Esqueceu a senha?

Por que não precisamos guardar o Sábado

por Pr. João Flávio Martinez - qua set 05, 10:24 pm

Lei Cerimonial e Moral Adventismo Na Mira da Verdade

Simplesmente porque…

– O Sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

“Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex.31:16).

“Lembra-te (povo hebreu) de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Dt. 5:15, parênteses do autor).

– Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o Sábado: 

“E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn.3:17); “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”Gl.3:10); “Guardais dias(no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:10-11, parêntesis nosso); “ concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm.3:28).

– Jesus Cristo foi a última pessoa que teve obrigação de guardar a Lei e o Sábado: 

“mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5; Rm. 10:4).

– O Sábado faz parte da lei e esta foi por Cristo abolida totalmente: 

“… e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”(Cl.2:14); “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto (a Lei), permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele (a Lei e tudo o que nela está incluído, no nosso caso o Sábado) abolido” (II Cor.3:14). { Grifo do autor}.

Os adventistas, para imporem a obrigatoriedade da guarda do Sábado, se valem de argumentos infundados estabelecendo uma distinção entre a Lei Moral e Lei Cerimonial, Lei de Deus e Lei de Moisés, dizendo que a Lei Moral ou lei de Deus se restringe aos 10 mandamentos e continuará para sempre, e que a Lei de Moisés ou Lei cerimonial abrange o Pentateuco escrito por Moisés e foi abolida. Essa distinção é imprópria e inescriturística.

Vejamos:

– “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés” (Ne.8:1). Observe a expressão “o livro da Lei de Moisés”. Este mesmo livro, denominado de “Lei de Moisés” é, a seguir, assim chamado: “E leram no livro, na Lei de Deus; e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”; “E acharam escrito na Lei que o Senhor ordenará, pelo ministério de Moisés, …”(Ne.8:8; 8:14)

– “Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá”(Mc.7:10). Ora, nós sabemos pôr Êx. 20:12 que se trata do quinto mandamento, e, no entanto se diz que “Moisés disse”.

 “Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?” (Jo. 7:19). Onde a Lei proíbe o homicídio? Em Êx. 20:13, dentro dos dez mandamentos. O decálogo é chamado por Jesus de Lei de Moisés.

O apóstolo Paulo chama o decálogo de Lei; “… pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera” (Rm.7:7). Para o apóstolo Lei mosaica e decálogo eram a mesma coisa.

Essa divisão da lei em duas é artificial, sem qualquer apoio bíblico, mas fundamental para impor a guarda do Sábado na doutrina Adventista.

– Estamos em um novo concerto muito melhor, fazendo-se necessário à mudança da Lei: 

“Mas agora alcançou ele (Jesus) ministério tanto mais excelente quanto é mediador de um melhor pacto (aliança ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas” (Hb. 8:6). {Grifo meu}

Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a mudança da Lei. Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança (Mt.26:28) trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos. Isso foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram. A lei dizia: “olho por olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt.5:38-39). Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado (Ex.20:8), mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc.2:27-28). Todos os dias para os cristãos têm que ser santo e especial, pois em qualquer um desses dias Jesus pode voltar (Mc.13:32). A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado. Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja o Sábado, que era o dia da santificação, tornou-se todos os dias. É uma pena que os Adventistas e sabatistas consagrem apenas um dia para o Senhor, pois A IGREJA DE CRISTO CONSAGRA TODOS OS DIAS PARA O SEU SENHOR.

Explica o seguinte o Dr. G. Archer sobre essa problemática: “…a verdadeira questão é se a ordem sobre o sétimo dia, o Sábado do Senhor, foi transferida (Hb.7:12), no NT, para o primeiro dia da semana, o Domingo, que a igreja em geral honra como o dia do Senhor. De fato, ele é também conhecido como Sábado cristão. O âmago ou cerne da pregação apostólica ao mundo gentio e judaico, a partir do pentecostes era a ressurreição de Jesus (At.2:32). O ressurgimento de Cristo era a comprovação de Deus, perante o mundo, de que o salvador da humanidade havia pago o preço válido e suficiente pelos pecadores e havia superado a maldição da morte. O sacrifício expiatório eficaz de Jesus e sua vitória sobre a maldição da morte introduziu uma nova época ou dispensação da Igreja (Ef.1:10). Assim como a ceia do Senhor(I Cor.11:23-34) substituiu a Páscoa (Mt.26:17-30; Lc.22:7-23), na antiga aliança – “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (novo concerto, pacto, aliança)”. A morte de Cristo substituiu o sacrifício de animais no altar (Jo.19:30, Cf. Lv.), o sacerdócio arônico (Êx.28) foi substituído pelo sacerdócio supremo de Jesus “segundo a ordem de Melquisedeque”(Hb.7) e fez com que cada crente se torna-se um sacerdote (Ap.1:5). Também o quarto mandamento, dentre os dez, que pelo menos em parte tinha natureza cerimonial (Cl.2:16-17), deveria ser substituído por outro símbolo, mais apropriado à nova dispensação – O DOMINGO “Dia do Senhor”. (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, pág. 125)

– No novo concerto, sob qual estamos (Hb. 8:6), não existe mandamento para guardar o Sábado embora encontremos todos os outros do decálogo. 

Leiamos:

“Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se quereres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens” (Mt.19:18-22).

É evidente que, na opinião dos sabatistas, uma das mais importantes doutrinas é a da guarda do Sábado. Se realmente fosse tão importante a guarda sabática, então seguramente teria de haver menção do mandamento no Novo Testamento. Entretanto, todos os outros mandamentos do decálogo são repetidos muitas vezes, porém o fato é que não encontramos o mandamento sobre o Sábado no Novo Testamento nem sequer uma vez. No caso do jovem rico, Jesus enumerou a maioria dos mandamentos, mas deixou de fora o mandamento sobre o sétimo dia. O grande questionamento seria o porquê o Novo Testamento, que cita todos os demais mandamentos do decálogo, não explicita a questão da guarda sabática.

– O apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios, mas nunca ensinou ninguém a ficar guardando dias. Muito pelo contrário, ele afirmou que se alguém ficar guardando dias o evangelho da graça é inútil para essa pessoa:

“Guardais dias (no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós… Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes”. (Gl.4:10-11; 5:4). {Grifo meu)

– Os sabatistas condenam quem não guarda o Sábado e afirmam que esta pessoa não será salva. 

“Foi-me mostrada então uma multidão que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Perguntei (ao anjo) quem era aquela multidão. O Anjo disse: Estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram. Vi que eles haviam … enlameado o resto com os pés – pisando o sábado a pés; e por isso foram pesados na balança e achados em falta.” (Primeiros Escritos, pág.37)

O apóstolo Paulo da uma dura repreensão para estas pessoas que condenam os seus irmãos: 

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente” (Rm.14:4-5).
“Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão” (Rm.14:13). 

Sabemos de dezenas de histórias de pessoas que ficaram endividadas e chegaram até a passar necessidades e sabe porquê? Os sabatistas proibiram o irmão de trabalhar naquela determinada firma, pois lá se trabalhava aos sábados. É impressionante como uma doutrina chega a ser extremista e a prejudicar a comunidade.

Ainda bem que existe as verdadeiras Igrejas de Cristo para ensinar a verdade para as pessoas. A verdade é libertadora (Jo. 8:32) e não opressora como esta doutrina. As pessoas procuram as igrejas para tirarem o fardo pesado das costas (Mt. 11:28-30) e muitas vezes ao chegarem lá os seus fardos não se aliviam e sim ficam mais pesados. É o coso de quem se achega à igreja Adventista, pois quem não guarda o Sábado está fora da comunhão e doutrina da igreja. Os líderes condenam veementes os que ali no meio não cumprem a guarda deste dia. Isso é muito triste!

Explicando Colossenses 2:16

“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17).

Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, os adventistas costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais. Sendo assim é difícil para os Adventistas sustentar a sua doutrina sabática, desde que temos visto que o Sábado pode legitimamente ser tido como “sombra” ou símbolo preparatório de bênçãos espirituais e não dogmas legalistas (vrs. 17).

———————

Veja o vídeo:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

228 Comentários

Comentários fechados neste artigo.
Comentários 1 - 50 de 228Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Muito bacana e esclarecedor esse texto, eu estava indo pelo mesmo caminho que eles, acreditando que para ser salva preciso guardar o sábado, sendo que a Biblia diz claramente o contrário.
    Obrigado.

    1. Olha Marina voçe estava seguindo sem ter conhecimento nenhum,pois a igreja nunca pregou que para se salvar voçe precisa guardar o sabado,mas isso e uma conssequencia de quem ama a jesus e espera por ele,nos somos salvos pela graça mediante a fe em jesus,se nao fosse assim ,coitados de nos!!

    2. Se guardo a lei para ser salvo, então a salvação e pelas minhas obras e não de graça…guardo a lei não para ser salvo, mas porque já estou salvo e quero fazer a vontade de meu pai que está nos céus, que quer o melhor para mim… Guardo a lei pois em Mateus 5:17 ele a confirmou.

    3. Amiga não somos salvos,por causa do sábado e sim pela graça de deus,mediante e fé!(EFESIOS 6:8-9)

    4. para ser salvo e por cristo so que a guarda do sabado e o fruto da salvaçao jesus vai levar os obedientes jesus diz em mateus c 5 v 17 que nao veio abolir isso e ser bacana a lei do sabado foi escrita com o dedo de Deus  essas igrejas estao todas embriagadas estudem a biblia com a iluminaçao 

    5. os apostolos guardaram jesus o guardou na nova terra sera guardado tambem va nessa que nao e pra guardar que quando jesus voltar em

    6. Quem disse que e salvo quem guarda o sábado…. A questão e o respeito por Deus em seus mandamentos. E nunca foi abolido… Leis são leis… So querem que abolem pra serem acomodados pra que não se sintam culpados. É salvo que respeita as leis e quem faz o que Deus que façamos.

  2. Que Jesus é esse que diz em Mt 5:17 “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.” e em Lucas 16:16 “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.”

    ele deve se decidir. é um ou outro.

    1. No A.T a palavra Deus veio por meio tábua pedra etc por Moises, no N.T a palavra de Deus encarnou em forma humana, JESUS guardou a lei por nós, hoje temos que guardar os mandamentos de Jesus e não de Moises.(Hoje Moises nos acusa Jo.5:45 porque a lei mostra o pecado. ler cartas S.Paulo.

    2. tenho uma dúvida, veja:

      E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
      Lucas 23:56

      Elas guardaram o sábado mesmo depois da morte de Jesus, eu creio que Jesus nos libertou da lei mas porque elas guardaram o sábado?

    3. Em Israel guarda-se o sabado, na epoca os discipulos estavam sob a lei, o N.T veio muito tempo depois : ressurreição de Jesus, a descida do Espirito Santo na Igreja, com o andamento do magistério dos apostolos. para saber mais leia os artigos do CACP relacionado a sabado.

    4. Fabrício, por mais que elas tenham feito isso apos a morte de Cristo, lembre-se que ainda não tinham o discernimento do Espirito Santo para saber lidar com o testemunho de Cristo como Estilo de Vida, o que durou ate o dia de Pentecostes

  3. Se o sábado foi abolido no êxodo, mas consta no Gênesis esse mandamento, que existe antes da formação de Israel… será que não tem um erro de interpretação?

    1. Deus não havia ordenado a guarda do sábado antes da lei, leia novamente o versículo e entenda melhor 😉

    2. nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
      Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
       Esta bem claro,o que se diz na biblia.

    3. jesus é amor e nao religião. a biblia nao eh pra ser descutida. mas os adventistas querem ser sozinhos q ser os bons pq so eles estao sendo salva nas pregaçoes fala mais de sabado do que o principal objetivo de jesus no salvar. passei 12 anos la so querem dizer q as outras igrejas sao erradas

  4. Entao quer dizer que se alguem quebrar o Sabado pode ser morto ne?? pq perante a LEI se qualquer pessoa que nao cumprisse o Sabado teria que ser morto_ vc ja matou alguem por causa do Sabado?

  5. Entao quer dizer que se alguem quebrar o Sabado pode ser morto ne?? pq perante a LEI se qualquer pessoa que nao cumprisse o Sabado teria que ser morto_ vc ja matou alguem por causa do Sabado?

    1. deus ele não exterminava as pessoas somente pela guarda de sábado mas pelos pecados cometidas como adoração a outros deuses, adultérios e entre outro
      se fôssemos pensar nesse raciocínio qualquer pecado as pessoas seriam mortas
      deus tinha um propósito em agir daquela maneira naquela época

  6. Ola amigos quero dizer que as pessoas querem torcer as palavras biblicas ,misturando o erro e a verdade e assim confundindo as pessoas que nao buscam ler e estudar realmente a verdade..ora vamos so um pouquinho pela logica certo,,quando Deus criou o homem la no jardim do edem,nao havia catolico,congregacao,adventistas etc.. Deus terminando sua criacao abençoou e santificou o setimo dia o sabado..voçe acha que aquilo que Deus santifica com o passar do tempo muda? satanas la no ceu,qual foi a acusaçao que ele fes contra Deus?veja hoje voçe esta fazendo a mesma coisa,dizendo que nao precisamos da lei de Deus!!(Nossas leis humanas sao falhas,mas imagine vivermos em um mundo sem leis?eu te digo impossivel!! E logico nao nos salvamos pela lei,mas ela so nos mostra onde estamos errado ou errando,,seja sincero,procure a verdade,estude ,pessa a Deus orientaçao e nao va atras de igreja nenhuma,porque hoje em dia o ser humano nao busca a verdade mas dispulta para saciar o ego proprio,,leia estude a BIBLIA e so ela te leva a Deus!!

    1. certo, estudamos a Biblia, mas voce segue a H.G.W que diz para guardar sabado no N.T, o qual nem Paulo ou Jesus mandou guardar … como fica seu raciocionio? 

    2. JCP, é vc que esta dizendo que os IASD seguem ellen White, não é ela que fala sobre  o sabado é a biblia ela apenas afirma o q ta escrito lá.
      Os livros dela fala somente o q esta na biblia, confirmando a biblia cada vez mais.

    3. Jcp onde esta escrito q Paulo falou pra não guardar o sabado?
      qto a biblia não existe raciocio, o que existe é o que ta escrito la.

  7. Olá amigos, a palavra de Deus é eterna. Se o Senhor Deus nos deixou este mandamento, é para o nosso próprio bem. Deus não precisa de descansar, mas nós sim. Imagina se todos nós guardassem os sábados! Não teríamos tanta exaustão, depressão, correria e cansaço. O mundo seria até melhor, teríamos mais união em família tbm, aliás, um dia só para isso. Entre achar a razão de quem está certo ou errado, eu decido por obedecer a lei de Deus, para não correr o risco de desobedecer e desagradar a Deus. Ele nos ama e deseja o apenas o melhor para nós!!!

    1. seu argumento apela ao humanismo, não guardamos o sabado religioso, o qual H.G.W pôs acima de Cristo, dizendo não ser salvo quem não guarda 7º. 
      Não há risco nenhum, S.Paulo deixou claro sobre a caducidade da lei, a qual foi um aio para nos levar a Cristo, o qual é o fim da lei.

    2. Qual livro esta escrito q E.G.W, pos o sabado acima de cristo, vc fala muito sobre  o apostolo paulo, porem nao li na biblia o sabado sendo abolido pelo s. paulo, gostaria de ler, vc me da a passagem?

    3. se,todos nós guardassem o sábado como ficaria o serviço de, transporte,eletrico,agua,saúde,alimentação,para o mundo inteiro.

    4. colossenses 2-16 e romanos 14 a 8

  8. Ao afirmarmos que com a vinda de Jesus a lei foi abolida,estamos sem percebermos qualificando o próprio Jesus como mentiroso ( coisa que Ele nunca foi).Pois, em Mateus 5-17 Ele afirma:Não pensem que vim abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir.O versículo 18 reforça ainda mais.

    1. eh mania de perseguição! a lei não foi abolida e sim cumprida em Cristo, você não lê as cartas de Paulo ? precisa entender o A.T do ponto de vista do N.T e não ao contrário. e muito menos da visão whiteniana. 

    2. Reginaldo. Temos de entender o sentido da palavra cumprir. Jesus “cumpriu” a lei, como se cumpre um contrato ou acordo. Exemplo: Um contrato de compra e venda de um imóvel. Depois de assinado a escritura definitiva, este contrato não tem mais valor. Jesus cumpriu a lei neste sentido. Abs.

    3. Reginaldo, quando Jesus diz que veio cumprir a lei, não está dizendo que veio para como homem cumprir o que está escrito na lei. O que está dizendo é que Ele ( Jesus ) é o cumprimento da lei. Tudo que foi dito desde o Gênesis sobre Ele estaria se cumprindo com sua presença.

  9. Amados, antes de dizer se algo é verdade ou não, busquem na fonte, que é a palavra de Deus e não na opinião e interpretação dos outros.

    1. Esse texto ta basiado na Palavra

  10. Engraçado como as pessoas tornam o Sábado tão difícil. Deus é imutável assim como suas Leis ( Os 10 mandamentos). Em Mateus 5:17-19 Jesus é MUITO claro que ele não veio abolir Lei nenhuma e sim para cumpri-la. Leiam todo o contexto da Bíblia não apenas algumas palavras. 

    1. se Jesus veio e cumpriu para voçe.

    2. Mas Jesus resumiu os dez mandamentos em dois mandamentos.

  11. Os adventistas deveriam respeitar mais as outras religiões. Nunca vi religião metendo a boca em quem guarda o sábado, mas vejo todos os dias os adventistas falando mal dos  “domingueiros”, são paranóicos, dizem que todos são contra o sábado mas na verdade eles que são contra todo mundo.

    1. Busque uma explicação adventista e você vera a diferença! eu sou evangélico mas os adventistas me encanta pq eles se aprofundam dmais na bíblia o domingo foi imposto pelos pagas, a conhecida saudação “Ave Cesar” se tornou “Ave Maria” procure tudo no novo tempo e vc saberá!!

  12. Pedro fico feliz de ir contra  o mundo, pois quando lemos as historias da biblia, percebemos tanto apostolos, discipulos e ate mesmo Jesus ia contra os ensiamnentos do mundo.
    Os IASD tbm vão contra os ensiamentos do mundo, pois o q é ensiando hje contraria a bibila.

  13. 1-corinto 4,16 e filipenses 3 ,17 ( admoesto-vos portanto que sejais meus imitadores….. sede também meus imitadores . irmãos e tende cuidado segundo o exemplo que tende em nos : pois bem Paulo foi claro atos 17,2

  14. Qual o único mandamento que identifica Deus? Não seria o quarto mandamento? Quem teria maior interesse em acabar com este mandamento senão nosso inimigo satanás!! Antes mesmo dos dez mandamentos o maná não caia aos sábados; Jesus descansou no sábado ao morrer;

  15. caros amigos não é só os adventistas do 7 dia que guarda o sabado

  16. o único mandamento que fala lembra te e o sabado por que Deus sabia que o homem ia se esquecer

    1. Oi “jesuis H.G.Whiteniano” … como tem passado? manda uma chuvinha para nós muito calor…rsrs

    2. E esqueceu mesmo, outros fingem que não entendeu e zomba da Palavra e dizem ser cristão, mas são desobedientes e não há verdade nas suas palavras e sua postura e atitude é completamente esdrúxulas quando ouve a verdade. “LEMBRA-TE!”

  17. Gostaria de sanar uma duvida, Jesus foi crucificado na sexta e ressuscitou no domingo correto. Por que então Maria só foi ao sepulcro no domingo para embalsamar o corpo de cristo? Não seria pelo fato do sábado ser o dia de guarda? Lucas 24:1

    1. Maria era israelita ou não? O SÁBADO FAZ PARTE DE UM CONCERTO OU PACTO ENTRE DEUS E O POVO ISRAELITA E NINGUÉM MAIS. (Êxodo 31:12-17) 

    2. FERNANDO PORQUE NASCEU UM NOVO MANDAMENTO QUE FOI CRISTO RESSUSCITADO ESSE SIM DEVEMOS GUARDAR E AMAR A ELE ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO AO INVÉS DE FICAR DISCUTINDO DIAS E O QUE DEVE COMER POIS A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL, ELA FOI PORQUE UM NOVO CONCERTO NASCEU ELE QUEBROU PARADIGMAS.

  18. Veja o que diz Jesus em João 15: 9-10 
    Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
    Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

  19. Em Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido”.

    1. se me mostrares no novo testamento (o novo concerto) que devemos guardar o sábado, direi que está correto!

  20. Mudar a lei de Deus é obra do inimigo! 

    1. FER, Lei Mosaica foi superada pelo ministério de Cristo: (Rm 6.14-15; Rm 7.1-6; Rm 10.4; 1 Co 3.7-11; 1 Co 9.19-23; Gl 2.19-3.5; Gl 4.1-7; Gl 5.18; Ef 2.14-22) 
      Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Jo 5:31-47
      DÊ ADEUS PARA A GUARDA DO SABADO.

    2. O sábado é o único mandamento que apresenta Deus como Criador, como diz Ap. 14:6 que por Deus ser Criador, merece nossa adoração, mas o inimigo sempre quis ser adorado, lembra da expulsão de satanás do céu. Hoje o inimigo diz que não devemos obedecer e adorar a Deus.

  21. Não sou adventista e muito menos obrigo ninguém a seguir o shabat, porém, eu aprendi a analisar a Bíblia sem torcer os textos à minhas idéias pré-concebidas e deixar a Bíblia falar por si; (sou da Assembleia de Deus – Belém a propósito)

    1. Peraí, só tá uma fala minha tirada de contexto, cadê os outros comentários meus? eu obedeci a política do site, meus argumentos não ofendiam ninguém, só tinha uma visão diferente da maioria!

      Deixem os meus outros comentários por favor e, se não concordam, refute-os!

  22. olha, as vezes você assembleiano Belem só porque a Igreja tem 100 anos acham que sabe mais … “só tinha uma visão diferente da maioria!” Precisa ter humildade irmão. 

    1. Cara, você sempre fica buscando “picuinhas” em vez de discutir a questão? Ser de uma igreja ou outra não significa nada! Quem precisa de humildade é você! Para aprender a ouvir os outros e saber discutir os temas em questão, e não ficar fazendo ataques pessoais!!!

  23. jcp, esse comentário foi tirado fora de contexto, eu só havia falado que era da assembleia para que todos vejam que a questão da guarda do sábado não é algo só de adventista, até porque na assembleia, a maioria despreza o shabat. É a igreja que tem 100 anos, não eu!

    1. “a maioria despreza o shabat” – então quer dizer que tem uma minoria que aceita? 

      eu não desprezo o shabat, isso foi mandamento de Deus no passado, agora mudou pelo Nova Aliança. alias, na nova aliança, fala para suportar orgulhosos como vc, mas está dificil. 

    2. Mudou para que? Para o domingo? Não existe base bíblica e nem histórica para isso! Não condeno ninguém por guardar outro dia, mas há promessas lindas para quem guarda o shabat, por isso eu incentivo essa prática!

    3. Sobre a ofensa, Jesus responde por mim: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
      Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”

  24. A verdade não possui endereço de igreja, ela é absoluta, existe por si e seu Dono é Deus. Você só está mudando de assunto porque não concordou com meus comentários! Repetirei mais uma vez: Se não concorda, refute! Não fique tentando sair pela tangente!!

    1. apagaram parte do seu comentário? é porque vc é muito chato. não tenho ô porque “sair pela tangente”, vc é muito convencido. 

    2. “repetirei mais uma vez”? – vc é algum delegado?
      “ataque pessoais” ? – nem te conheço.

  25. Uma  mente aberta sabe questionar os próprios conceitos e colocá-los à prova da Palavra Santa de Deus, e não ficar na defensiva ofendendo quem possui opiniões contrárias! Orgulhoso é quem fica buscando defeitos nos outros em vez de argumentar!

  26.  Te respeito muito jcp, seja lá quem você for, ficarei feliz de saber, com respeito, sua opinião sobre o assunto, para crescermos em sabedoria! Pois nenhum de nós é dono da verdade! Só te peço calma, pois seus comentários transbordam ódio!

    1. não existe ódio, só argumentação forte, muito me admiro um assembleiano da Ig Belem incentivar a guarda do shabat (sabado) … tenho muitos amigos assembleianos, nunca ouvi eles falar isso.
      vamos encerrar. não tenho interesse. aqui não é forum de discussão.

    2. Quero ver vc falar “ninguem é dono da verdade” quanto tentar explicar “a sua” guarda do shabat para a diretoria ou presidencia das Assembleia de Deus. rs rs. vamos ver como vc “transborda”. 
      1ª vez que encontro um assemb que não sabe o que faz na igreja. 

    3. a minha opinião sobre shabat sabado, é igual ao do CACP.

      alias, se queres guardar o shabat, por que não faz melhor? guarda também o ano sabatico leviticos 25, e fica um ano sem trabalhar, e veremos no final como vc transbordaráaa??

    4.  Eu não condeno ninguém por não guardar e não quero fazer nenhuma “revolução” desnecessária! Eu só questiono a verdadeira razão do abandono desse memorial divino (não regra moral) pelo domingo (por razões idólatras e antissemitas da igreja romana).

    5. E eu não sou agricultor para guardar o ano sabático, que era para a terra! Respeito profundamente meus líderes, mas reconheço que só Deus é dono da verdade, revelada em sua palavra! Não quero fazer nenhuma reforma, o shabat é algo pessoal para mim, quem quiser, guarde também!

  27. Eu acho q brigar por causa disso n vai adiantar de nada… se conseguirem analisar a biblia verao que a guarda do sabado n e obrigatoria e sim oque devemos para deus e para nosmenos.deus quermisericordia n sacrificio.

  28. Se deus no diz para guardarmos os dez mandamento, e porque temos que desclacificar um. e so questao de raciocinio

  29. Os Adventistas estão de parabéns, pq não é fácil guardar o 4 mandamento, principalmente nos dias atuais, onde a ganancia fala mais alto, onde o dinheiro esta em 1. lugar, muitos falam que foi abolido, não admitem, não tem forcas pra guardar este mandamento, mas a palavra de Deus é clara!!!!!

    1. É, guardar o sábado e os mandamentos é negar a si mesmo, é um sacrifício, porem guardar o sábado na atualidade é sacrifício de tolo pois,Deus mandou guardar o sábado,povo de israel; Êxodo 31,17.Temeis a Deus e não ao fundador de uma religião. Deus abençoe!!!

  30. Alfeu…Não julgue para que não sejas julgado, a palavra de Deus é clara: seguir a Cristo não é tarefa fácil, guardar os 10 mandamentos é o requisito mínimo…abcs

  31. Osmar, sim estão de parabéns vocês que tem uma mensageira “astronauta” cujo nome precisa ser aceito no batismo. POR QUE NÃO GUARDA O “ANO SABATICO” LEVITICOS 25.
    http://www.cacp.org.br/ellen-gould-white-e-a-astronomia/
    http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  32. Eu tinha muitas duvidas a respeito da guarda do sábado mais lendo em mateus 19 a partir do vers.16 JESUS em nenhum momento fala para o homem guardar o sábado para alcançar a vida .já ouvi falar que quem não guarda o sábado não vai ser salvo porque é o mandamento de DEUS . 

  33. Mas os Adventistas respeitam todos os dias da semana… e o santificam todos os dias pois é do Senhor.Leiam Mateus 12..especialmente..o Versiculo 8.
    Obrigado

  34. A observância do sábado é o 4º mandamento. Se vc diz que a lei foi abolida, poderíamos matar, seriamos presos, mas não perderíamos a salvação, pois não existe mais lei para usarmos como parâmetro, para sabermos o que devemos ou não fazer.

    1. O cerimonial e a justificação “pela lei” foi substituida pelos mandamentos de Jesus, e pelo ensino dos apostolos, lógico que a “lei moral” é vigente no nosso código penal. tão sabatista?! PORQUE NÃO GUARDAM O ANO SABATICO LEV.25? NESTE CASO OS ADV.’s SE CALAM COMO UM TUMULO CAIADO.

  35. No sermão do monte Jesus explanou várias cousas, e até como jejuar mas nem sequer falou sobre a “obrigação” de guardar o sabado. no dialogo com o jovem rico, citou vários mandamentos e nada sobre o sabado. agora vem a louca da EGW dizendo que tem que fazer, é melhor que Cristo?

  36. bem oq muita gente n entende é q Jsus veio para renovar a aliança com o seu povo,e q o mandamento d guardar o sabado foi apenas para o povo q Deus livrou do egito como a palavra do Senhor diz la em Dt5:15

  37. Por um papa? Eu tenho apenas 15 anos e ja consigo perceber isso! me assusta ver pessoas mais velhas e inteligentes caindo no conto de um mero papa q ao invez de se confessar a Deus se ccnfessa para o lider da ordem dos cavaleiros templarios (papa negro) Obrigado pelo espaço : )

  38. o problema da A.S.D é que coloca a lei mosaica acima de Jesus ! Jesus deixou bem claro em Jo 5:45 que a “lei mosaica” nos acusa !!! e no magistério dos apostolos está desqualificado a justificação pela guarda dos mandamentos, valendo a lei do Espirito. 

    1. Jcp, NENHUM adventista “coloca a Lei Mosaica acima de Jesus”. Cite alguma literatura Adventista que diz isso, antes de falar uma coisa dessas. Lembre-se quem é o Pai da mentira…(João 8 : 44) “Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

  39. Item 1. Pergunta: Adão e Eva era Israelita?
    Item 2: Antes do Sinai podia colher maná aos sábados?
    Item 3: Jesus não teve a obrigação de guardar o Sábado, ele cumpriu a lei de seu Pai.
    Item 4: Jesus disse, eu não vim abolir a lei e sim cumprir, e ai daquele que mudar um til da lei de Deus.

  40. Os artefados do A.T : arca, tábua lei, cajado florido, pote mana eram de fato sagrados e foram recolhidos ao céu, e o curador (Moisés) destas peças, morreu repreendido Dt. 32: 51-52. Dando espaço agora para o N.T cuja palavra viva (e não letras) encarnou entre nós Jesus …

  41. a lei nos serviu de “aio” até Cristo, e é só ler o livro de hebreus verão que o sacerdócio de Cristo é MAIOR, MELHOR E EM PRIMEIRO LUGAR QUE O DE MOISES. CUJO ALERTA, JESUS DEIXOU BEM CLARO QUE NOS SERVE DE ACUSAÇÃO JOÃO 5:45. 

    1. PARA VC QUE MENCIONA O LIVRO DE HEBREUS LEIA O CAPÍTULO 4 DE HEBREUS, DO VERSO 1 ATÉO VERSO 11, PAULO NOS DEIXA BEM CLARO QUE DEVEMOS NOS ESFORÇAR PARA ENTRAR NO DESCANSO DO SÁBADO .

  42. (Romanos 6:1 ) Que diremos pois? Permaneceremos no pecado ,para que seja a graça mais abundante ? 2 de modo nenhum !
    (Romanos 6:15) E dai ? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei , e sim da graça ?
    de modo nenhum ?é pos isso que nós Adventistas do Avivamento guardamos o Sábado.

  43. Este pobre comentarista deveria estudar a Bíblia e seu contexto,pois seus argumento no converse nenhuma criança, pobre  pobre escritor!!!!!!

  44. Aos sabatistas com respeito:

    Sábado será o dia do ” Crime” 
    Nenhun policial pode trabalhar
    Logo estamos  ,,,,,,,,,,,,,,,?

  45. A igreja que diz guardadeira do sabado, não o guarda, tem uma série de normas do sabado que nem sequer com um dedo a tocam, mas teatram um falso moralismo EGWhiteniano dizendo-se ser a “the last church” (o último dos moicanos), com mania de perseguição assombrada pelo anticristo.

  46. não ferver ou assar comida (Êx 16.23); não sair de casa nesse dia (Êx 16.29); não acender fogo (Êx 35.3); não viajar (Ne 10.31); não carregar peso (Jr 17.21); não exercer o comércio (Am 8.5).
    Ano sabático Lv 25.
    Isso, os supostos guardadeiros sabado não fazem, e ficam na internet.

  47. IASD (A VÓVÓZONA) , IASD da PROMESSA, IASD Adventistas do Avivamento, são todos farinha do mesma botija, todos supostos guardadeiros sabado. NÃO ENTENDEM QUE NO NOVO TESTAMENTO O OUTRO DIA A SER GUARDADO É O “HOJE” E NÃO ESPERAR ATÉ SABADO PARA DAR UMA DE SANTARRÃO. HEBREUS 4.

    1. concordo

    2. Leia novamente Hebreus 4 versículo 8 á diante, antes de falar que devemos guardar o “hoje”!

    3. Joyce, o repouso dos cristão é o contexto final de hebreus 4:15~16 e isso só é possivel com a devoção no dia de HOJE (é o dia do Senhor), sabado é um tipo do que viria; 

  48. Pastor, a biblia diz q o pecado é a transgressão da lei de Deus. o que acontece agora ja que ñ há mais lei como o senhor mesmo diz? Me responda uma coisa: se eu matar alguem é pecado? se eu fizer sexo antes do casamento é pecado? se eu roubar é pecado?

    1. O artigo fala do sabado, se eu não guardar o sabado como voce entende voce fica ofendido? se fosse assim voce teria que ofender-se tb com os funcionarios que trabalham no sabado da energia eletrica, água, luz, gaz etc. policia, exercito etc. pensa bem amigo!

    2. POR QUE ELE SÓ ARRODEOU E NÃO RESPONDEU?

  49. o pessoal limpeza publica trabalha no sabado, então se eles coletarem o lixo da sua calçada e fizer limpeza voce fica ofendido ? 
    já que queres ser um suposto guardadeiro de sabado, por que não guarda o ano sabatico e fica um ano sem trabalhar Lv25.? até agora nenhum adventista reply me.

  50. Eu tinha muitas duvidas a respeito da guarda do sábado mais lendo em mateus 19 a partir do vers.16 JESUS em nenhum momento fala para o homem guardar o sábado para alcançar a vida .já ouvi falar que quem não guarda o sábado não vai ser salvo porque é o mandamento de DEUS . Isso eh uma ofensa

    1.    Boa noite meus amigos estou surpresu por ler varios comentarios a respeito do sabado .
        vejo que é o asunto que tira qualquer cristao da cadeira,e sao impacientes em em falar.por que nao dizer que é o assunto mais debatido  entre os cristaos e nao cristaos.

    2. Reinaldo, o “não-cristão” talvez seja você ?! porque não se posicionou qual o seu entendimento … 

  51.  
    Apocalipse 12:17. O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

  52. Qualquer um que tente mudar a lei de Deus ou testemunho que Cristo se enquadra nos falsos Profetas…

    1. Mateus 5,17,18 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir..
      Por que em verdade vos digo que, ate que o céu e a terra passem, nem um J nem um Til se omitira da lei, sem que tudo seja cumprido...

  53. ame o senhor Deus de todo coração de toda sua alma de todo seu entemdimento. o segundo mandamento ama o próximo como a ti mesmo que semelhante ao primeiro. fazendo isso cumprio toda a lei. não e o sábado que vai le salva amigo. vamos prega o evangelio de jesus ,Deus ama todos!

    1. E o que significa amar a Deus de todo coração, de toda sua alma e de todo seu entendimento? Quem faz isso com certeza guarda o sábado amigo, fica na paz! 

  54. Pra mim Deus e tão sábio, que não deixou o corpo de Moises  na terra. Se não do contrario ele seria adorado até os dias de hoje. JESUS E MAIOR QUE TODOS PQ FOI O ÚNICO QUE CUMPRIU A LEI. 

  55. a salvaçao é pela graça, e em nenhum momento falamos que sábado salva, apenas é conseguência da salvação assim como dar oferta e dízimo, se fosse assim então não teria nenhuma obrigacão em dar o dízimo, porque estou na graça.

    1. TA MUITO CERTO…

    2. e dai? havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? de modo nenhum! (Romanos 6:15)

  56. certamente Deus não aboliu a guarda, a lei estar aqui para nos ajudar, para nos manter longe do pecado, Deus não iria mudar sua lei, por que ela é essencial, desde que comecei a guardar o sábado, minha vida mudou, as bençãos são enormes.

  57. Quanta perda de tempo ficar trocando acusações como se todos fossem absolutos donos da verdade. Nao é sabado ou domingo que leva ninguem ao paraiso (existe mesmo)? quem veio de la trazendo essa noticia? Por favor se alguem morrer, traga-me uma prova inconteste desse lugar!!!

  58. 1PRIMEIRO.Jesus não veio para abolir,sim dá pleno ,eu sou o caminho a verdade e vida,
    em verdade voz digo ninguém vá ao pai de não por mim,se Jesus filho de DEUS cumpriu,
    por que agente pecadores não iremos cumprir!!!
    2SEGUNDO.agente não deve ser pastores ,MAS SIM A BÍBLIA.

  59. Se vocês se reunirem nas vossas igrejas na segunda, vão dizer que a segunda é o dia de se guardar? da onde você tiram a idéia de mudança do sábado para o domingo? Deus perdoai-vos eles não sabem o que dizem…

  60. Se a lei foi abolida segundo os evangelicos, porque eles condenam os catolicos de adorar imagens? 

  61. O texto de vocês é muito bom. Contém excelentes argumentos e ótima linhas de raciocínios. Porém está faltando alguns coisas fundamentais. Falto o conhecimento mais profundo tanto da bíblia quanto das religiões sabáticas. 

  62. essa foi explicação mais sem noção que já vi .É simples : se não existe mais lei , também não existe mais pecado , pq o pecado é a transgressão da lei . Se não há pecado não precisamos da graça de Jesus para nos salvar . Vamos estudar mais a bíblia . 

  63. Tire me a dúvida, se Jesus foi o ultimo a precisar guardar o sábado e a Lei, você afirma que, adultério , assassinato, ídolos, cobiça e etc. Já não são mais considerados pecados, já que esta embasado nos 10 mandamentos de Deus juntamente com o sábado ?

  64. “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS” E O SEGUNDO “AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO” ESTES SIM DEVERIAM SER A PRIORIDADE MÁXIMA DAS RELIGIÕES…SE VOCÊ SEGUE A RISCA ESTES…NÃO FERE OS OUTROS MANDAMENTOS. GUARDAR OU NÃO SÁBADO, NÃO OFENDE DEUS E NÃO FERE AO PRÓXIMO

  65. Vós guardais o ano sabatico Lev 25 ? No N.T testamento não precisamos guardar a lei mosaica, pois o ministério de Jesus é maior, devemos hoje guardar os mandamentos de Jesus e os ensinamentos do magistério dos apostolos, e nisso o sabado é excluido.

  66. João 15:10
    leiam , isso é tudo

  67. Amados irmaos ,se vcs realmente aacham q nnos ,adventistas estamos ttao errados mmandem ssuas dduvidas aao pprograma “Na Mira dda VVerdade” o ppastor ttera o pprazer de responder qualqer qestao sobre o pq dde nnos gguardarmos o ssabado (esse eh aapenas um cconvite  a vcs(meu tteclado bbugo)

  68. Esse programa quando começa a defender a heresia EGW’ismo deveria chamar-se de “tiro no pé” inclusive um dos apresentadores recupera-se de problema psiquiatrico, e as vezes quando explana algo ele dá um sorrido largo mas meio patologico. 
    ADV. GUARDA O ANO SABATICO LEV.25!!

  69. Luis Gustavo, seu teclado bugo …? eu acho que você, e o cara do “tiro no pé” são doido e baba igual a velha gringa morta que voces chamam de “espirito da profecia, mas para mim é um “ESPIR-TO DE PORCO” 

  70. Não podemos pegar um verso isolado da bíblia,e fazermos  uma confirmacão dessas.

    1. prove ! adventista guarda também o ano sabatico ? leviticos 25………

  71. e o  4º o que houve com ele

  72. Jesus e S.Paulo deixou bem claro que os mandamentos mosaicos nos acusam, pois isso a nossa salvação está na graça e vida são os mandamentos de Jesus e o magistério dos apostolos, e não os dez mandamentos, cujo unico homem só conseguiu guarda-los JESUS. 
    e não a doida da egw.

    1. 1 Qual o problema de ter outros Deuses?
      2 Cultuar um santinho maneiro?
      3 Nome de Deus em vão ok?
      4 O cristão precisa guardar o sábado?
      5 Eu preciso honrar pai e mãe?
      6 O cristão pode matar?
      7 O cristão precisa ser fiel?
      8 9 Furtar/falso testemunho ok?
      10 mulher do próximo suave?

  73. ADVENTISTAS SUPOSTOS GUARDADOS DO SABADO, EU VOS DESAFIO : POR QUE NÃO GUARDAM O “ANO SABATICO” E FICAM UM ANO SEM TRABALHAR ? E VÊ SE IADS VAI DAR SUSTENTO, ESCOLA ADVENTISTA, E HOSPITAL ADVENTISTA DE GRAÇA PARA VOCE.
    ATÉ AGORA NENHUM ADVENTISTA ME RESPONDEU LEVITICOS 25??

    1. é verdade… Se os adventistas não obedecem o ano sabático também estão fora da lei…rsrssrrsr

    2. Para que desafio?Quem é o dono de tudo?o homem??NÃO!e Sim Deus..A Fé Move montanhas!Acredita?Tenha mais Fé!Lei Foi Feita para se cumprir !Tanto Na terra como no Céu..Acredite mais No Senhor que para ele tudo é possivel..

    3. Richard, quanto blá blá blá, quem disse que não tenho fé
      se queres cumprir a sua fé, então guarda o ano sabatico lev 25 pois a lei manda isso, 
      ou voce não tem fé o suficiente? homem de meia-palavra, dúbio.

    4. Richard, você não teve a hombridade de responder ao desafio, acho que não sabe a resposta como os demais adventistas supostos guardadores do sabado. No N.T não há uma explação explicita dos apostolos para tal prática. Se fosse tão importante S.Paulo não diria? Gl.4:10

    5. JCP, quanto ódio e desprezo. Analise as palavras que você usou nos seus textos: “doida”, “baba”, “patologico”, “santarrão”, “guardadeiros”, “problema psiquiatrico”. JCP, meu irmão em Cristo, “ame teu próximo como a ti mesmo”, orai por todos, inclusive inimigos.

    6. Hcp : você citou “ame teu próximo como a ti mesmo” mas não completou o v.v. pois Jesus e S.Paulo disse”são a lei e profetas” e quem cumpre guardou toda a lei, inclusive o sabado, Mesmo amando-te não sou obrigado aceitar suas ideias. Jesus chamou de “nescios” os discipulos de Emaus. 

    7. JCP, tenho certeza que se o apresentador do programa Na mira da verdade fosse seu amigo, ou parente querido e amado, você falaria assim dos problemas e lutas pessoais dele. Pense nisso e ore por ele, e por todos aqueles que um dia te feriram.

    8. esse HHcp está querendo fazer jogo de palavras … e apela ao sentimentalismo, a verdade tem que ser dita, assista aie o video como fazer um Torresmo crocante e pára de ser adventista nó cego.

      https://www.youtube.com/watch?v=gIaADoGD-ws#t=13

    9. JCP, gostaria de estudar a bíblia com você, somente a bíblia e nada mais. Topa? Só eu e você.

  74. Amados, que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos! Amem! Gostaria de passar ao menos a pouca experiencia que tive ao estudar sobre o Sabado do Senhor nosso Deus. Tento guardar o setimo dia, sou imperfeito, as vezes tropeço, mas com toda minha sinceridade tento mostrar o meu amor a Deus

  75. Jesus não aboliu a lei, ele a Cumpriu para nos dar Salvação nEle, que antes era pela lei. A lei nos leva a Cristo e este nos leva à salvação. O que muda é o método de Salvação, a lei deve sim ser cumprida nos dias de hoje, porém temos perdão em Cristo quando erramos.

  76. Cada um que fala um coiso o certo e a gente ora e pedir entendimento a Deus ele e o único q pode nos quiar :mas verdade seja tita tem uns adventista muito santo so porque guarda o sábado será q Deus ia quere o nosso mal sem não viu so Deus na causa

  77. Só para o conhecimento de todos.
    Jesus não precisava falar sobre sábado nem tão pouco domingo; onde esse dia nem é se quer mencionado; todo povo subjugado pelos romanos eram guardadores do sábado. Não existia necessidade de se estar falando sobre como guardar o Sábado.

  78. Caro amigo você tem omo base algum dia de guarda?

  79. Caro amigo você tem como base algum dia de guarda?

  80. Nossa . Muito boa! Para entender o sábado tem que estudar a profecia de Daniel … O termos justificado acima não esclareceu nada. Talvez faça a cabeça de quem não estuda a bíblia.

  81. Se Jesus é o nosso maior exemplo, guardou o sábado, por que eu não o segueria.

  82. meus amados, o sábado é um sinal eterno entre Deus e seu povo, porem se vc estiver na carne não conseguir entender esse sinal. devemos seguir todos os mandamentos não apenas 9, se Cristo aboliu a lei qual foi esse lei? E pra constar eu não sigo o sábado por causa de ELLEN WHITE

    1. Em nenhum lugar do N.T ordena guardar o acusativo decalogo, com enfase no sabado (Jo 5:45);
      No N.T é ordenado guardar os mandamentos de Jesus, que é baseado no amor espiritual. João 15:10. Sr.Emir José,  por que não guarda o ano sabatico leviticos 25 pois assim a lei manda?

  83. Oque não entendo é o porque de todos os adventistas afirmam que o selo da besta dita em apocalipse cap. 13. 16-18 é o sábado pois pelo que entendi sem a marca da besta vc não poderá comprar nem vender todos os dias e não somente no sábado. 

  84. EM TENDÃO SE SABADISTAS OU NÃO A SALVAÇÃO É SÓ EM JESUS GUARDAR O SÁBADO NÃO SALVA NINGUÉM Jesus não veio abolir a lei mais aperfeiçoá-la se vc prefere guardar o sábado guarde amem mais que Jesus sege o Centro da sua vida.   

    1. O que e pecado?

    2. André, pecado é não praticar os mandamentos de Jesus (Ele é maior que Moises) O mandamento de Jesus é amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo.  o sabado não está incluso na doutrina dos apostolos. em galatas (igreja dos legalistas) o sabado não é recomendado.

  85. 1 João 3:4

    1. Por favor registrem passagens biblicas que apoiem os comentarios

  86. As igrejas de hoje  seguem tudo o que dizem seus pastores. Já a igreja adventista seguem Ellen white e seus pastores. O que essa mulher falou eles seguem. Sao maquetes neofitas.Que pena!!!! Tudo deles é SÁBADO. ..SÁBADO. …SÁBADO. . Esquecem até de JESUS .Totalmente bitolados e legalistas. 

    1. Você deveria conhecer primeiro os adventistas antes de sair falando tolice !

    2. se eles seguem tudo que essa mulher falar, pq não levam em consideração a parte do antigo testamento que mulher não poderia subir no altar, ou estar no altar?????

  87. não sou adventista nem sabatista,mas sempre que posso vou a uma igreja adventista,e posso afirmar que na igreja adventista JESUS CRISTO é a cabeça da igreja sem Ele não a salvação.São homens e mulheres de respeito que pregam JESUS CRISTO como nosso salvador.

    1. Neto, ninguém está questionando a idoniedade da instituição, mas as filosofias de EGW que são absurdas e anti-bíblicas.

  88. Caros leitores, é com muita tristeza que li todos estes comentários, a respeito de sábado domingo, segunda, e quantos mais dias tivessem, é lamentável, que: o AMA A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E O TEU PRÓXIMO COMO ATI MESMO, NÃO SÃO CUMPRIDOS EM LUGAR ALGUM, OU EM IGREJA ALGUMA. 

  89. enquanto ficamos aqui discutindo religiao a milhares de vidas para serem salvas,ao invées de ficarmos aqui discutindo, que tal se cada um. usar o o seu computador como meio de pregaçao, acorda gente enquanto nóis discutimos satanás dá risada, vamos falar de jesus

  90. Anulamos,pois a lei pela fé?
    De maneira nenhuma.antes estabelecemos a lei.
    Romanos 3:31

    1. Que lei?

  91. Irmãos, será que o Espírito Santo está satisfeito ? A salvação vem pela fé de cada um em cristo, foi ele quem morreu p/nós, pois se fosse a lei que salvasse, não seria necessário a de Jesus. Mc.16:15; At.14:7; Gl.4:13.manda p/o evangélho.

  92. Num comentário anterior um homem deu seu triste testemunho em que sua esposa virou adventista, e ele no sabado só come comida esquentada, e sabe Deus o que mais dissabores este pobre homem está passando. 

  93. Em casa, no sábado eu ACENDO O FOGO  da churrasqueira carvão, e COMPRO, carnes de PORCO : costela, linguiça e joelho. COZINHO E ASSO essas carnes e COMO para todos os adventistas ficar sabendo da liberdade que Jesus Cristo me dá.

  94. hcp, eu agradeço seu convite de “estudar a Bíblia” com você, mas temo que você quer me doutrinar, alias eu sou seguidor do CACP e artigos relacionados, e a sua religião está devidamente catalogada neste portal como “heresia”, e eu jamais vou me dobrar, aos rudimentos antigos

    1. Galileu foi perseguido e considerado HEREGE por afirmar através de suas teorias que a terra girava em torno do sol e não o contrário. Foi considerado herege porque seus ensinos eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. E adivinhe JCP .. a igreja estava errada e ele estava certo!!!

    2. Prezado Sr. Hccp, não “adivinho” nada porque isso é do diabo, se você “adivinha” então “vade retro satana”, essa analogia nada haver porque não sou católico. E sobre a sua religião (asd) estão errados sim porque a sua preletora EGW diz que foi em “saturno”

    3. rsrsrsrsrs. Só rindo mesmo desse seu comentário. Adeus JCP. Que Deus abençoe a nós dois.

    4. HCCP, isso dê risada da piada saturnália da EGW.

      http://www.cacp.org.br/eg-white-enoque-num-mundo-com-sete-luas/

  95. Hcp, desculpa mas você quer me doutrinar … responda para mim, você quer que eu siga isto :

    Oração para aceitar a Profetisa Adventista :

    http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

    Você quer que eu reze para a velha ?

    1. Estais interpretando mal, oração é para Deus te abrir a mente de saber se tu podes aceitar Ellen como profetiza ou não. Ele não orou em nenhum momento…

  96. Não obrigado, prefiro ficar como estou e apreciar um torresminho pururuca ….
    (( vai sonhando que vou estudar com adventista )))

  97. 1 Qual o problema de ter outros Deuses?
    2 Cultuar um santinho maneiro?
    3 Nome de Deus em vão ok?
    4 O cristão precisa guardar o sábado?
    5 Eu preciso honrar pai e mãe?
    6 O cristão pode matar?
    7 O cristão precisa ser fiel?
    8 9 Furtar/falso testemunho ok?
    10 mulher do próximo suave?

  98. JCP Se agora são somente os mandamentos de Jesus e sábado está fora, então os outros 9 mandamentos que estavam no mesmo pacote por lógica também estão fora? Por favor responda somente SIM ou NÃO

  99. mas se nao deve guarda mais o sabado entao os 10 mandamentos viraram 9 se a biblia fala que nada deve ser tirada ou acrescentada. 

    1. Em quanto tinha pessoas brigando se o sábado era ou não era santo Jesus estava era colhendo espiga pra comer ele estava era com fome!kakakakakak

  100. Wandson por favor, me passa a base bíblica do que você esta afirmando com relação a lei, porque se você tiver certo eu estou guardando o sábado de bobeira, né
    Abc

  101. Vou acabar com essa discussão de uma vez por todas só com um versículo da Bíblia Gálatas 3:19 Logo,para que é a lei?Foi ordenada por causa das transgressões ,até que viesse a posteridade de a quem a promessa tinha sido feita(Jesus)…Reflitam nesse versículo e vão entender…

  102. romanos 14 – 1 a 7 colossenses 2-16

  103. Você para ser sincero mas está confuso,  a Lei de Deus é eterna como o Seu Criador e expressa o seu caráter que não muda com o tempo, busque sabedoria por intermédio da oração para aceitar pela fé o caráter de Deus e sua palavra.

  104. A quem você será fiel aos homens ou a Deus. Se no final a guarda do sabado estava sendo feita de modo errado será um erro condenado por Deus? Pense nisso. Não tenha medo e sirva a Deus por completo.

  105. Deêm uma lida em Hebreus 4. Onde fala sobre as pessoas que entram no descanço de Deus. Ou seja o sétimo dia!

    1. Hb 4, principalmente v.v.7 que diz : “Determina OUTRA VEZ um certo dia, HOJE, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. O autor hebreus diz “um certo dia”, mas não diz que é o sabado, mas enfatiza o dia de “HOJE”. Os sabados semanais foram abolidos. Cl.2:16~17

  106. Amados,irmãos..se a lei,não fosse.,’ obrigataria   ,Deus não tinha escrito com seu propio dedo ,nosso senhor ,fala veio comprir não disfazer,. alei:-) 🙂 🙂 

    1. GRANDE COISA QUE DEUS ESCREVEU COM O PROPRIO DEDOS, MOISES QUEBROU A PRIMEIRA, E FEZ UMA SEGUNDA VIA. 
      NO N.T DEUS FEZ MELHOR ELE NÃO VEIO EM PEDRA, MAS VEIO EM PESSOA – JESUS (PALAVRA, LOGOS,RHEMA) RATIFICOU 9 MANDAMENTOS E O SABADO NÃO Cl.2:16~17

  107. A LEI NÃO SALVA NIR

  108. Acho absurdo o ataque a quem guarda o sábado, gente procurem ler  que a Bíblia diz, mandamento é mandamento, o dízimo não está entre os mandamentos e é o mais pregado em todas as igejas, está errado? Não, pois há uma promessa pra quem é dizimista, mas isso parece oportunismo. Reflitsm!

  109. Só um detalhe que esqueci! Não sou adventista AINDA…! Pude v aqui a maneira correta que eles falam sobre o amor de Deus.

  110. Washington, amor de Deus q.q. um fala … depois se “ainda” não é adventista, vai ver só, terás que orar para aceitar e.g.w 

    http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  111. JCP, o ano sabático não é mandamento da Lei de Deus. Foi cumprido por Jesus. Já a guarda do Sábado semanal é o 4 mandamento da Lei de Deus. É simples e clara a diferenca.

    1. Karolzinha querida, concordo com você, mas contudo porém todavia o sabado semanal também já foi cumprido, e não precisamos guardar mais, veja por favor, colossenses 2: 16~17 
      o sabado é sombra do que já foi. e não é mandamento, e não vou guardar.

  112. David, não existe verso na Bíblia que mostre isso! Devemos observar o Sábado sim! Em toda a Bíblia afirma isso! Jesus não abolido a guarda do sábado de forma alguma, ele cumpriu leis moisaicas e não a de Deus! Abraço

    1. o carteiro, o jornaleiro, e o coletor de lixo trabalham para você no dia de sabado, eles podem ficar sem salvação enquanto você é salvo por guardar o sabado ? 
      os israelitas não acendiam fogo e nem lamparina no dia de sabado, mas voces fazem tudo isso além de ficar na internet.

  113. Ao examinar a Bíblia pude perceber claramente que todos os adoradores de Deus em todas as épocas na “Biblia” observaram o Sábado. Conclusão o sábado é para ser observado e SIM se eu estiver errado, por favor alguém mostre um verso na Bíblia que fale que o sábado foi ABOLIDO?

    1.  sabado foi abolido, é sombra do que já passou, colossenses 2: 16~17
      em hebreus 4:7 o dia de Deus é o “hoje” ..

  114. Mais  uma vez pessimo argumentos do Cacp.

    Ja começa  errando ,pois o sábado adveém na  criação, n~aoé só para os judeus

  115. Mais  uma vez pessimo argumentos do Cacp.

    Ja começa  errando ,pois o sábado adveém na  criação, n~aoé só para os judeus..

  116. Sr. Carneiro,
    o sabado advém da “criação” ? você refere-se a genesis 2:2 ?? então, naquela epoca andavam pelados, vocês da adventistas anda nu também? acho que não ! então inventa outra.
    sabado foi abolido, é sombra do que já passou, leia colossenses 2: 16~17

    1. Caro amigo, ñ sou adventista. Entretando devo admitir que seus ensinamentos entejam sim, baseado na palavra de Deus. 
      Genesis 2.3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou…
      Jesus foi crucificado na sexta e ressuscitou no domingo. 
      novo recomeço ou nova aliança.

  117. então, se a lei foi abolida totalmente, podemos, matar, roubar, adulterar e dar falso testemunho, se alei não existe não há proibição. Só que Thiago 2:10 diz; “Aquele que guardar todos os mandamentos e tropeçar em um só será culpado de todos”

    1. enteda uma coisa  a lei nao foi abolida  totaumente foi resumida em um so madamento [gl 5,14] excluindo o sabado que ceria para os esraelitas decedentes de abaao,[ex 31,16]para um povo,nao para uma naçao,paulo dise quem e guiado pelo espirito nao esta debaixo da lei[gl 5,18]

  118. jose pedro da silva neto,
    não está correto o que vc disse “quem não guarda sabado não tem salvação”, Cl 2:16~17 é abolidos os “sabados” semanais. e também não apelar dizendo que os 10 mandamentos foram escritos “pelo dedo de Deus” , pois no N.T a palavra veio em carne [Jesus]

    1. todos nos iremos para o mesmo céu estamos no periodo da graça 

  119. Se voce estiver em Cristo, Sr. romulo com certeza irás para o céu, mas “universalisticamente” não tem base biblica.

  120. Você realmente é pedra de tropeço e ferramenta de satanás.

    1. pode espernear a vontade, você e a velha morta EGW estão descartadas para sempre.

  121. nossa. mais em hebreus capitulo 4 versículo 3 ate o versículo 13 diz que nois tem que guarda o sabado eu sou adventista. do setimo dia eu tenho serteza que deus fez dez mandamentos não nove mandamentos. nois tem que guardar dez e um deles é. guardar o setimo dia o dia que deus descansou

  122. Caro Irmão,
    Eu sou evangélico de berço.
    É CONSTRANGEDOR  ver um evangélico chamar outros irmãos de “Superficiais”. Ao declarar isto, logo, percebe-se a a falta de amor. Satanás adora estes “Pequenos Delitos”.
    Que o Pai Eterno coloque MUITO amor em seu coração.

  123. Peço aos que leêm essas passagens bíblicas que o façam através da bíblia e não do que está no site, pois no site está acrescentado o comentário do “Pastor”, que inclui sua própria opnião e dessa forma distorce o significado das mesmas. Deixe que a bíblia se explique a si mesma..

  124. Os sarcedotes violavam o sábado e ficavam sem culpa por estava no templo, e Jesus disse que e maior do que o templo e se tenho Jesus na minha vida assim como os sarcedotes ficavam sem culpa na templo por eu tenho culpa ou vou pro inferno se tem Jesus na minha vida?

  125. Eu guardo é Jesus..Por meio dele é que somos salvos, não é sabado que salva o Homem. Os Adventistas são tão preoculpado com o sabado que esquece que somente Jesus é quem salva os adventistas.

  126. Se bando de ipocritas se o sabado esta no velho testamento,porque voces tomam o dinheiro dos fieis e não ensinam a verdade.

  127. As seitas são caracterizadas pelos seguintes itens: Abandono das sagradas escrituras, substituição da autoridade apostólica por um líder, profeta ou fundador, livros, tratados, compêndios, escritos, superiores a Bíblia. Usam textos sem contexto para virar pretexto.

    1. Paulo fala em Gálatas cap.5.4-5……..A expressão” cai da graça”, nesse contexto, significa que alguns cristãos, entre os gálatas, optaram por( por segundo o pensamento judaizante) conquistar o favor divino pelo próprio( mérito) ao tentarem cumprir, de forma legalista a lei.etc

  128. Meus queridos irmão ADVENTISTAS vocês tei que ler as carta de Paulo ao gálatas

  129. jcp Acho incrivel  seu vasto conhecimento bíblico e sobre a 
    Igreja Adventista do Setimo dia
    Continue studando e se aprofundando cada vez mais
    Sobre EGW sobre o sábado porque isso émuito importante
    Para que você sempre tenha argumentos fortes

    1. eu continuo estudando a Palavra de Deus, mas “aprofundar” sobre EGW e Sabatismo não quero ! 
      já li artigos suficientes sobre, exceto se aparecer alguma novidade, tais como as viagens astrais a saturno da Helen, isso é uma piada dela, faz-me rir. e os adv.acredita nessas bobagens.

Comentários 1 - 50 de 228Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement