Esqueceu a senha?

Podemos violar o Sábado?

por Pr. Natanael Rinaldi - qua set 05, 10:20 pm

Geralmente quando encontramos um sabatista somos interrogados acerca da guarda da lei de Deus e da guarda do sábado. Pergunta o sabatista?

“Você guarda a lei de Deus?”

Nossa resposta é:Sim.

Então continua ele.

“Você guarda o sábado?”.
 Nossa resposta invariavelmente é: Não!

Dizem eles, “Então não sabe que a lei de Deus é integrada pelos dez mandamentos e que a quebra de um mandamento envolve a quebra de todos? Citam para nós Tiago 2.10 como prova bíblica – “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos“.

NOSSA RESPOSTA 

Analisemos, de novo, a pergunta com que iniciam o diálogo conosco:

“Você guarda a lei de Deus?”

Qual deve ser nossa resposta? “Sim” – respondemos nós.

Mas não esqueça que estamos vivendo sob o Novo Concerto ou Nova Aliança e que dentro da Nova Aliança ou Novo Concerto não existe mandamento para guardarmos o sábado. Por exemplo, nunca Jesus mandou guardar o sábado, embora saibamos que ele guardou a lei com 613 mandamentos, considerando que ele nasceu sob a lei. “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4, 5)

ABRANGÊNCIA DA LEI DE DEUS

Além disso, deve ter-se presente que a lei de Deus não consiste de apenas dez mandamentos, mas de 613 mandamentos. Paulo escrevendo aos gálatas disse:

“Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”. (Gl 3.10)

A lei de Deus contém preceitos morais fora dos dez mandamentos como também, dentro dos 10 mandamentos, existe um preceito cerimonial ou ritual e que foi abolido por Cristo, isto é, a guarda do sábado, da mesma forma que foram outros preceitos cerimoniais fora do decálogo. Hoje vivemos sob a lei de Cristo e não mais sob a lei de Moisés.

“Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei”.
(1 Co 9.19-21).

JESUS CUMPRIU OS PRECEITOS CERIMONIAIS DA LEI

Algumas referências bíblicas mostram isso: foi circuncidado ao oitavo dia do seu nascimento (Lc 2.21); foi apresentado no templo segundo a lei das purificações (Lc 2.22-24); Maria fez os sacrifícios correspondentes (Lc 2.27). Jesus subiu a Jerusalém para a Festa da Páscoa com a idade de 12 anos – a idade quando um menino judeu toma a responsabilidade legal, sendo chamado dessa idade como “filho da lei”. Durante toda sua vida honrou o templo e as leis referentes aos cultos (Mt 8.4: Lc 17.14; Mt 17.24-27). Assim, Jesus se submeteu a todas as leis cerimoniais da Lei de Moisés. Disse, depois de ressuscitado, “Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.”(Lc 24.44)

DE NOVO O DECÁLOGO

Voltam, de novo, a questionar apontando para o livro de Êxodo, onde se encontram os dez mandamentos. Teatralmente, abrem o livro de Êxodo e começam a ler o capítulo vinte dos versículos três a dezessete:

Lêem, apontando para o primeiro mandamento:

(Ex 20.3) “Não terás outros deuses diante de mim”. Perguntam: “Podemos ter outros deuses diante de Deus?”. Nossa resposta é: Não

Apontam o segundo mandamento:

Lêem Ex 20.4, “Não farás para ti imagem de escultura…”. Ex 20.5; “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás…” Podemos nos curvar e servir imagem de escultura? Nossa resposta é, Não!

Apontam o terceiro mandamento:

Lêem Ex 20.7 “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” Perguntam: Podemos tomar o nome de Deus em vão? Nossa resposta é: Não!

Pulam o quarto mandamento

Pulam Ex 20.8-11 que trata da guarda do sábado.

Apontam o quinto mandamento:

Lêem Ex 20.12, “Honra a teu pai e a tua mãe…” Perguntam: Podemos desonrar pai e mãe? Nossa resposta é: Não!

Apontam o sexto mandamento:

Lêem Ex 20.13, “Não matarás”.Perguntam: Podemos matar?
Nossa resposta é: Não!

Apontam o sétimo mandamento:

Lêem Ex 20.14, “Não adulterarás”. Perguntam: Podemos adulterar? Nossa resposta é: Não!

Apontam o oitavo mandamento:

Lêem Ex 20.15, “Não furtarás”. Perguntam: Podemos furtar? Nossa resposta é: Não!

Apontam o nono mandamento:

Lêem Ex 20.16, “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” Perguntam: Podemos falar falsos testemunhos? Nossa resposta é:Não!

Apontam o décimo m andamento:

Lêem Ex 20.16, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo…” Perguntam: Podemos cobiçar…?Nossa resposta é: Não!

E O QUARTO MANDAMENTO?

De novo, teatralmente, voltam a Ex 20.8-11 e perguntam: Podemos violar o sábado? E esperam então que respondamos também, não!

E nós respondemos, com segurança, Sim.

“Mas como?”
 – Interrogam – “Você respondeu a nove mandamentos que não podem ser violados, como, então, quanto ao quarto mandamento respondem que sim, que pode ser violado?”.

A nossa resposta é simples:
 Respondo, sim! pela autoridade do Senhor Jesus Cristo que é o “Senhor do sábado”. E justifico.

MATEUS 12.5-7

Vamos examinar Mt 12.5-7 onde Jesus declara: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mas, se vós soubésseis o que significa: “Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

Aí está a palavra clara, inequívoca do Senhor Jesus quanto à natureza do sábado como preceito cerimonial ou ritual, não tendo natureza moral como reivindicam os sabatistas.

INVERTENDO AS PERGUNTAS

Invertemos as perguntas que nos fazem os sabatistas quando lêem mandamento por mandamento do decálogo, com a pergunta repetida se cada um deles pode ou não ser violado.

Podemos então indagar ao sabatista:

“Podiam os sacerdotes no templo ter outros deuses diante de Deus“. (Ex 20.3) e ficar sem culpa? A resposta óbvia dos adventistas é:“não!”.

“Podiam os sacerdotes no templo fazer imagem de escultura…”“ e se encurvar a elas “? (Ex 20.4,5) e ficar sem culpa? A resposta deles é: não!
“Podiam os sacerdotes no templo tomar o nome do SENHOR em vão e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não. 

“Podiam os sacerdotes no templo desonrar pai e mãe e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.

“Podiam os sacerdotes no templo matar no templo e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não. 

“Podiam os sacerdotes no templo adulterar e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.

“Podiam os sacerdotes no templo furtar e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.

“Podiam os sacerdotes no templo dizer falso testemunho e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não. 

“Podiam os sacerdotes no templo cobiçar a mulher do próximo e ficar sem culpa? A resposta dos sabatistas é: não.

E VIOLAR O SÁBADO?

SIM. OS SACERDOTES PODIAM VIOLAR O SÁBADO NO TEMPLO E FICAR SEM CULPA. Com isto não concordam, naturalmente, os adventistas que se curvam à autoridade de sua profetisa Ellen Gould White. Ela escreveu:“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna” (Testemunhos Seletos, vol. III, p. 22 – 2a edição, 1956)


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

29 Comentários

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. qta ignorancia , sabe  o que é engraçado que nao existem na bilbia texto que manda abolir o sabado

    1. eles sabem que o dia pra ser guardado é o Sábado. Mas eles interpretam e adaptam da maneira que os agrade. Isso vai de emprego ao dízimo. 

  2. OS MAIS ENGRAÇADO É NÃO EXISTE NO NOVO TESTAMENTO (NOVO PÁCTO), PRINCIPALMENTE NAS CARTAS DOUTRINÁRIAS, MANDAMENTO QUE MANDE GUARDAR O SÁBADO ENQUANTO QUE OS OUTROS NOVE SÃO REPETIDOS NAS CARTAS DOUTRINÁRIAS DO NOVO TESTAMENTO. 

    1. Cita os textos ai e vamos dialogar, falador de línguas estranhas, que não é o dom de línguas de Atos 2!

    2. Natanael:
      Jesus devolve a acusação feita pelos fariseus que haviam feito do sábado um fardo e não uma benção. Pois os sacerdotes faziam no sábado, em harmonia com “a lei”,que era “lícito”, o trabalho do culto de imolar.

    3. Então leia Hebreus 4:9 e 10.

  3. O estudo fala que existe preceitos morais fora dos 10 mandamentos, eu gostaria de saber quais são eles. se possível gostaria que fosse enviado para o meu email.  

    1. Amar o próximo como a ti mesmo (Lv 19, vs 18) o segundo maior mandamento na lei de Cristo, ser santo (Lv 11, vs 45), Acepção de Pessoas (Dt 10, vs 17)….

  4. Excelente texto. Adicionei no meu favoritos.

  5. e melhor vcs lerem com cuidado nao so a biblia as palavras de Cristo em Mat 5:17-19 e tantas outras palavaras de Jesus e Ellen white é com certeza a serva do senhor e seguimos os seus ” conselhos”.
    so se combate a ignrancia com conhecimento.
    Deus e pai abra o coração de voces pra verdad

    1. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
      Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
      Romanos 10:9,10 . 

  6. Ele não disse para o homem é um ser religioso. E religioso é uma dogma e a teologia. O Pastor é um idolo o Jesus cristo, então esquecem o Eterno.

  7. Parabéns pelo post. Entendo que esse post foi realizado porque deve ter sido afrontado pelos adventistas em relação ao sábado, do mesmo jeito que fui, mas busquei saber mais e hoje entendo que a lei foi dada ao povo judeu, e hoje não somos justificados pela letra e sim pela graça.

    1.  Muito evangélicos que não estudam a biblia dizem: Não estamos mais sujeitos a lei, porque estamos debaixo da graça e não da lei. Pergunto: qual foi o dia em que os gentios esteve debaixo da lei para que hoje esteja debaixo da graça? 

  8. Parabéns pelo texto, gostei muito…. 

  9. (3) Legalista não porque os fariseus acreditavam que guardar os mandamentos salvava, tinham bem claro que não, senão porque assim se consideravam melhores que os outros. Em nenhuma passagem encontrar-se-á apoio para a violação da Lei de Deus.

    1. Estamos no NT. e não VT. todos os mandamentos de Deus foram ratificados por Jesus e apostolos menos o “sabado” Cl.2:16-17. e hoje o que vale são os mandamentos de Jesus. e não o decalogo.
      “este é meu filho amado a Ele ouvi” Jo.175b etc…O Pai não disse para ouvir “moises”…

  10. No que consiste a violação por parte dos sacerdotes? Os trabalhos que eram realizados no templo (sacrifícios). O trabalho no templo fazia parte da obra de Deus, assim como um pastor hj que tem suas atividades na igreja no dia de sábado. Nesse sentido ficavam sem culpa.

  11. Os sacerdotes ficavam sem  culpa assim como Davi, que comeu os pães da proposição, e os discípulos que colheram espigas no sábado para comê-las. Leia o capitulo 12 de Mateus desde o início. Não use isto para justificar a violação do mandamento. É desonesto!

    1. em nenhum lugar do novo testamento ou nova aliança temos alguma determinação ou explanação que deva-se guardar o sabado, pelo contrario temos negativas, vide Cl.2:16-17. será que os adventistas julgam EGW melhor que Jesus e apostolos juntos?

  12. em nenhum lugar do novo testamento ou nova aliança temos alguma determinação ou explanação explicita que deva-se guardar o sábado, pelo contrario temos negativas, vide colossenses 2:16-17. será que os adventistas julgam EGW melhor que Jesus e apóstolos juntos? 

  13. a sabadolatria é evidente até no nome da seita “IASD” pois coloca o sabado acima de tudo e até de Jesus, por que não colocaram nome da seita baseado  em outro mandamento do decalogo?
    “I.A.ñadulteraras.” ou “I.A.ñ.furtarás” e assim vai./ adventista adora a divindade “sabadón”

  14. Eu entendo que o sabado não é para a igreja ,  realmente não tem uma ordem direta para a igreja guarda-lo.  AGORA tbm não existe uma ordem para a igreja De Deus  guardar o domingo,. O domingo nao é para ser guardado ,  se vc guarda o domingo esta sobre a lei catolica –  catecismo – FATO

  15. Deus guardou o sábado? NÃO. Não existe a palavra SÁBADO no livro de Gênesis. Então: Deus trabalhou no “sétimo dia” da criação? SIM. “E havendo Deus (TRABALHADO) no dia sétimo a obra que fizera, descansou (CESSOU) no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito” Gn 2.2.

  16. Salada de heresias isso sim qie os adventistas fazem, sem falar no sono da alma e piorou o juízo investigativo, nossa só em pensar em tanta heresia dar nó nas tripas.

  17. E SE NÃO PRECISA MAIS GUARDAR A LEI MORAL DE DEUS ENTÃO

    O ADULTÉRIO ESTÁ LIBERADO
    A MATANÇA AO PRÓXIMO ESTÁ LIBERADA
    O ROUBO TAMBÉM
    A DESONRA AOS PAIS PELOS FILHOS TAMBÉM
    A MENTIRA CONTRA O PRÓXIMO TAMBÉM
    A ADORAÇÃO A FALSOS deuses TAMBÉM ATRAVÉS DE IMAGENS DE ESCULTURAS…

    1. você se faz de abestado ?!
      quem disse que não é para guardar lei moral ? somente entenda sr. cabeça dura que estamos no NOVO TESTAMENTO e não no ANTIGO TESTAMENTO. e “sábado” não precisa guardar vide colossenses 2:16-17

    2. ô intelejumento ! o artigo não diz nada contra lei moral mas sim contra a sabadolatria que voce faz em torno disso. olha como vc é fingido : o lixeiro e o carteiro trabalha para voce no dia de sábado porque voce não reclama deles como “imorais” ?!

    3. porque acende fogo no dia de sábado ?Êxodo 35:2

      ellen white acendia lareia e lamparina de querosene no sábado. quebrando o mandamento e voce também .. sr cesar deixa de ser fingido falso moralista. whitelatra.

Comentários 1 - 29 de 29Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement