Esqueceu a senha?

Papa ‘pretende mascar coca durante viagem à Bolívia’

por Artigo compilado - ter jun 30, 1:35 am

papa franciquinho

As folhas da coca são consideradas medicinais e mastigadas ou transformadas em chá, mas também são usadas na fabricação de cocaína

O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao.

O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho.

A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante.

Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um “pedido específico”, para mastigar as folhas. O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano.

 

Ilegal e sagrada

null

Mastigar folhas de coca é uma tradição antiga na região dos Andes, onde ela é usada para combater os males da altitude. As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961. Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia.

Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular. A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um “patrimônio cultural” do país. O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca. Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales. “Estamos esperando o santo padre com a folha sagrada de coca”, disse Machicao.

A visita do papa à Bolívia é parte de uma viagem do pontífice pela América do Sul, que deve passar também pelo Equador e Paraguai.

Extraído do site http://www.bbc.com/ em 30/06/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Mascar a folha é um costume indigena antigo (desde os MAIAS, INCAS, ASTECAS) mas o PAPA como ocidental e com cultura atual está dando um mal exemplo, esse velho a toa ! cuja função não tem serventia para nada, não produz, só engorda. 

  2. Se o Papa mastigar mesmo umas folhinhas de coca, ele pode até tornar-lá uma planta sagrada como foi com o café que era considerada uma bebida satânica, pois era de origem árabe. rs

  3. O que se esperar do representante do Anticristo? Provavelmente seu próximo passo será uma encíclica para a liberação das drogas. Próxima heresia por favor…

  4. Reunião Papal : já o papa benemérito ratzinger é chegado na cerveja.

    http://domeuladodeforadacasinha.zip.net/images/papa_beer.jpg

  5. De fato existem dois papas : O Francisco (o jesuíta) e o Ratzinger (o benemérito);

    Deveras hoje tem-se uma reunião papal ao pé da letra.

  6. vejam aqui uma reunião papal. olhem a prova :

    http://imagens3.publico.pt/imagens.aspx/759243?tp=UH&db=IMAGENS

    1. Renunciou, mas ainda é um Papa, mas auto chamado de “papa emérito” ou “benemérito” algo assim, faz parceria com o outro Papa Francisco. É como Lula e Dilma, ela é a presidenta, mas o Lula fica por trás dos bastidores comandando. 

  7. Assim como tomou chimarrão agora as folhas, vejo q esse pe tenta conquistar as pessoas pelo jeito simples, carismático o líder católico vê nas tradições locais um caminho. Já, já veremos mais um ´sto´ da Bolívia p conquistar a política de Morales. Francisco líder mundial, será!?!

  8. Adeilton, se fores um católico, então não tendes chance alguma em provar doutrina da transubstanciação, isso aie é completamente equivocado. Jesus disse “eu sou a porta” se levar no pé da letra, então ele é uma porta de madeira ? de certo que não ! 

  9. transbistaciação ou seja lá o nome que dá : é invencionice de vocês os “papa hóstia” não tem base biblica para isso. o padre na missa come uma hóstiona grande, e os pobres borboletas dos católicos como uma hóstinha pequena, e só o padre bebe vinho, e o povo não, está certo isso?

  10. na ICAR hoje tem sim dois papas, e ficam os dois tramando juntos como tapear os pobres borboletas dos católicos. 

    1. Adeilton, 
      Deveras, mas você esqueceu de citar o banco do vaticano ambrosiano que nunca escapou de investigações comprovadas de ilicitudes, é só acompanhar noticiarios da TV. sem falar na rede de internet local do vaticano congestionada com download de filmes pornográficos. 

  11. Eu soube, por conversa casual com adeptos dos testemunhas de jeová que eles apreciam proselitizar nas casas de católicos porque estes não sabem nadica de assuntos bíblicos, é a maior facilidade de enredar são os católicos, devido a extrema ignorância que eles optaram em ser.

    1. De fato, a ignorância foi e é opção de vida do católico, e quanto alguém argumenta bem, ele fala que é “pé-da-letra”. e em ignorância, o adeilton nisso é “doutor” ou “dô-tor”. 

  12. adeilton arruda parece um papagaio repetidor chamando-me de “pé-da-letra” (o que significa sua ideologia romanista “- eu não creio na Bíblia”. (arruda).
    Mas confirmo meu apelido sobre ti, e não faço vãs repetições : PAPA HÓSTIA. 

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement