- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado?

ATOS 16.1-3 – Por que Paulo fez com que Timóteo fosse circuncidado, já que o próprio apóstolo se pronunciou tão fortemente contra a circuncisão?

PROBLEMA: O ponto principal de Paulo em Gaiatas pode ser resumido com suas palavras: “Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gl 5.2). Contudo, Paulo admite ter feito com que Timóteo se circuncidasse “por causa dos judeus daqueles lugares” (At 16.3). Isso não foi uma contradição ao seu próprio ensino?

SOLUÇÃO: Mesmo que Paulo estivesse errado pelo que fez, isso não seria uma prova de que a Bíblia tenha errado em seu ensino, mas simplesmente de que Paulo errou. O apóstolo, como qualquer outro ser humano, era sujeito ao erro. Como a Bíblia é a Palavra de Deus (veja Introdução), ela não pode errar em nada do que ensina.

Além disso, a ação de Paulo, fazendo Timóteo circuncidar-se, não é necessariamente inconsistente com o que ele ensinou em Gaiatas, já que o$ dois casos são diferentes. Paulo se opunha violentamente a quem quer que fizesse a circuncisão como necessária para a salvação. Mas ele não se opôs a ela como proveitosa para a evangelização. De fato, Paulo disse também: “Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não e&teja eu debaixo da lei” (1 Co 9.20). Entretanto, quando os judaizantes insistiram que “se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos” (At 15.1), então Paulo tomou uma obstinada posição contrária à circuncisão.

Extraído do livro “Manual Popular de Duvidas Enigmas e Contradições da Bíblia” – N. Geisler

[1] [2]Compartilhar [3]