Esqueceu a senha?

Por que Deus permitiu que Abraão prosperasse, mesmo tendo ele mentido?

por cacp - sex set 14, 8:53 pm

GÊNESIS 12.10-20; 20.1-18

PROBLEMA: A Bíblia nos exorta a não mentir (Êx 20.16); porém, mesmo depois de Abraão ter mentido com respeito a Sara, ele enriqueceu.

SOLUÇÃO:
 Primeiro, o enriquecimento de Abraão não deve ser visto como uma recompensa divina pela sua mentira. Podemos facilmente entender por que Faraó lhe deu presentes. Faraó pode ter se sentido obrigado a recompensá-lo pelo mau constrangimento que a sua corrupta sociedade impunha aos estrangeiros que visitavam o país.

Além disso, Faraó deve ter sentido que deveria recompensá-lo por ter levado a mulher dele até o palácio, mesmo sem saber da sua real condição. É que o adultério era estritamente proibido pela religião egípcia.

Ainda, Abraão pagou pelo seu pecado. Os anos de transtornos que se seguiram na vida de Abraão podem ter sido uma conseqüência direta de sua falta de fé no poder protetor de Deus.

Finalmente, embora alguns sejam reconhecidos como homens de Deus, eles são falíveis e responsáveis pelo seu próprio pecado (por exemplo, Davi e Bate-Seba – 2 Sm 12). Deus os abençoou apesar dos pecados deles, e não por causa dos seus pecados.

Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Com todo respeito, mas Abraão não mentiu. Vejamos Gênesis 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher.”
    Eles eram meio-irmãos, portanto eles falaram a verdade ao dizerem que eram irmãos.
    Douglas Zanotto

    1. concordo em partes com vc , mas a questão é que Sara, era sua mulher independente
      de ser meio irmã, se vc ler o texto Deus adverte O rei Abimeleque em sonhos de noite e disse: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste, por que ela está casada com marido.ele mentiu com medo de morrer

  2. Douglas Zanotto, este pensamento é errôneo, pois se perguntaram a Abraão quem era Sara e ele responde minha irmã sendo ela ja sua mulher ele diz uma meia verdade. Como não existe meia verdade logo ele menti para se safar da morte.

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement