Esqueceu a senha?

Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo?

por Artigo compilado - sex set 14, 8:43 pm

GÊNESIS 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”.

PROBLEMA:
 Os eruditos cristãos e judeus afirmam que Deus é um só. Com efeito, a histórica confissão de fé de Israel é tirada de Deuteronômio 6:4, que diz: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Entretanto, se Deus é um só, por que este versículo em Gênesis traz o plural da primeira pessoa?

SOLUÇÃO:
 Têm sido dadas muitas explicações no decorrer da história. Alguns comentaristas dizem que esse foi meramente um caso em que Deus estava se referindo aos anjos, Mas isto é improvável, já que no versículo 26 ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem” e que o versículo 27 esclarece: “criou Deus… o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou”, não à imagem dos anjos.

Outros têm declarado que o plural refere-se à Trindade. No NT (por exemplo, Jo 1:1) está claro que o Filho estava envolvido na criação dos céus e da terra. Gênesis 1:2 indica ainda que o Espírito Santo também estava envolvido no processo da criação. Entretanto, estudantes da gramática hebraica destacam que o plural é requerido simplesmente porque a palavra empregada no original para “Deus” é elohim, que é uma palavra no plural (“Também disse Deus [elohim, no plural]: ‘Façamos [no plural] o homem à nossa [no plural] imagem’ “). Conseqüentemente, argumentam eles, esta afirmativa não pode ser usada para provar a doutrina da Trindade.

Ainda outros têm afirmado que o plural é empregado como uma figura de linguagem, chamada plural majestático. Com este emprego, Deus estaria falando a seu respeito de maneira a indicar que todo o seu poder e sabedoria majestáticos estariam envolvidos na criação do homem.

Como foi observado, o uso do plural é feito em concordância com a palavra hebraica elohim (no plural), a qual é traduzida por “Deus”. O fato de o substantivo “Deus” ser plural no hebraico não quer dizer que haja mais de um Deus, ou que seja uma referência a Deus como sendo um grupo de astronautas extraterrestres. Há um grande número de passagens no NT que se referem a Deus com o substantivo grego correspondente theos, que é uma palavra singular e também é traduzido como “Deus” (Mc 13:19; Jo 1:1; Ef 3:9; etc).

O plural da palavra hebraica propicia um sentido mais abrangente, mais majestático ao nome de Deus. Convém observar, entretanto, que o NT ensina com clareza que Deus é uma Trindade (Mt 3:16-17; 2 Co 13:13; 1 Pe 1:2) e, embora a doutrina da Trindade não seja completamente desenvolvida no AT, ela é vislumbrada em muitas passagens (cf. SI 110:1; Is 63:7,9-10; Pv 30:4).

Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia
Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

43 Comentários

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo? É porque no Antigo Testamento o plural refere-se à Trindade.ou seja a Santíssima Trindade de Deus.que mais tarde no Novo Testamento se ensina que Deus é Uno e Trino.

    1. Concordo com você, a Trindade estava presente na criação de todas as coisas; DEUS PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.

  2. Deus seja louvado

  3. O texto acima, nos indica que o que provavelm. ocorreu um erro de tradução,Afinal a biblia em Fp 2;5 em diante diz que Deus sendo Deus esvaziou-se de seu poder e tornou-se homem na forma de Jesus.e em JO1 fala que o verbo se fez carne (e o verbo era Deus) Ou seja Deus veio pro mundo.Deus é Jesus

    1. Deus não veio a terra. Jesus mesmo falou. Ninguém viu a Deus se não o filho (obviamente os anjos e tudo que está no céu) porém,Jesus deixava claro que ele era filho de Deus. Por que Deus diria ser filho dele mesmo? Por que Jesus falaria com ele mesmo? Jesus é filho de Deus.

  4. essa adriele é mesmo fora de série ! “provavelmente” houve um erro na Biblia *palmas* para ela !!!
    em genesis já fala da trindade, “disse Deus : Haja LUZ [Jesus], e o Espirito de Deus pairava sob a face das águas.”

    1. Boaaaa Jcp 

  5. gostaria de saber se essa Frase não Há dois Deus, esta certa ou o certo é não Há dois Deuses  
    por favor me  ajude!! obrigada   

    1. Outro exemplo : Gên11:7“ Vinde [VÓS], desçamos e confundamos ali a sua linguagem”. 
      Neste v.v.indica Trindade, pois adequa a conjugação “vinde vós”, Se a ordem fosse para UMA pessoa seria “Vem [TU]. portanto a frase no plural está certa, apontando para 3 pessoas.

  6. Tudo o que Deus criou foi refletindo sua vontade, então com que vontade Deus criou nossa mãe? Isso foi para nos mostrar que assim como recebemos vida principalmente de nossa mãe, assim também iremos receber a vida através da nossa mãe espiritual. Então quem é ela através da bíblia???

  7. Se Deus disse que ia fazer uma mulher, então já existia mulher no cosmo e não só homens.

  8. Deus não criou o indivíduo pecador a sua imagem e semelhança, sendo Deus perfeito e completo. De fato Deus criou o homem (humanidade) a sua imagem e semelhança, por isso o uso do plural. Ora, ele pode usar o plural para falar de si, afinal ele é o tudo e o nada… Homem e Mulher ele o fez!

    1. Tiago.2,19;tu,crê que há um só Deus;fazes bem.

      os demônios o creem estremem.

  9. Onde se vê a trinidade com clareza e derruba a tese unicista ainda no velho testamento está em isaías cap 6 :8,9 ,Onde os unicista dizem que Isaías viu o Pai, o apóstolo joão diz que ele viu Jesus joão cap 12:39,41 já o apóstolo Paulo diz que Isaías viu o Espirito Santo.

  10. Pq a história da arca de noé é tão semelhante à lenda mitológica grega sobre o mesmo tema, escrita muito antes da Bíblia? Nela, o deus enki estava insatisfeito com a criação, e reuniu-se com outros deuses e decidiram fazer um dilúvio. A mesma história, só mudam os nomes e a qtd de deuses

    1. Roberta, a história de Noé em Genesis é mais antiga do que a Grega, logo eles fizeram uma versão própria helênica. Assim também, os “300 de Gideão” (vitoriosos em Deus) os gregos fizeram uma estratégia militar similar (300 esparta) porém como eram politeístas perderam a batalha.

    2. Roberta não foi ENKI quem quis destruir a raça criada por ele e sim ENLIL, seu irmão que mais tarde veio a combater o clã de ENKI na figura de Deus dos hebreus, destruindo o Egito.

  11. pessoal eu gostaria de saber o SALMOS 110:1  seria o prprio DEUS falar pra si proprio? e jesus quando estava pra morer disse pai lhes perdoa(seria ele mesmo a pedir pra se proprio k perdoasse os que lhe metavam?)por isso eu digo JESUS ‘e o filho de DEUS e nao o prorio DEUS.

    1. Vc está certo Gabriel, Jesus filho não é o mesmo Deus

  12. Na minha percepção:
    Deus estando no trono, Ele comanda um exercito que tem a sua imagem e semelhança
    E porque queria alguém para adora-lo na terra teve que reunir-os e informar-los…

  13. Estou quase acreditando nos livros dos Sumérios que tratam da criação da humanidade, vindos do planeta Nibiru e fomos criados por eles. 

  14. howw!!!. sinistro é quem escreveu essa historia”Biblia” que estamos vivendo…!?

  15. Quanta bobagem. Se realmente alguém falou algo assim é óbvio que não foi nenhum deus, e sim qualquer outros seres que manipularam toda a genética humana.

  16. (1)Deus Pai. (2)Jesus Filho.(3) Espírito Santo.Jesus existe desde da fundação do mundo.

    1. 1 Deus 2 Jesus 3 Espírito Santo podemos comprovar que o espirito santo existia porque ta escrito que o espirito de Deus andava sobre a face do abismo. Ja Jesus podemos comprovar pelo fato que deus falou Haja luz mas isso nao tem aver com o sol e a lua pois mais para frente esta
      escrito isso.

  17. Acredito Que Jesus estava com o pai.Quando falou façamos o homem nossa imagem.E semelhança.

    1. Na criação do Homem e da mulher
      tava trêz personagem (Elohim Deus Pai, sua Esposa nossa Mãe Deusa do qual fez a mulher a sua imagem, e nosso imão Jeová que é Jesus cristo que se fez carne e nasceu entre nós.

    2. Acho que vocês estão lendo a biblia de cabeça pra baixo, fala serio querendo deturbar o que já foi escrito por DEUS. Vamos estudar a bíblia um pouco mais, onde que existe uma trindade na criação? Essa doutrina é diabolica só ganhou força nos concilio de niceia e constantinopla.

    3. esta certo somos tambem a imagem de cristo deus falou com jesus nesse texto

  18. GÊNESIS 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    Deus usa o plural porque? É porque ele é um Homem e todo homem tem uma mulher que é sua esposa
    Ele fez o homem de sua imagem e a mulher da imagem de sua esposa (Deusa).

  19. A bíblia é a palavra de Deus, isto nenhuma pessoa em sã consciencia duvidará e jamais existiu ou existirá algun erro, existe sim erros de interpretação, mais as informações referente a Gen. 1;26 me convenceu, buscaremos no Senhora verdadeira interpretação.

    1. digo nenhuma me convenceram, buscaremos no Senhor a verdadeira interpretação. sei que Ele nos dará se for da sua vontade.

    2. digo nenhuma me convenceram, buscaremos no Senhor a verdadeira interpretação. sei que Ele nos dará se for da sua vontade.
      Voce que não sabe o que está dizendo, ou fala só pra não ficar calado, cuidado com Deus não se brinca!..

  20. Querer introduzir a trindade dentro da bíblia é ir contra o que DEUS sempre ensinou a existencia de unico DEUS. Vamos estudar a bíblia um pouco mais.

  21. NO ANTIGO TESTAMENTO DEUS SE REVELAVA ATRAVÉS DE SINAIS FÍSICOS, GRANDES MILAGRES; NO NOVO TESTAMENTO DEUS SE REVELOU DE FORMA HUMANA POR MEIO DE JESUS; DEPOIS QUE DEUS DEIXOU SUA FORMA HUMANA MANIFESTA-SE NESSA DISPENSAÇÃO EM ESPÍRITO, NINGUÉM PODE NEGAR ISSO

  22. Jesus estava lá sim,pois tem um versículo que diz que tudo foi feito por ele,para ele e por ele.E nada do que se fez não viria a Existência se não fosse por ele.

  23. No antigo testamento interlinear hebraico
    Diz:
    Com imagem dele DEUS criou o humano

  24. Por que na passagem: “sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”, aparece que Deus disse a palavra [réptil] no antigo testamento se a palavra nem existia naquela época do antigo testamento?

  25. se foi erro de tradução alguém me diz com quem Jesus falava quando disse .Pai perdoa-os pois eles não sabem oque fazem .obs: e DEUS se fez carne e abitou entre nós.

  26. Pois afirmo vós pelo o Espírito Santo de Deus pois o que João falou respeito do Omega e Aalfa
    Do princípio ao fim
    Vós tragos sente selos atados
    A palavra foi Deus falava com lucefer o anjo caído e eu vos provo como testemunha eu vi tudo dentro da palavra acreditem pôr favor

    1. Interessante!!

  27. NÃO PODEMOS SER CEGO MESMO NO CONHECIMENTO DAS COISAS SAGRADAS , AI NAS RESPOSTAS CADA UM ENROLOU OU COLOCOU SEU CONCEITO , EU TENHO UM CONCEITO COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS COMENTARIOS ACIMA , EU NÃO ACREDITO EM DEUS MAS CERTEZA QUE ELE EXITE .

  28. Quanta ignorancia afs

Comentários 1 - 43 de 43Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement