Esqueceu a senha?

Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado?

por Artigo compilado - sex jun 28, 6:41 pm

ATOS 16.1-3 – Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado, já que o próprio apóstolo se pronunciou tão fortemente contra a circuncisão?

PROBLEMA: O ponto principal de Paulo em Gaiatas pode ser resumido com suas palavras: “Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gl 5.2). Contudo, Paulo admite ter feito com que Timóteo se circuncidasse “por causa dos judeus daqueles lugares” (At 16.3). Isso não foi uma contradição ao seu próprio ensino?

SOLUÇÃO: Mesmo que Paulo estivesse errado pelo que fez, isso não seria uma prova de que a Bíblia tenha errado em seu ensino, mas simplesmente de que Paulo errou. O apóstolo, como qualquer outro ser humano, era sujeito ao erro. Como a Bíblia é a Palavra de Deus (veja Introdução), ela não pode errar em nada do que ensina.

Além disso, a ação de Paulo, fazendo Timóteo circuncidar-se, não é necessariamente inconsistente com o que ele ensinou em Gaiatas, já que o$ dois casos são diferentes. Paulo se opunha violentamente a quem quer que fizesse a circuncisão como necessária para a salvação. Mas ele não se opôs a ela como proveitosa para a evangelização. De fato, Paulo disse também: “Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não e&teja eu debaixo da lei” (1 Co 9.20). Entretanto, quando os judaizantes insistiram que “se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos” (At 15.1), então Paulo tomou uma obstinada posição contrária à circuncisão.

Extraído do livro “Manual Popular de Duvidas Enigmas e Contradições da Bíblia” – N. Geisler


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Em ATOS 16.1-3 não existe contradição paulina. Naquela epoca, o templo judaico estava funcional e conforme a lei não se devia introduzir gentios no templo ( e Timoteo era grego ). E como a área de atuação de S.Paulo geralmente era a judaica, pois Paulo ia muito em sinagogas, ele circuncidou Timoteo para não escandalizar ou não ser alvo de acusação grave (pena de morte por introduzir gregos no templo, não que ele fazia isso mas era alvo de falsas acusações).

    1. Gostei da resposta; mesmo o Templo não sendo mais a casa de Deus ele evitou o escândalo, sorte dos Judeus que templo foi destruído, se não eles estariam derramando o sangue de animais, outra forma de negar o sacrifício de Cristo… Paulo já sabia que seu trabalho era com os gentios !!

  2. Paz

    não vejo erro de Paulo , Timoteo era um cristão , o fato dele ser circuncidado , foi porque era filho de grego , sabemos que que os gentios era tido como imundo aos judeus ,

  3. Não vejo nenhum erro em Paulo ele era estratégico e usou Timóteo para ganhar ele com a verdade 

  4. Realmente a nessecidade de Paulo era meramente, isto toranaria a entrada de Timóteo nas sinagogas viável, (Pois sabemos que o apóstolo as usava para anunciar o evangelho) e resumindo Ele mesmo escreveu em I Co. 9:20.E para finalizar ler At. 15:1.
    Abraços.

    1. Me perdoe a ausência da palavra (pratica) no comentário acima

    2. Realmente a decisão do Apóstolo era simplesmente tornar viável a entrada de seudiscípulo nas sinagogas onde ele costumeiramente Ministrava(Praticidade) Isto ele deixa claro em I Co 9:20. Mas em sua teologia sobre a circuncisão exposta em todo epístola aos Galatas ele deixa o assunto bem claro.

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement