Esqueceu a senha?

Pr. Natanael Rinaldi Responde sobre Jd 7

por Pr. Natanael Rinaldi - ter nov 03, 10:35 am

PERGUNTA: Os habitantes de Sodoma e Gomorra que morreram na destruição das duas cidades deixaram de existir?

RESPOSTA: Não. O texto bíblico de Judas 7 declara: “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno...” (Jd 1.7 ) Judas os descreve nos tempos do Novo Testamento como “sofrendo a vingança do fogo eterno”. A palavra sofrendo nesta passagem é um verbo no particípio presente, que expressa ação duradoura progressiva. Que que isto não é um presente histórico está demonstrado pelo tempo presente do verbo “são postos”. Jesus ainda se referiu aos habitantes de Sodoma e Gomorra que estarão vivos no dia do juízo, conforme lemos em Mateus 11.23-24          : “E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti”.

PERGUNTA: Se os habitantes de Sodoma e Gomorra vão comparecer no dia do Juízo Final, e estão vivos hoje, pergunto mais: em que lugar eles estão vivos?

RESPOSTA: Estão vivos no Hades, palavra grega traduzida para o português pela palavra inferno ou ‘mundo invisível dos mortos’ que é o que significa a palavra Hades.

PERGUNTA: Que prova bíblica pode ser apresentada sobre isso?

RESPOSTA: O mesmo Jesus esclareceu a existência desse lugar indicado como Hades em Lucas 16.22-24: “…e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nestas chamas”.

PERGUNTA: Então o espírito do homem não morre no intervalo entre a morte e a ressurreição?

RESPOSTA: Não. A Bíblia declara que morre o corpo e não o espírito, que permanece consciente, no céu ou no Hades. “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto…” (Tg 2.26), o espírito do cristão vai estar com Cristo no céu. “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7.55,59).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement