Esqueceu a senha?

Pedro achava que o batismo salva?

por Artigo compilado - sex dez 29, 5:34 pm

ATOS 2.38 – PEDRO ESTÁ DECLARANDO QUE O BATISMO É NECESSÁRIO PARA SALVAÇÃO?

Os mórmons citam esse verso como prova de que uma pessoa deve obrigatoriamente ser batizada, para que possa receber o perdão de seus pecados e ser salva (Talmage, 1977, 122).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: O que Pedro quer dizer aqui torna-se claro, quando consideramos o possível significado de ser batizado “para” a remissão dos pecados à luz do uso desta preposição, tanto dentro do contexto quanto do restante das Escrituras.

Em primeiro lugar, o termo “para” (do grego eis) pode tanto significar “com vistas a” ou “por causa de”. No último sentido, o batismo nas águas aconteceria porque essas pessoas foram salvas, e não para que elas sejam salvas.

Em segundo lugar, pessoas são salvas quando recebem a Palavra de Deus, e as pessoas que ouviram Pedro naquela ocasião “de bom grado receberam a sua palavra” antes que fossem batizados (At. 2.41).

Em terceiro lugar, o verso 44 fala de “todos os que criam” como aqueles que compunham a Igreja Primitiva, e não o conjunto de todos aqueles que eram batizados.

Em quarto lugar, mais tarde, aqueles que deram crédito à mensagem de Pedro, receberam o Espírito Santo antes de serem batizados (At. 10.47).

Em quinto lugar, Paulo separa o batismo do Evangelho, dizendo: “Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar” (ICo. 1.17a). Mas é o Evangelho que nos salva (Rm. 1.16). Portanto, o batismo não é parte da condição de salvação.

Em sexto lugar, Jesus se referiu ao batismo como uma obra de justiça (Mt. 3.15), mas a Bíblia declara que “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt. 3.5).

Em sétimo lugar, sequer uma vez durante todo o Evangelho de João, escrito explicitamente para que as pessoas pudessem crer e ser salvas (Jo. 20.31), o batismo é mencionado como uma condição de salvação. Antes, esse Evangelho instrui as pessoas a “crerem” para que sejam salvas (Jo. 3.16-18,36).

Parece melhor compreender a declaração de Pedro do seguinte modo: “Arrependei-vos e sede batizados como resultado do perdão de vossos pecados”. Fica claro, através do contexto e do restante das Escrituras, que essa visão olhava para o passado, para a ocasião em que os pecados das pessoas foram perdoados, no momento em que elas foram salvas. As etapas de crer, arrepender-se e ser batizado são colocadas juntas, uma vez que o batismo deveria naturalmente ocorrer em seguida ao ato de crer, mas em nenhuma passagem é dito que “aquele que não for batizado será condenado” (Mc. 16.16). Contudo, Jesus disse enfaticamente que “quem não crê já está condenado” (Jo. 3.18). As Escrituras não fazem do batismo uma condição para a salvação. O que Pedro estava dizendo é que a pessoa deveria ser batizada para evidenciar ao mundo o perdão que já recebeu.

————

Texto Base: Resposta às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 1997. Texto adaptado e compilado pelo Pr. Edison Miranda da Silva e Maria Candida Alves.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement