Esqueceu a senha?

Pra quê Jacó retornou a Harã?

por Norman Geisler - qua set 26, 11:53 am

Jacó retornou a Harã para fugir de Esaú ou para ter uma esposa?

E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, e mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão. Gn 27.42-44

PROBLEMA: Rebeca disse a Jacó: “Retira-te para a casa de Labão, meu irmão, em Harã; fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão” (Gn 27.43-44). Mas em Gênesis 28:2 a razão dada foi para que tomasse “lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe”. Qual foi a razão afinal?

SOLUÇÃO: Jacó retornou para Harã pelas duas razões. Duas ou mais razões para a mesma coisa não é incomum na Bíblia. Compare os seguintes casos:

  1. A exclusão de Moisés da Terra Prometida foi por causa da incredulidade (Nm 20.12), da rebelião (Nm 27.14), da transgressão (Dt 32.51) e das palavras irrefletidas (SI 106:33).
  2. Saul foi rejeitado por Deus por um sacrifício ilegal (1 Sm 13:12-13), por desobediência (1 Sm 28:18) e por consultar a feiticeira de En-Dor(l Cr 10.13).

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement