Esqueceu a senha?

Por que alguns servos do Senhor tiveram seus nomes mudados?

por Artigo compilado - sex set 14, 8:49 pm

A alguns notáveis servos de Deus que tiveram seus nomes mudados: Abrão, Sarai e Jacó. Respectivamente, depois da troca, passaram a se chamar: Abraão, Sara e Israel. Qual a importância da troca de seus nomes? Será que sofreram alguma mudança em sua personalidade ao receberem outro nome?

Antes de considerarmos essas questões, devemos primeiro entender a relação entre Deus e sua iniciativa de trocar o nome de alguém. O Senhor Deus não tem apenas o poder de mudar nomes, mas também de atribuir novo nome a quem desejar. Ele escolheu o nome do primeiro homem, Adão, nomeou João Batista e, finalmente, designou o nome de seu Filho, Jesus. Também delegou a outros a autoridade para atribuir nomes. Como exemplo, temos Adão, que teve o trabalho de atribuir nomes aos animais (Gn 2.19-20). Coube a ele, ainda, escolher o nome de sua esposa, Eva, e de seus filhos. Eva, depois, também cumpriu essa “missão” de escolher nomes.

Os nomes podem ter diversos significados. Algumas vezes, servem para identificar uma pessoa, suas qualidades ou condição de vida. Mas também podem significar a situação político-social da época. Foi o que ocorreu com a mulher de Finéias, que chamou seu filho de Icabô: “E chamou ao menino Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada e por causa de seu sogro e de seu marido” (Veja 1Sm 4.19-22).

O nome pode influenciar a vida de uma pessoa? Não! As pessoas citadas acima não foram mudadas em nenhum sentido ao receberem novos nomes. As trocas ocorreram devido às circunstâncias de suas vidas. Antes de trocar o nome de Abrão e de Sarai, o Senhor havia primeiro mudado a situação em que se encontravam. Muitos asiáticos adicionam outro nome ao de sua família e, nessas culturas, esse novo nome é apenas um pseudônimo.

Embora não haja nenhum poder místico sobre o nome de uma pessoa, os cristãos devem ser sábios ao escolher o nome de seus filhos. Ainda que o nome não seja bíblico, devemos ter o cuidado de não torná-lo tão exótico a ponto de causar constrangimento. O equilíbrio e o bom senso devem nortear cada decisão cristã.


Fonte: Revista DF



Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

10 Comentários

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Não respondeu a pergunta.. Pq Deus mudou os nomes ? 
    Pq Deus mudou o nome de Saulo de Tarso para Paulo ?

    1. Deus não mudou o nome de Saulo para Paulo!
      conforme nos afirma o texto de atos 13:9.
      Todas as alterações de nome ou outros nomes que é dado aos servos do Senhor possui um sentido profético que é melhor de ser estudado individualmente.

    2. Além de não responder nada. Complicou mais ainda botando asiáticos na questão kkkk ridículo.

  2. Os nomes foram mudados de acordo com a nova vida que receberam no Espírito de Cristo sendo no VT ou no NT.  Exemplo : “Jacó” (trapaçeiro) para “Israel” (campeão de Deus).
    não necessariamente precisa mudar de nome, mas somente alguns o foram por um fim especifico ou profetico.

  3. pq tem assuntos políticos nesse site? pq tava escrito na Biblia que Dilma seria expulsa? nao faz o minimo sentido um site religioso ter esse tipo de coisa. nao precisamos mais que a Igreja seja a da Idade Média. leia Um Sabado Qualquer.
    pq o anuncio de um livro “diga nao ao espiritismo”?

    1. Sr. Felipe,
      estamos em país republicano regime democrático, onde o direito de polemizar um assunto é licito desde que não atrapalhe o culto de outrem vide a Constituição Br. Se crente não comenta politica dizem “alienado”, mas se ele comenta diz “politiqueiro” Deixe de ser obtuso.

    2. o sr. Felipe disse ” … não precisamos mais que a igreja seja a da idade média ” ???

      Felipe, fale por si só, mas o protesto através de Martinho Lutero vai permanecer sim no espírito protestante enquanto houver ICAR tentando impor-se.

    3. O sr. Felipe disse “pq o anuncio de um livro “diga nao ao espiritismo”?”

      devolvo a sua pergunta “por que sim ao espiritismo?”
      o Espiritismo não tem base e nenhum fundamento das Escrituras Hebraicas e Cristãs.
      portanto, o protestante diz “não ao espiritismo”.

  4. Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, é porque está dando a essa pessoa uma missão. Para o judeu, o nome da pessoa tinha algo a ver com a sua identidade e missão.

  5. fraco de mais este argumento
    portanto, um estudo antigo do significado dos números, calculados com base em uma data, nome ou em ambos, simultaneamente. Através da tabela abaixo, utilizando o valor numérico correspondente a cada letra, você poderá interpretar o significado do seu nome.

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement