Esqueceu a senha?

Por que Deus quis matar Moisés na estalagem?

por Artigo compilado - dom jan 05, 4:03 pm

exodos

ÊXODO 4.24 – Com quem Deus se encontrou na estalagem, e por que quis matar essa pessoa?

PROBLEMA: Êxodo 4.24 afirma: “Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o Senhor, e o quis matar”. Este versículo deixa claro que Moisés é quem estava ali, naquela estalagem. Mas por que Deus quis matá-lo, já que ele o havia chamado para liderar a saída do povo do Egito?

SOLUÇÃO: Primeiro, é claro que Moisés tinha sido escolhido pelo Senhor a fim de ser o instrumento para libertar o povo de Israel da escravidão egípcia e do poder de Faraó. Mas, por fazer parte do povo da aliança de Deus, Moisés era obrigado a circuncidar seus filhos no oitavo dia. Por uma razão ou outra, Moisés não tinha realizado o rito da circuncisão no seu filho, que também fazia parte do povo da aliança do Senhor. Não era possível Deus permitir que o libertador por ele escolhido a fim de representá-lo para o povo de Israel não cumprisse os termos da aliança. Aparentemente, Deus tomou essa drástica medida para fazer com que Moisés lhe obedecesse, sabendo que Moisés por si não se dispunha a ir contra os desejos de sua mulher Zípora. Ela fez então a circuncisão, talvez porque Moisés estivesse impossibilitado, devido a uma enfermidade que o Senhor tinha trazido sobre ele. Assim que a circuncisão foi feita, o Senhor não mais procurou matar Moisés.

Segundo, é óbvio que o Senhor poderia ter matado Moisés de repente, se esse fosse o seu intento nesse caso. Deus certamente possuía o poder para fazer isso de imediato. O que aconteceu indica claramente que o propósito de Deus era fazer com que Moisés cumprisse os seus deveres. Deus obviamente não queria matá-lo. O que pretendia era que Moisés obedecesse a sua lei e tivesse total compromisso com ela, já que ele era aquele que estava para se tornar o grande instrumento de Deus, por meio de quem o Senhor iria dar a sua lei.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Bons artigos se ver por aqui; o CACP está de parabéns!

  2. No texto acima o autor afirma: “Deus obviamente não queria matá-lo.”.
    Então, por qual motivo em Exodo 4:42 usa-se a locução verbal “quis matar”.
    Penso ser desnecessário explanar aqui o significado dos verbos querer e matar.

    1. Gostaria que algum cristão que tenha lido a bíblia completa me explicasse como se deve separar os textos que se devem ler de forma literal e direta dos textos que devem ser interpretados de forma abstrata e metafórica.

    2. Para saber oq deve procurar na biblia, antes deve ler inteira.Eh comum usarem p ataque. prefiro apenas para defesa. Mas eh muito conteudo. leia marcando. uso apenas caneta e um cartao do chip de celular. Sublinhe ou use barras laterais 1, 2, ou 3 ou # * + ou Letra tipo D, J. (nao sou cristao) – rs

  3. Vc ja ouviu falarem de hermeneutica e exege. Mas eu digo: “interprete de dentro para fora” – ao ler um versiculo, interprete primeiro a PALAVRA, depois o PARAGRAFO, o Versículo, o texto do tema (titulo), dpois se pergunte: QUEM,QNDO,COMO,OND,PQ,?, ate chegar na CAPA.Começe do inicio.

  4. Caramba que resposta boa. Amei esclareceu tudinho.

  5. O cacp e dez.? Graças a Deus.

  6. Este estudo foi muitoútilpara mim é bem explicando

  7. Vi na King James que o assassinado seria Gérson e não Moisés.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário