Esqueceu a senha?

Por que não usamos o ósculo em nossas saudações?

por Artigo compilado - qua jun 12, 6:33 pm

O ósculo santo, como o chama Paulo, ou ósculo de caridade, como o denominou posteriormente Pedro; era uma saudação de trato ou hábito puramente social, que teve lugar entre os irmãos componentes de algumas igrejas nos dias apostólicos, mas sem finalidade religiosa, sem que se consti­tuísse doutrina nem meio de santificação, pois quem santifica a Igreja é Jesus, pelo Espírito Santo.

Sendo o ósculo, apenas, uma forma de trato social, passou com o tempo e ficou sujeito a mudanças como mudam os costu­mes regionais, que ora são abolidos, ora transformados, ora substituídos. Os hábi­tos morais são os que mais se arraigam à sociedade, e, mesmo assim, sofrem trans­formações ou são esquecidos.

Destarte, reiterando o que foi dito algures, o ósculo, como todos os costumes so­ciais era periódico, sujeito a mutações com o passar do tempo. Assim aconteceu, e dizemos que caiu em desuso.

Também se deve levar em conta o sen­tido higiênico, pois o beijo pode até transmitir doenças. Devemos também conside­rar o desenvolvimento da maldade do cora­ção humano. Ademais, “A paz do Senhor” quando dada com sinceridade, traduz todo o amor e apreço cristão.

Extraído do livro “A Bíblia Responde” – Editora CPAD


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

13 Comentários

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O osculo é um costume do oriente médio, S.Paulo recomendou o osculo santo em alegria fraternal e amor agape. Hoje é praticamente impossivel isso de tanta controvérsia e falsidade.
    Tem uma igreja aqui no Brasil, a mesma doutrina o osculo arbitrariamente : irmão com irmão e irmã com irmã … então não é “santo” porque faz com diferenciação, não foi assim que S.Paulo ensinou.
    Tem um ou outra cousa no evangelho que não dá para levar ao pé da letra, Maria Madalena chorou e beijou nos pés de Jesus, então agora por causa disso alguém vai beijar os pés um do outro agora?
    Outra situação : naquele tempo banho por corpo inteiro não era todos os dias, durante a semana somente lavavam somente os pés, ninguém vai fazer isso hoje né ?!
    Osculo Santo não caiu em desuso foi recomendadissimo por S.Paulo, infelizmente hoje as pessoas são muito sensuais então evita-se.

  2. Inclusive em países do ocidente como o Brasil,pois um homem não vai beijar outro homem porque não pegaria bem

    1. Isso nao tem sentindo saudo meus amigos com osculo santo mesmo publicamente,  nao me preocupo com que vao pensar e sim o que a biblia nos ensina Obedecer!!!!! E outra oque de CRISTO não cai no esquecimento,  e portanto a igreja de CRISTO sauda com santo osculo nao mi importa o q o mundo pensa

    2. Lopez, talvez você seja da congregação cristão brasil ? por que só beija entre generos e não beija uma irmã ? se não faz, porque seu osculo não é santo mas carnal. Na Biblia diz que certa mulher lavou e beijou os pés de Jesus, porque voce então também não beija o pé dos irmãos? 

    3. Lopez, sim obedecer a Palavra, mas deve-se também ter o bom senso de verificar o contexto, boa interpretação de textos, e visão histórica das cousas. João Batista era depois de Jesus, o melhor homem de Deus, mas ele comia gafanhotos … por que então voce não come gafanhotos ? 

  3. A saudação com ósculo santo é ordenação de Deus. Em Lc 16,17 Jesus, também, afirma que nenhum til da lei deverá cair, ou seja, o valor da lei de Deus não deve ser desconsiderado, e sim ser reconhecido através do seu seguimento.

    1. Se foce pra praticar alei teria q praticar tado a lei de Moises,agora pegar um custime social e trazer pra nossa regiao ocidental de custimes distintos dele.é fazer pouco caso do contexto biblico uma graseira interpretação porq nao diser uma inguinorança total.

    2. ok!por que defender tanto o óculo santo e troperçar no quarto mandamento?afinal quem vale mais o ósculo santo ou os dez mandamento?

  4. O ósculo santo, não é doutrina paulina, nem usos e costumes, como alguns dizem. É doutrina bíblica para a igreja neotestamentária, enfáticamente citada em Romanos, 16:16- I Cor. 16:20 – 
    I Tess.5:26 e I Pedro, 5:14. O ósculo santo, é praticado no dorso da mão de quem saudamos.
    .

  5. Eron diz “…O ósculo santo, é praticado no dorso da mão de quem saudamos.” Pergunto : aonde está escrito isso na Bíblia ? isso é um costume do clero romanista. Quem disse que temos que imitar todas as histórias biblicas ? João Batista comia gafanhotos, você alimenta-se disso ?

  6. a paz do senhor jesus

    creio que tambem não seje errado a saudação com o ósculo 
    ,MAS não vejo como MANDAMENTO DE CRISTO,mas sim uma opção de saudação …

  7. ASSIM COMO DAR UM ABRAÇO EM CRISTO, UM APERTO DE MÃO EM CRISTO , UMA INCLINAÇÃO COM A CABEÇA EM CRISTO EM QUALQUER LUGAR,EM QUALQUER SITUAÇÃO DEPENDENDO SE FOR HOMEM MULHER,MACHO OU FEMEA

  8. a palavra de Deus que pode passar tempos e tempos e não se tirará um j ou til da palavra e Cristo mesmo disse saudai vos uns aos outros com ósculo santo e na questão da higiene não precisa encostar os lábios e só bochecha com bochecha não tem essa de os tempos mudam a palavra tmbm muda

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement