Esqueceu a senha?

Pessoas centenárias

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 12, 1:42 pm

O jornal A TRIBUNA* traz uma notícia sobre pessoas da terceira idade que já ultrapassaram a casa dos 100 anos. Diz a notícia: Chegar aos 100 anos é um privilégio. Infelizmente, poucos conseguem essa façanha. O índice de pessoas que atingem esse patamar com saúde e disposição para viver a vida é menor ainda. Na Baixada Santista, há pelo menos l20 centenários, conforme dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uma das figuras ilustres dessa faixa etária é o professor Benvindo Alves. Embora esteja aposentado da profissão há mais de 50 anos, não perdeu o dom de ensinar.

Carismático e muito inteligente, este morador do bairro do Campo Grande, em Santos, dá uma verdadeira lição de vida aos mais jovens. Para celebrar os 105 anos de vida, o professor Benvido Alves escreveu uma cartilha sobre como chegar a essa idade com muita lucidez, integridade e alegria. Trata-se de uma verdadeira e preciosa herança deste querido mestre. Confirma as 15 dicas do docente: agradecer a Deus por chegar à velhice; Ter bom humor; reduzir as preocupações; Seguir os médicos; Ter paciência; Ser moderado; Ser alegre; Não ter raiva; Ter boa família é fundamental; Aceitar as coisas como são; Amar o próximo; Manter-se ativo e produtivo; Ter curiosidade; Devemos aprender sempre; Ser persistente.”

PR. NATANAEL: Não há dúvida de que chegar a casa dos 100 anos é algo que poucas pessoas tem o privilégio de alcançar como é apontado nessa notícia – apenas 120 pessoas numa população de quase um milhão e meio de pessoas em toda a Baixada Santista. Como o irmão vê esse privilégio de viver uma vida que atinja a terceira idade?

Repetindo um adágio popular dizemos que “A terceira idade é um tempo especial da parte de Deus para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.”

Existe um salmo que é conhecido como o salmo do idoso. Poderia indicar que salmo é esse?

Sim existe. É o Salmo 71 que onde lerei um pouco sobre a velhice com Deus: Salmos 71:9 – “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. Salmos 71:17 – Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. 18 – Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.”

Existem promessas de Deus para os idosos que o servem a Deus em nossos dias?

Sim. Salmos 92.12 – “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13 – Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 – Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, 15 – para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” Outro texto para as pessoas idosas está no livro de Isaías 40.28-31 que lerei: 28 – “Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento. 29 – Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 – Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. 31 – Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”

Antigamente as pessoas viviam mais tempo e há registros na Bíblia de idosos que tiveram seus nomes mencionados por várias razões. Poderia indicar alguns deles?

Vamos lá. Encontramos um exemplo dos que mencionei. É o fruto da velhice de Sara e Abraão. Gênesis 21:1 – “E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. 2 – E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. 3 – E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. 4 – E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. 5 – E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.” Como lemos no texto, Abraão era da idade de cem anos quando seu filho nasceu, Isaque, o filho da promessa. Foi um milagre na vida de Abraão e Sara, sua esposa. Temos outra pessoa uma mulher idosa chama Ana que se ocupa de adorar a Deus no templo. Lucas 2:36 – “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; 37 – E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.

Nos dias atuais as pessoas da terceira idade não são respeitadas pelas pessoas mais jovens e até servem de motivo de zombaria. Há algum preceito na Bíblia sobre o respeito que se deve aos mais idosos?

Na verdade, a chamada terceira idade, ainda é vista com bastante preconceito pela sociedade, como se fosse uma época somente de desalento, inatividade e frustração. Infelizmente, muitas pessoas nessa faixa etária sofrem abusos e desrespeito, enquanto outras de maneira equivocada assumem que já nada podem oferecer. Em razão disso sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente. Mas a Bíblia, ao contrário do mundo, ensina algo diferente para os idosos que vivem para Deus: Salmos 92:12 – “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13 – Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 – Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, 15 – Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.”

* O jornal A TRIBUNA edição de 12 de julho de 2011


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement