Esqueceu a senha?

Paulo, Lucas e Sola Scriptura

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - dom set 02, 2:47 pm

O QUE ENSINOU PAULO E LUCAS SOBRE SOLA SCRIPTURA

I – O que Paulo ensinou sobre Sola Scriptura aos Coríntios?

O contexto maior de I Cor 4:6 vai do capítulo 1 ao 4. O contexto é claro em mostrar que naquela época a igreja de Corinto estava começando a seguir os homens em vez de seguir a Palavra de Deus. Por isso houve até divisões dentro da igreja por essa causa, pois um grupo dizia “…Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo.” [1.12] Não é isso o que acontece hoje com os católicos romanos quando se ufanam em dizer que pertencem à cátedra de Pedro? Com isso eles estão violando o que Paulo disse aqui.

Gostaríamos de alistar aqui quatro textos que formam uma unidade contextual e prova que Paulo ensinava a necessidade das Escrituras ao invés de seguir as tradições humanas, são eles Mt 16:18 + I Cor 1:10-13 + I Cor 3:5-17 + I Cor 4:6.

1. “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” [Mt 16:18]

2. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.” [I Co. 3.10]

3. “11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” [I Co. 3.11]

4. “Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito…” [I Co. 4.6]

Observe que Paulo não disse, ” para que em nós aprendais a não ir além das tradições orais que vos temos dado”. Ao invés disso Paulo coloca toda ênfase nas Escrituras.
Junta-se a isto o fato de que nesta época (c. 54 d.C) apenas uma porcentagem do NT estava escrita. Somente por volta de 90-100 é que completou o cânon do NT. Mesmo assim Paulo não incentivou a igreja a confiar na tradição oral, mas nas Sagradas Escrituras.
Mas voltando ao assunto, veja que Paulo aplicou metaforicamente a ele, Apolo e outros líderes como Pedro, as figuras de “lavrador” e “construtor”.

Agora vamos fazer a conexão: Jesus disse que era a rocha (fundamento) e que sobre Ele mesmo iria edificar ou construir sua igreja. Paulo diz que este trabalho [de edificar sobre o fundamento] caberia aos líderes das igrejas como ele mesmo, Apolo, Pedro e outros. Mas não era para os cristãos depositarem sua fé nas figuras [os apóstolos] mas na Palavra escrita. Não era Pedro ou Paulo, não era uma suposta tradição oral, mas era a Palavra escrita que não era para ser ultrapassada. Jesus pretendia construir ou edificar sua igreja através do ensino da sua Palavra e não através de Pedro ou Paulo.

Jesus disse, “sobre esta pedra edificarei a Minha igreja” e Paulo recomendou ao edifício que é a igreja a não exceder as Escrituras.


II – O que Lucas ensinou sobre Sola Scriptura?

“Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. Para que tenhas plena certeza das coisas em que foste ensinado.” [Lucas 1.1-4]

O prefácio do evangelho de Lucas subentende que na época já havia histórias da vida de Jesus sendo transmitidas oralmente. Mas note que Lucas não diz a Teófilo para se apoiar nestas tradições, nem tampouco confiar nelas. O que tudo indica que naquela época as informações sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos não eram totalmente seguras. Então ele diz a Teófilo que após investigar cuidadosamente os fatos resolveu escrever uma narração em ordem sobre a vida do mestre para que seu amigo pudesse ter “a plena certeza” das coisas em que foi ensinado.

Lucas 1:1-4 mostra claramente a superioridade da Palavra escrita sobre a tradição oral que os católicos tanto defendem.

Pense bem, se a tradição oral pudesse por si mesma transmitir a certeza das coisas, não haveria necessidade de Lucas colocar em forma escrita o evangelho! Obviamente havia muitas tradições orais diferentes além das palavras dos apóstolos. Teófilo não era capaz de discernir por si mesmo quais destas tradições orais eram verdadeiras ou não. Unicamente através da Palavra escrita, Teófilo pode saber a verdade acerca de Cristo.

__________________________________________________________
Para saber mais sobre o Catolicismo – O CACP disponibiliza para você, por um preço especial, os seguintes produtos:

DVD
– A Rainha do Céu: Nesse DVD o Dr Paulo Romeiro discute a doutrina mais polêmica do Catolicismo – A Mariolatria. 

APOSTILA
-O Catolicismo: Você terá nessa apostilas a refutação de todos os dogmas do Catolicismo.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement