Esqueceu a senha?

Pode-se cobrar dízimo atrasado?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui set 10, 9:39 am

Pode-se cobrar dízimo atrasado?

A CONTRIBUIÇÃO DO DÍZIMO TEM QUE SER VOLUNTÁRIA:

(2 Co 9.7) “Deus ama ao que dá com alegria”. a) o dízimo de Abraão: Gn 14.18-20; b) o dízimo de Jacó: Gn 28.20-22.

Pr. Natanael Rinaldi comenta, veja o vídeo:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

19 Comentários

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Abraao deu o dizimo de despojos, do saqueado dos reis Hb 7.1-4. Jaco deu dizimo de um VOTO, uma barganha, troca, negocio etc. Cada um contribua segundo propos no coração 1Cor. 9.7.

  2. pastor com todo respeito, mas seus argumentos são muito fracos, voce precisa repensá-los. Pois o senhor me parece um homem de bem e não àqueles que usam de má fé.

  3. Sou dizimista, pois a igreja da qual sou membro adota essa forma de contribuição, porém não existe um só texto no Novo Testamento que sustente isso como doutrina para Igreja.

  4. O dízimo era a oferta destinada aos membros da tribo de Levi, que não receberam possessões na distribuição da terra em Canaã. Além disso essa mesma tribo exercia com exclusividade as atividades relacionadas ao sacerdócio, sendo impossibilitada de plantar, criar, colher etc.

  5. Dízimo não é exclusividade bíblica. Muitos povos pagãos adotavam o sistema de dízimo, mesmo antes de Abraão. Abraão, Jacó e Moisés apenas copiaram uma prática recorrente na cultura da época.

  6. Não acho errado as igrejas cristãs adotarem o dízimo como forma de contribuição, porém acho desonesto os pastores atribuírem ao dízimo o status de doutrina da Igreja. Pior ainda, dizem que quem não entregar o dízimo está sob maldição, coagindo o fiel a entregar o dízimo.

  7. Nas igrejas neo pentecostais (e também em algumas pentecostais) o dízimo tem assumido o papel de Cristo. Nessas igrejas, pastores e pregadores afirmam que o dízimo tem o poder de quebrar maldições e trazer prosperidades ilimitadas. Mamon nunca foi tão adorado.

  8. Na verdade a maioria das igrejas evangélicas estão desviadas do verdadeiro propósito de Deus que é a salvação que vem por meio do sacrifício de Cristo na cruz do calvário. Algumas igrejas chegaram ao absurdo de pregar que o crente que não dizimar vai pro inferno. Acho isso uma vergonha!

    1. Este seu negocio de “verdadeiro propósito de Deus” é meio estranho, até Jesus quando indagado sobre “o que é a verdade?” diante de Poncio Pilatos ele guardou silêncio. agora você vem acusando de que a maioria das igrejas estão desviadas e a sua porventura não está?

  9. Detalhe: antes da destruição do templo de Jerusalém, os judeus convertidos ao cristianismo continuaram entregando seus dízimos no templo judeu. Nas reuniões cristãs era entregue apenas uma oferta voluntária (conforme 1Co 9.7).

    1. hoje em dia há uma mania de certos grupos em citar “igreja primitiva” no sentido de imita-la, entendam que vivemos numa epoca “Pós Martinho Lutero”, e HOJE há instituições ou denominações que tem no estatuto as prescrições quanto as arrecadações, parem de pensar medievalmente.

  10. Na epoca de Jesus e dos apostolos, durante a semana o banho eram lavar os pés e mãos, você vai querer fazer assim também ? tem uma piada que diz que na idade média foi um tempo em que a humanidade não tomava banho, literalmente fediam pq não tomavam banho. Pára c/ isto !

  11. Prezado Canto Gregoriano, nos tempos bíblicos o dízimo era apenas um item das muitas ofertas que o povo hebreu era obrigado a doar aos sacerdotes e ao templo, como a oferta de primícias, ofertas de paz, ofertas de purificação. Ao todo eram 24 tipos de ofertas.

  12. O dízimo é uma prática da igreja e não uma doutrina. Se realmente o dízimo fosse uma ordenança divina para a Igreja então teríamos que entregar também as outras 23 ofertas. Por que só o dízimo??? Sou dizimista, mas adoto isso como uma prática e não como uma doutrina.

    1. se és dizimista então porque estava se queixando no comentario acima ?

  13. Pela lógica do autor (de acordo com os exemplos citados) eu devo dar dízimo APENAS UMA VEZ NA VIDA (no caso de Abraão). Ou então, tenho a liberdade de CONTRIBUIR OU NÃO CONTRIBUIR (no caso de Jacó). Abraão NUNCA dizimou de seu patrimônio e Jacó poderia NEM TER FEITO o voto que fez. 

  14. A História mostra que na Igreja Primitiva, nos primeiros 3 séculos da era cristã o povo cristão não pagava dízimos. Uma pessoa que ganha 5000 pode dar 500 sobra 4500…mas quem ganha 900 não pode dar 90.
    É injusto.

  15. Reflitemos: Sacrificar o cuidado com a família para pagar 10% para a igreja quando na verdade deveria ser ajudado pelos irmãos por ganhar menos de 1000 reais por mês é pecado que entristece a Deus.

  16. MINHA FILHA VAI COMEÇAR A CATEQUESE, E A IGREJA QUER COBRAR OS DIZIMOS ATRASADOS QUE NÃO PAGUEI POIS MORAVAMOS EM OUTRA CIDADE. O VALOR COBRADO É DE R$ 700,00 E ALÉM DE NÃO DISPOR DESSE VALOR NÃO ACHO CORRETO A POSIÇÃO DA IGREJA QUE NA MINHA OPINIÃO FOI INTIMIDADORA. O QUE FAÇO?

Comentários 1 - 19 de 19Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement