Esqueceu a senha?

Polêmico ‘exército’ da IURD chega ao Rio

por Artigo compilado - qui mar 05, 5:18 pm

Polêmico ‘exército’ da Igreja Universal, Gladiadores do Altar chega ao Rio

Grupos de jovens se vestem como militares em cultos da Igreja Universal, em Del Castilho, no Recreio e na Tijuca

Rio – Homens de até 26 anos marchando fardados, calçados de coturnos e com cabelos batidos, no estilo militar, batem continência para um líder. Esta cena não se passa em um dos quartéis do Exército Brasileiro. Mas dentro de templos da Igreja Universal do Reino de Deus. São os ‘Gladiadores do Altar’. O grupo jovem de evangelização, que vem gerando polêmica na internet, já reúne dezenas de adeptos no Rio.

Unidades da Universal em bairros como Recreio e Tijuca ostentam imagens dos cultos em suas páginas na internet. Numa delas, homens perfilados exibem camisetas com a sigla “C.A.” transfixada por uma espada, símbolo de luta do grupo na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho.

Vídeo:  O ‘exército’ da da Igreja Universal

A Universal informou que o projeto conta hoje com 4.300 participantes em todo país. De acordo com uma nota, “os eventos estimulam o debate e a reflexão sobre aspectos do texto bíblico.” Além disso, segundo a assessoria da Universal, em sua maioria, os jovens são pessoas que tentam retribuir a ajuda que receberam em momentos de dificuldades. No entanto, não foi informado o motivo da exclusão de alguns vídeos ou a necessidade da vestimenta alusiva ao militarismo. Em montagens compartilhadas e comentadas por ‘gladiadores’, mensagens religiosas são entremeadas por imagens de guerra e disparos de armas de fogo.

A prática provocou crítica de líderes de outras correntes evangélicas. Embora reitere o respeito pela Igreja Universal do Reino de Deus, o pastor Fábio Inácio, da Igreja Cristã Contemporânea, acredita que continências ao altar e a um líder religioso podem desvirtuar o propósito religioso. “Acaba havendo uma distorção.”

As magens difundidas nas redes sociais, de acordo com a Igreja Universal, fizeram parte de uma série de apresentações da corrente religiosa em algumas capitais brasileiras. As marchas de grupos entoando frases de efeito teriam sido realizadas em diversos eventos, com coreografia ensaiada para marcar festivamente essas ocasiões.

Os integrantes da igreja, ainda segundo seus representantes, foram apresentados diante de milhares de pessoas. Muitas delas eram parentes e amigos dos jovens. Fundado em janeiro, o projeto Gladiadores do Altar estaria ligado à Força Jovem Nacional. No entanto, a Universal nega estar formando um exército fundamentalista. Apesar do gestual feito pelos jovens em vídeos divulgados na internet, que lembram saudações nazistas, a direção da igreja também desmentiu qualquer alusão à práticas armadas e extremistas.

Movimento criado em janeiro deste ano gera polêmica

Foto:  Reprodução

A origem da polêmica, ainda de acordo com a Igreja Universal, estaria na “má fé de jornalistas e praticantes de outras religiões”, que teriam aumentado a polêmica e replicado as imagens na internet com diversos comentários sobre as cenas.

GABRIEL SABÓIA do site http://riodejaneiro.ig.com.br/ em 05/03/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

16 Comentários

Comentários 1 - 16 de 16Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. É o maior absurdo que já vi … palhaçada sem limites. Esse macedo ou seguidores ainda são capaz de montar no Brasil algum tipo de disneylandia “bibrica”. Estam parecendo os “marronzinhos” nazistas. Deus me livre desta IURD, nem seita é mais, virou gang.

  2. Se a coisa pegar, só vai faltar as armas e os canhões. Ai a guerra está feita. Se segura Valdemiro tá na hora de formar seu exercito. kkkkkkk.

  3. Taí. Gostei. A palavra doutrina sempre está ligada à disciplina, então nada como o modus operandi militar para preparar aos que devem evangelizar. Além do mais, os termos espada, exército, etc. muitas vezes såo usados no sentido alegórico. Então é óbvio que é uma alegoria.

    1. Scheidemantel, estamos no novo testamento e não no velho testamento para voltar atrás em tipologia. Não sei se você é da IURD, como “gostou” desse ser simpatizante ou adepto macedônico.
      Os nazistas começaram assim. isso é lavagem cerebral e doença sociopata. 

    2. Calvinista S L, as alegorias no novo testamento acabaram? Então quando é dito que a vinda do Messias veio trazer a espada, eu devo sair aniquilando meus familiares? Ah! Agora eu entendi o pensamento do cidadão que dá origem ao seu Nick.

    3. Scheidemantel, procure uma Igreja em que seja instruido na Palavra, e não em alegorias sem pé sem cabeça. Não existe isso, não melhores Igrejas. “exercito” ?! olhando na foto acima, mostra que os caras são cabeças fracas, lavagem cerebral, e podem fazer besteiras se mandados.

  4. Scheidemantel, tu já ouviu falar de Jesus? “…com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
    Estas coisas SÃO SOMBRAS do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
    Colossenses 2:16-17

  5. Scheidemantel, a única alegoria, por assim dizer, existente como regra na Igreja é a Santa Ceia, e o Batismo nas águas (imersão). Na santa ceia, lembra-te? Jesus disse “fazei isso em minha memória” e não criar um exercito de tonto e vagabundos. 

  6. “….criar um exercito de tontos e vagabundos. “. Eu acho que quem está delirando são vocês, falando algo assim de quem nem conhecem. Várias pessoas, inclusive. Genericamente condenadas. Péssimo….

    1. as imagens falam por si só. talvez você seja um general deste grupamento. eu delirando:? olha a caras desses sujeitos … mais parece o seriado “walking dead”, parecem zombies. o que será que falaram para esse povo para virarem “exercito”. ?

    2. Well … eu li o link. Só espero que seja assim conforme fala a IURD. mas mesmo assim é excentrico, porque missionario não precisa fazer ordem unida. no minimo orar juntos. agora marchar feito militar é estranho para o meio cristão.

  7. Se o Jean Jipe não gostou é pq é bom:

    http://noticias.gospelmais.com.br/ministerio-publico-gladiadores-universal-nao-milicia-74805.html

  8. ‘exército’ da Igreja Universal, Gladiadores do Altar é ao meu ver é uma pratica NÃO bíblica e Desnecessaria . uma Igreja Cristã é para ter Estudos Bíblicos,Leituras da Bíblia,Evangelização,Culto de Adoração a Deus,Batismos e Ceia do Senhor em memoria de Jesus.

  9. A IURD está cometendo os mesmos erros que a Igreja Romana cometeu na Idade das Trevas e infelizmente a IURD é que perseguirá os escolhidos de Deus.

  10. A iurd não está. Nem aí p os maledicentes perseguidores que são vocês e sua doutrina podre. Os cães ladram e a caravana passa já foi dito. 

  11. Vocês perseguem e acusam outros. Durma-se com um barulho desses 

Comentários 1 - 16 de 16Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário