Esqueceu a senha?

Perguntas e respostas sobre a vida cristã

por Pr. Natanael Rinaldi - sex mar 27, 12:07 am

pergunta-biblica

PERGUNTA: UM CRENTE FIEL NÃO PODE ADOECER?

RESPOSTA: “O propósito de Deus para cada crente é que viva completamente livre de enfermidade ou dores. Fica a seu critério se quer viver assim ou não. Assim é que quando o crente se mantém sofrendo com dores físicas, não tem ninguém a culpar senão a si mesmo; e “todo cristão deve esperar viver uma vida plena, isenta de doenças” e viver de 70 a 80 anos, sem dor ou sofrimento. Quem ficar doente é porque não reivindica seus direitos ou não tem fé. E não há exceções” (Pieratt, p. 135).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: “No mundo tereis aflições” (Jo. 16.33). Paulo viveu doente como lemos em Gálatas 4.13 “E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne”. ICoríntios 4.11 “Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa”. Seus companheiros adoeceram: Filipenses 2.25-27 “Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte: mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza”. ITimóteo 5.23 “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”. IITimóteo 4.20 “Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.

 

PERGUNTA: SER POBRE É UMA MALDIÇÃO?

RESPOSTA: “Pobreza é uma maldição e não uma bênção. Nenhuma pessoa normal deseja que o seu filho seja pobre e miserável”.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Assim como a riqueza nem sempre é uma bênção, como lemos em Mateus 19.23 “Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus”, pobreza não é maldição. Marcos 14.7 “Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”. Segundo as Escrituras, os que desejam ser ricos caem em tentação, laço e muitas concupiscências: ITimóteo 6.7-10 “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. Tiago 2.5 “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?”

 

PERGUNTA: PODERIA INDICAR ALGUMAS SUPERSTIÇÕES CAMUFLADAS?

RESPOSTA: “A ROSA UNGIDA. As pétalas dessa rosa servirão para unir o casal. As pétalas desta rosa serão luz para iluminar seus passos. As pétalas desta rosa serão pontos de contato espiritual para libertação de vícios e macumbarias As pétalas desta rosa trarão prosperidade para os seus negócios. ESTA ROSA DENTRO DA SUA CASA SERÁ A PRESENÇA DE JESUS NO SEIO DE SUA FAMÍLIA”.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Há igrejas que ensinam que a fé precisa ser despertada através do uso de um toque físico, algo que venha a produzir ou despertar a fé. No entanto, a Bíblia define fé nos seguintes termos: Hebreus 11.1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. Se a fé é a prova das coisas que não se vêem, ao usar um objeto visível para despertar a fé, na verdade, está se fazendo uso de superstição, que é a transferência da fé em Deus, que não se vê, para um objeto que se vê: Hebreus 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. A fé é transferida de Deus para um objeto que se vê, como essa rosa, que é ungida para abençoar a casa e seus familiares. Essa prática é conhecida nas crenças populares como amuletos ou talismãs.

“SAL UNGIDO. Um dia muito sofrida/ Estava passando mal/ Cheguei já quase sem vida/ Na Igreja universal. Recebi uma oração/ Que expulsou todo o mal/ Ao terminar a reunião./Ganhei um saquinho de sal. O sal que foi consagrado/ E cheio de poder./ Para que quando fosse usado/ Todo o vício combater. Coloquei-o na comida/ E logo após o jantar/ Eu acendi um cigarro/ Mas não consegui fumar. No Despertar da Fé, março1983. Poema”.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Jesus ensinou que conhecê-lo seria conhecer a verdade e em seguida a libertação dos vícios. João 8.31-32 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

 

PERGUNTA: EXISTE REDENÇÃO NO INFERNO?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Não. Jesus concluiu a obra da redenção na cruz e não no inferno.

João 18.30 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.

Colossenses 2.14-16 “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”.

IPedro 2.24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.

Ademais, nossa redenção não foi paga ao Diabo, mas a Deus: Efésios 5:2 “E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. O Diabo vai ser lançado no inferno mas não está no inferno. Apocalipse 20.10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. Hoje ele povoa os ares com os demônios e precisamos estar com todas as armaduras de Deus para vencê-los. Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a came e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

 

PERGUNTA: É CORRETA A AFIRMAÇÃO ‘TODAS AS RELIGIÕES SÃO BOAS E NÃO FAZ DIFERENÇA PERTENCER A QUALQUER UMA DELAS’?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Jesus, quando esteve entre os homens na terra, não disse que todas as religiões são boas. Pelo contrário, disse que há duas portas e dois caminhos que levam a fins opostos (Mt. 7.13-14). Muitas coisas feitas em nome da religião não são aprovadas por Deus: prostituição sagrada, poligamia, invocações de mortos, idolatria, feitiçarias, proibições de vacinas, de transplantes de órgãos e transfusão de sangue, além de sacrifícios de crianças a demônios que ocasionam mortes em nome de Deus.

João 16.1-2 “Tenho vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas: vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”. ICoríntios 10.19-20 “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Todos esses caminhos conduzem à morte. Somos resgatados pelo sangue de Jesus derramado no Calvário”.

IPedro 1.18-19 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

 

PERGUNTA: É POSSÍVEL O HOMEM SE DEIFICAR?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Não Todas as doutrinas que divinizam o ser humano repetem, de alguma forma, a mentira de Satanás registrada em Gênesis 3.5 “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Sabemos que ao invés de se tornarem como Deus, Adão e Eva caíram em pecado e foram expulsos do Jardim do Éden:

Gênesis 3.17-19 “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.

Jesus ensinou em Marcos 12.29 “E Jesus respondeu-Ihe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso DEUS é o único Senhor”.

 

PERGUNTA: SATANÁS CARREGA NOSSOS PECADOS?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: – Não. Afinal, de quem estava profetizando Isaías quando, em 53.4-12 do seu livro, fala de alguém que carregou nossas iniquidades? “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Isaías 53.11 “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si“. Isaías não falava de Jesus? Ou profetizava sobre Satanás? E o apóstolo Pedro falou de quem, quando escreveu:

IPedro 2.24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.

 

PERGUNTA: PODERIA COMENTAR UMA FRASE DO LIVRO CHUVAS DE NECTARIAS – DOUTRINAS KANRO NO HOOU, DA SEITA ORIENTAL SEICHO-NO-IÊ, QUE DIZ “JÁ NÃO EXISTE ‘HOMEM PECADOR’. ‘ISSO É MENTIRA!” (p.12)?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Em IJoão 1.8 lemos “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. 1João 1.10 diz “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. Diz mais a Bíblia, que os homens tornam-se filhos de Deus quando aceitam Jesus como seu Salvador pessoal João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”.

IJoão 3.1-2 “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

IJoão 3.8 “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou”.

 

PERGUNTA: QUAL A SEITA QUE ENSINA A DOUTRINA DO “SONO DA ALMA”? ESSA DOUTRINA É BÍBLICA?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que a morte física é um sono que acontece entre a morte e a ressurreição do corpo, durante o qual a alma dorme inconsciente na sepultura. Mas a Bíblia diz que o corpo dorme na sepultura não a alma, que se separa do corpo. Mateus 27.52 “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados”. O ensino bíblico sobre o estado intermediário entre a morte física e a ressurreição é de consciência da alma. Os salvos, em plena consciência, usufruem do descanso Lucas 16.22 “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”. Lucas 23.42-43 “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. IICoríntios 5.6-8 “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor, mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor”. Os ímpios por outro lado, estão em tormentos no Hades ou inferno: Lucas 16.22-26 “…e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement