Esqueceu a senha?

Por que a IURD?

por Pr. João Flávio Martinez - sáb set 08, 3:07 pm

“Em muitas de nossas reuniões, efetivamente, vemos um quadro assombroso; uma verdadeira amostra do inferno. Se alguém chegar à igreja no momento em que as pessoas estão sendo libertas, poderá até pensar que está em um centro de macumba, e parece mesmo.” (Bispo Edir Macedo no seu livro “Orixás, Caboclos e Guias” Pg. 108, Ed. 2001)

“A Igreja Universal do Reino de Deus é uma mistura de Protestantismo, Catolicismo e Religiões Afro-Brasileiras” – (Pr. Ed Renê Kivitz – Pastor Batista)

“A IURD virou um centro de Macumba evangélico” – (Pr. João Flávio Martinez – presidente do CACP)

Neste estudo não estou querendo arvorar o papel de juiz, mas apenas denunciar, na esfera teológica, os equívocos e os abusos cometidos pela Igreja Universal do Reino de Deus – IURD (Lv. 5; I Co 2.15). Isso é pelo fato de entendermos que a referida denominação, lamentavelmente, saiu da contextualização de “Movimento Contraditório” e passou a condição de seita pseudocrístão.

O CACP classificava a IURD como movimento contraditório devido à confissão de fé da denominação que, apesar das práticas heterodoxas, era semelhante as demais confissões evangélicas. Acontece que a IURD incorporou em suas práticas ritos católicos como; novenas, ramos, água benta, procissão… E também ritos das religiões afro-brasileiras, como; fita, rosa ungida, peixe orado, sabonete do descarrego, espada de S. Jorge, enxofre, sal grosso, desmanche de trabalhos, invocação de espíritos da umbanda e candomblé (exu, pomba-gira, caboclo, guias, tranca-rua e outros)… Enfim, realmente a IURD é um sincretismo místico da cultura brasileira – é uma igreja 100% mande in Brazil! Pra piorar esse marasmo sincrético, a IURD conseguiu superar todos os movimentos heterodoxos incorporados, ou seja, ela ficou mais estereotipada do que as facções que ela aderiu. Afinal de contas, nenhum desses movimentos incorporados à ela defende a Liberalização do Aborto. Podemos arrazoar com certeza que a IURD é muito mais corrompida teologicamente do que a Macumba e o Catolicismo.

Quanto mostro a problemática em que se envolveu a IURD, alguns resolvem sair na sua defesa alegando o exponencial crescimento, tentando assim colocá-la como uma Igreja de Deus. O meu questionamento a essas pessoas giraria em torno das evidências e estatísticas. Será que toda a denominação religiosa que cresce é cristológica ou de acordo com a Bíblia? E o que dizer dos centros espíritas, eles são ajustados com a teologia Protestante? – E por que crescem tanto? E o Kardecismo, que tem se alastrado pelo mundo afora, é um movimento evangélico? E o que dizer do crescimento das religiões orientais como; islamismo, budismo e hinduísmo?

Podemos concluir que o conselho de Gamaliel estava equivocado neste aspecto (Cf. At. 5), pois nem tudo que cresce pode ser definido como sendo um movimento evangélico bíblico.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. KARDEC E um erro seu dizer que este site e fraco no conteudo que nao tem argumentos, dizer que eles pregam a violencia e que servem a satanás. O argumento mais sem noção e que faz apologia a violencia é o seu.vc e quem faz argumentos baixos pobres de conteudo se vc deseja que o dono do site va pro inferno e seja queimado eu desejo o contrario pra vc fique na paz.

  2. O problema de muitos é não saber se por o mesmo poder que um tem o outro pode também apresentar mas se encostam esperando que algo chegue a sua mão sem nenhum esforço fé sem esforço não nada mais que sentimento no caso de alguns ao ver algo grandioso causa a revolta e fraqueza fracos na fé

  3. a graça de Deus é multiforme , isto significa que Deus usa quem ele quer da meneira q ele quer e é isso mesmo q ele está fazendo com iurd, ganhando vidas para o seu reino. Mas se al alguem não tem unção fica com inveja quando Deus usa um ministerio q não é o seu

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement