Esqueceu a senha?

Por que os Adolescentes se tornam presas fáceis de seitas?

por Artigo compilado - qua set 12, 1:47 pm

  • Comentários desativados em Por que os Adolescentes se tornam presas fáceis de seitas?
  • 2256 views
  • Print

O que marca profundamente a religiosidade do adolescente nesta fase é o desenvolvimento do seu pensamento e da sua inteligência, a crise de independência, a descoberta da intimidade pessoal, o despertar da amizade, a culpabilidade unida aos impulsos sexuais… E junto com estes elementos, o adolescente está profundamente dependente da sua emotividade (no que se refere à sensibilidade) e da afetividade (no que se refere à inclinação para o outro).

Para o adolescente tudo o que vem do meio é submetido a uma reflexão crítica para fazer sua própria aquisição pessoal. Isto acontece também com a fé, não podemos dizer que se dá uma perda da fé, é apenas uma perda da segurança e das formas exteriores da fé.

É nesta linha que, recusando a religião oficial, (sobretudo quando foi e continua a ser marcado/a por uma autoridade paterno/materna que lhe bloqueia e nega o direito da escolha), e baseado em motivações pessoais, faz a sua própria religião pessoal, personalizada, marcada pela interioridade e por certo misticismo, devido à sensação dum vazio afetivo que suporta e, para eliminá-lo, busca em Deus a força e a segurança. Para ele Deus está em relação com o seu “eu” individual, comprometido individualmente com ele, pode amá-lo e ajudá-lo nas dificuldade de relacionamento social e afetivo, sem nunca falhar. Deus é, ou deve ser o vencedor dos combates contra as tentações, especialmente de impureza.

Segundo Pulaski, interpretando Piaget, “a criança não tem a capacidade de analisar seu próprio pensamento, nem se ocupa muito das pessoas fora do seu círculo familiar. O adolescente, porém, pode pensar além do presente e do familiar, construindo ideologias políticas ou sistemas filosóficos. É um sonhador de sonhos, um sanador de falhas, um defensor dos direitos civis e da liberdade política. Tende a sentir apenas desprezo em relação à sociedade que o produziu e, ocasionalmente, seus planos têm laivos de megalomania. Pode atribuir-se um papel essencial na salvação da humanidade, ou participar de movimentos radicais como fazem alguns estudantes a cada geração”.

Devido ao que foi explicado, podemos ver em nossas igrejas, um grande número de adolescentes, que se tornam presas fáceis de heresias e seitas, que se dizendo evangélicas, vão em busca daqueles que idealizam uma fé estóica que o ajude a vencer todos os obstáculos que se apresentam diante deles. As seitas sabem desta característica do adolescente, que está em busca de um herói com quem se identifique na falta de um pai que seja presente e atuante em sua vida. Entre as similaridades apresentadas pelos super-heróis, estão os elementos cruciais do gênero: a identidade secreta, a busca por justiça, a tragédia familiar como parte da motivação e a capacidade sobre-humana ou, o limite máximo da condição humana, que definem a concretização dos desejos de serem algo mais, de realizar o impossível e enfrentar qualquer problema, por mais ameaçador que seja. Daí a admiração dos adolescentes por desenhos e filmes japoneses, com heróis imbatíveis, que combatem com monstros poderosos, ou com outro semelhante a ele em força e poder. Heróis que lutam, voam e realizam seu sonho de salvar a humanidade dos poderes malignos.

Porque estou falando disto tudo? Você que lê este artigo deve estar se perguntando. Vou explicar. Existe um grupo de jovens, que estão cooptando nossas crianças pela Internet, principalmente pelo MSN, atraindo-os com os lances dos heróis japoneses dos “animes” como eles dizem, e pregando um evangelho apocalíptico, apresentando um Deus iracundo e destruidor e colocando-se como aqueles que detêm o poder de ouvir a voz de um Deus que fala com eles abominando a igreja, as “deno” (denominações), a família, os pastores e qualquer outro tipo de autoridade a não ser a deles. Pinçam os textos da bíblia, sem conhecer-lhes o contexto histórico e cultural da época em que foi escrito e com eles formam uma doutrina absurda, incutindo na cabeça das crianças, que as denominações (deno) estão todas erradas, eles a chamam de sistema e a missão principal deles, é combater e destruir o sistema.

Quando perguntamos por que não iam para a porta de um baile “funk” ou pagode evangelizar os perdidos que ali estão, eles respondem que vão às igrejas em busca dos “escolhidos”, aqueles que como João Batista estão preparando o caminho para a volta do Senhor. Isto é bem típico de seitas heréticas, que no jargão teológico, vêm “pescar no aquário”, pois é mais fácil convencer um adolescente neo-convertido, do que um incrédulo, a aceitar suas pregações megalômanas e anarquistas.

Quando no MSN cita-se para eles um versículo ou texto que não está no contexto deles, imediatamente mudam de assunto e começam a bombardear o outro com vários textos e citações que já estão enraizadas em suas mentes.

A metodologia que utilizam, é a lavagem cerebral, com citações repetidas até a exaustão, para que o neo-convertido fique atrapalhado. Utilizam-se também de técnicas e terminologias da série do filme Matrix, o que me fez pesquisar na internet alguma coisa sobre estes filmes e achei um site muito interessante, que além de analisar a série, mostra algumas técnicas de informática que percebi são utilizadas por eles na forma como abordam e atuam com os “escolhidos”.

O site é: NPPI – Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática – PUC – SP – e diz o seguinte:

“Termos Técnicos da Informática”.

Agentes – Os policiais que zelam pela ordem da Matrix, sempre de ternos pretos, e conectados a ela. Em Informática, Agente é um sistema de Inteligência Artificial, um robô programado para reconhecer determinadas ações do usuário e responder a elas.

Backdoor (Porta dos fundos) – O cenário onde existem diversas portas na Matrix. Geralmente são entradas não convencionais que os hackers descobrem ou criam para dominar o sistema sem ter os privilégios necessários.

Bug – (Falha, defeito) – Em informática indica erro no sistema.

DDoS – Distribuited Denial of Service (Ataque distribuído) – São ataques coordenados, onde várias solicitações são feitas ao mesmo tempo para que um servidor “não agüente” tantas solicitações e “trave”. Esse tipo de ataque já tirou do ar sites como Yahoo e eBay.

Exploit – Programa que explora erros no sistema, para tomar o controle do mesmo.
Invasão – Tomar controle de um sistema sem ser autorizado.

Mainframe – Lugar onde está o Arquiteto da Matrix: computador central, onde são armazenadas todas as informações principais.

Nmap – Programa utilizado para listar as vulnerabilidades de um sistema (portscan).

Oracle – (Oráculo) – A misteriosa senhora negra, detentora dos saberes sobre o destino da Matrix e dos personagens: Oracle é o banco de dados, no mundo da informática é considerado como sendo o melhor banco de dados.

Portscan – Programa que procura as possíveis vulnerabilidades de um sistema.

Agora me digam, se é coincidência. O Sistema é a Igreja ou denominação (deno) segundo eles. A técnica utilizada para convencer (lavagem cerebral) é o DDOS, eles vão lançando uma série de informações e solicitações aos meninos, utilizando textos bíblicos tirados do seu contexto, até que “trave”. O líder deles aqui no Rio, denomina-se “oráculo retalhador” ele é quem utiliza as técnicas descritas acima. Em seu site do spaces, ele afirma que sua função é a destruição do sistema. Vide abaixo:

Orácu lo Retalhador

Ocupação:
Destruição do Sistema

Local:
Reino de Deus

Interesses:
Por os inimigos de meu Pai debaixo dos pés!

Este servo veio dar testemunho da Verdade. Liberar a ira celestial do Criador, sobre a impiedade e injustiça dos homens que detém a Verdade em injustiça!!!

Quem pela Espada vive pela Espada morrerá!… Citação favorita.

Oráculo retalhador2

Link Permanente

http://casadeprofetas.spaces.msn.com/blog/cns!59204CDB55A35DC1!231.entry


“É UM PRAZER INEVITÁVEL? OU SIMPLESMENTE É? 

Um grupo de jovens estão se levantando todos os dias, eles parecem estranhos. Eles não são normais, pois andam na CONTRAMÃO dos outros jovens pelo mundo, eles não compartilham das mesmas coisas, mesmo modismos dos outros jovens normais. Eles, talvez nem fossem tão amigos se fosse em alguma situação normal, mas eles se unem por um PROPÓSITO EM COMUM a todos. Todos esses jovens se vêm na mesma história, não agüentavam mais ter uma vida DE ACORDO COM O SISTEMA, achavam que tinha alguma coisa errada, mas não sabiam o que fazer.

E foi isso que os uniu, engraçado é que eles exortam uns aos outros, mas ao mesmo tempo não se magoam por ter que admitir o erro. Lutam contra o ORGULHO e se EXAMINAL para que possam chegar ao Arrependimento e aprender com todo tipo de situação a que são expostos. Mas porque será que eles estão fazendo isto? O que os impulsionam assim, mesmo contra a maioria? Estarão eles muito enganados de lutar contra um sistema aparentemente feliz, otimista e de grandes oportunidades para os melhores? Será que eles não tinham nada o que fazer e resolveram se juntar? Pergunto a vocês: Será que eles vão conseguir? O que eles vão conseguir?

UNIDADE.

Todos estes sites ou links citados do grupo é cheio de figuras e personagens de desenhos japoneses, Samurais, lutas, espadas, sangue, etc…

Vocês perceberam que em nenhum momento eles falam de Jesus, o Filho de Deus que veio dar sua vida para o resgate de muitos? Também não falam sobre os nossos pecados que foram pregados na cruz; nem de I João 1:8-9 – Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” E principalmente I João 2:1; “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”

Amados, vamos orar e vigiar, para que estas heresias não alcancem nossos filhos e netos. Para isto é necessário que conheçamos as regras do jogo deles e acima de tudo, que conheçamos e vivamos a Palavra Viva de Deus Vivo, que “Amou tanto o mundo, que Deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a Vida Eterna.” Deus nos ajude e tenha misericórdia de nossas crianças.

—————————————–

Psicóloga Suely Barreto Litwinczuk. 

  • Comentários desativados em Por que os Adolescentes se tornam presas fáceis de seitas?
  • 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos)
    Loading...
  • 2256 views
  • Print

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.