Esqueceu a senha?

Paulo tinha o dom de curar?

por Norman Geisler - qui jun 05, 12:06 am

Apóstolo Paulo

FILIPENSES 2:25 – Se Paulo tinha o dom de curar, por que ele não pôde curar o seu cooperador Epafrodito?

PROBLEMA: No livro de Atos, Paulo curou os enfermos e até mesmo fez um morto reviver (At 20:9-10). Em certa ocasião ele até mesmo curou a todos de uma cidade inteira (At 28:9). Mas, segundo Filipenses 2:25-27, aparentemente ele não pôde curar nem mesmo um cooperador seu, que era necessário para a obra.

SOLUÇÃO: Há duas possíveis respostas para essa questão.

Alguns crêem que o fato de alguém possuir o dom de curar não lhe garante o poder de sempre curar quem quer que seja. Em certa ocasião os discípulos não puderam curar um jovem endemoninhado (Mt 17:16). Os que pensam assim insistem em que a pessoa que tem o dom de curar não alcança cem por cento de sucesso, assim como o dom do ensino não torna ninguém infalível.

Outros insistem em dizer que o dom de curar sempre foi exercido com sucesso, observando que Jesus curou aquele endemoninhado (em Mateus 17) e ainda repreendeu os discípulos por não terem usado o poder de Deus que lhes havia sido dado, deixando de curá-lo (vv. 17-18). Alegam, ainda, que o dom de curar se manifesta em cem por cento dos casos, da mesma forma como alguém com o dom de profecia não pode expressar uma falsa profecia, pois seria a prova de que a pessoa não estava exercendo o dom da profecia (Dt 18:22).

A razão por que Epafrodito não foi curado não é mencionada no texto. Mas também não se sabe se Paulo de fato tentou curá-lo e não foi bem-sucedido. Isso também não está escrito no texto.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement