual se via mergulhado.

O novo escândalo foi batizado pela imprensa de Vatileaks 2 – mas a atual leva de documentos não inclui papéis pessoais de Francisco.

Extraído da Revista Veja em 08/11/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. BAbilonia catolica vai cair .Sera grande o choro dos fieis catolicos agarrados na religiosidade e cegos pela “madre igreja’.A porta da Graça para os catolicos ainda está aberta, ante do grande Evento do Arrebatamento.

    1. dede arruda, não adianta você espernear, este versículo que você citou refere-se à Igreja de confissão protestante, e não da babilonia que é sua ICAR a qual está afundada até o pescoço na corrupção desde ano 300 quando foi fundada pelo imperador romano constantino. reflita !

    2. sr melo;
      já que os catolicos são assim tão apegados à religiosidade, por que a maioria das pessoas que marca data pro fim do mundo é protestante?
      e porque muitas idolatram pastores envolvidos em corrupção?
      o sr ou é desinformado ou hipócrita

  2. sr melo;
    já que os catolicos são assim tão apegados à religiosidade, por que a maioria das pessoas que marca data pro fim do mundo é protestante?
    e porque muitas idolatram pastores envolvidos em corrupção?
    o sr ou é desinformado ou hipócrita

  3. sr jcp
    a igreja protestante tem corrupção ou não tem?
    outra coisa: espernear é vocabulário para quem não tem argumento
    deixe de idolatrar pastor porque o sr cai no ridículo com tanta asneira

  4. Duarte, uma igreja, como a ICAR, que possui um “santo” chamado” lucifer não merece comentarios adicionais. Procure no google p ver se n é verdade. Viveu na época do Constantino.

  5. “r.dias” vulgo “silvana” já de novo travestido novamente e falando besteiras, ei rapaz quando estiver moribundo em uma UTI do hospital SUS talvez um missionário protestante vá fazer uma visita pastoral no seu leito de enfermidade, e então irás  lembrar-se das maldades que fala. 

  6. olha a linguagem de malandro do “r.dias/silvana” -> “tá ligado?” fale assim c/ sua distinta mãe ! sua hipocrisia em acusar é nojenta, e seu ódio contra protestantes. tomare que seja bloqueado toda vez que defeca pela lingua aqui seo pifio !! (Vil ; Grosseiro ; Ordinário; Reles)

  7. essa questão merece ser mais apurada

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement