Esqueceu a senha?

Por que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho?

por Artigo compilado - sex set 14, 8:52 pm

GÊNESIS 22:2 – Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.

Por que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho, tendo o próprio Deus condenado o sacrifício humano em Levítico 18 e 20?

PROBLEMA: Tanto em Levítico 18:21 como em 20:2, Deus especificamente condenou o sacrifício humano, ao ordenar a Israel: “E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque” (Lv 18:21); e “Qualquer dos filhos de Israel… que der de seus filhos a Moloque, será morto; o povo da terra o apedrejará” (Lv 20:2). Contudo, em Gênesis 22:2, Deus ordenou a Abraão: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”. Isso parece estar em total contradição com o seu mandamento para não oferecer sacrifícios humanos.

SOLUÇÃO:
 Primeiro, Deus não estava interessado em que Abraão viesse de fato a matar o seu filho, nem era esse o seu plano. O fato de o anjo do Senhor ter impedido que Abraão matasse Isaque (22:12) revela isso. O propósito de Deus foi provar a fé de Abraão, com o pedido de que entregasse completamente aquele seu único filho a Deus. O anjo do Senhor declarou que era a disposição de Abraão de entregar o seu filho, e não o ato de realmente matá-lo que satisfez as expectativas de Deus com respeito a Abraão. Deus disse explicitamente: “Não estendas a mão sobre o rapaz… pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho” (Gn 22:12).

Segundo, as proibições tanto em Levítico 18:21 como em 20:2 eram especificamente contra o oferecimento de um filho ao deus pagão chamado Moloque. Portanto não é uma contradição Deus ter proibido oferendas de vidas a Moloque e ter solicitado a Abraão que oferecesse o seu filho a si, ao único e verdadeiro Deus. É claro, oferecer um filho em sacrifício ao Senhor não é o mesmo que oferecê-lo a Moloque, já que o Senhor não é Moloque. Apenas Deus é soberano sobre toda vida (Dt 32:39; Jó 1:21), e portanto somente ele tem o direito de pedir a vida de alguém. Com efeito, é Deus que determina o dia da morte de cada um (SI 90:10; Hb 9:27).

Terceiro, Abraão confiou no amor e no poder de Deus de tal maneira que voluntariamente obedeceu, crendo que o Senhor ressuscitaria Isaque dentre os mortos (Hb 11:17-19). Isto está implícito no fato de que, embora Abraão pretendesse matar Isaque, ele disse aos seus servos: “eu e o rapaz [nós] iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós” (Gn 22:5).

Finalizando, não é moralmente errado para Deus pedir que sacrifiquemos um filho a ele. Deus mesmo ofereceu o seu Filho no Calvário (Jo 3:16). De fato, até mesmo o governo de um país muitas vezes pede ao povo que sacrifique seus filhos pelo país. Certamente Deus tem um direito bem maior para requerer isso.

Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia; Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

10 Comentários

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Mas se Deus é Onisciente, ele já sabia que Abraão o obedeceria. Certo? Por que um Deus onisciente precisa testar um ser humano? Com sua onisciência ele já deveria saber que Abraão o temia e tinha fé. Não seria necessário fazer nenhum teste.

    1. Deus não precisava ver a atitude de Abraão para saber que Abraão obedeceria e tinha fé. Mas Abraão precisava que isso acontecesse para crescer, para rever suas prioridades, para aumentar sua Fé.

    2.  Além disso, esse ocorrido tem um propósito maior, é uma profecia de Deus sacrificando Jesus p nós

    3. Se Deus não pedisse Isaque como uma atitude de amor e temor,vc nao conheceria essa história magnífica e entenderia que como Abraão vc precisa provar que seu amor é verdadeiro.Deus provou seu amor nos entregando Jesus.
      Deus sabia, Abraão soube depois, Deus sabe d vc, você sabe?Então prove.

    4. estudo abençoado gloria a Deus

  2. Olá Marcelo. Na verdade não era Deus que precisava saber quem era Abraão mas Abraão que precisava conhecer de verdade ao Deus a quem ele era fiel. Outra lição que vejo é que Deus queria mostrar a Abraão, a mim e a você qual era o plano da salvação através do sentimento.

  3. Como Deus se sentiria ao entregar seu único filho em favor de nós. Através de Abrão entendemos um pouco como Deus se sentiu vendo Jesus sendo morto por causa de nós. No fim mostrou que Isaque foi salvo pelo cordeiro. Porque salvação só existe através do cordeiro.

    1. Creio que era isso mesmo que Deus queria passar para nós. 

  4. Graças a paz do Senhor

  5. gracas a deus

Comentários 1 - 10 de 10Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement