Esqueceu a senha?

Proskyneo: Adorar ou prestar homenagem?

por Artigo compilado - qui ago 28, 4:39 pm

TJ 132

προσκυνεω proskyneo (Cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência) = Prestar Homenagem?

Realizar uma reverência nem sempre é sinônimo de adoração, mas TODA adoração à reverência é NECESSÁRIA, digo mais, a reverência sempre apontará uma autoridade seja a Divina ou a humana.

No Novo Testamento vemos vários versículos onde o termo “proskyneo”é anexado a Cristo, porém, certas “Organizações Religiosas/Seitas” tentam ao máximo “fragilizar” o sentido deste termo quando o mesmo é apontado para Cristo.

Estas “Organizações Teocráticas” engessam e traduzem este termo como um mero PRESTAR HOMENAGEM, sendo assim, a conexão informativa que recebemos em relação a Jesus nestas passagens é diminuída chegando ao ponto até de parecer um simples homem com até certa autoridade.

Verter “proskyneo” para PRESTAR HOMENAGEM é errado?Não! É uma possibilidade, PORÉM, o contexto bíblico é que ressaltará qual a devida conjectura, se será vertido como homenagem ou adoração.

Em Atos 10:25-26, temos a seguinte leitura:

25 Quando Pedro entrou, Cornélio foi ao seu encontro,prostrou-se aos pés dele e prestou-lhe homenagem. 26 Mas Pedro ergueu-o, dizendo: “Levantate;eu mesmo também sou homem.”(Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas)

Pedro não aceitou este homenagem?  Por que??

Se em Romanos 13:7 diz: “Rendei a todos o que lhes é devido, a quem [exigir] imposto, o imposto; a quem[exigir] tributo, o tributo; a quem [exigir] temor, tal temor; a quem [exigir] honra, tal honra.”(Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas)

1 Tm 5:17 diz: “Os anciãos, que presidem de modo excelente, sejam contados dignos de dupla honra,especialmente os que trabalham arduamente no falar e no ensinar.”(Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas)

Numa análise mais profunda, percebemos que esta HOMENAGEM prestada por Cornélio tinha uma intenção de ADORAÇÃO, por isso Pedro recusou!! Logo este “proskyneo” poderia ser vertido mais adequadamente por ADORAR, sendo assim, esta tradução dinâmica sob uma análise hermenêutica faria desta passagem bíblica mais compreensível e FIEL em seu sentido.

Com isso, quando vemos sob uma ótica bíblica passagem onde as pessoas Caiam de joelhos e tocavam o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência (proskyneo) para com Cristo aceitando-o como O FILHO DE DEUS acreditando no poder de seu nome e nas palavras ditas pelo próprio Jesus quando disse “que TUDO que o Pai faz, EU FAÇO IGUAL, João 5.19”, vemos muito mais que uma simples homenagem que estas pessoas estão demonstrando.

Ao ler as ESCRITURAS SAGRADAS deixe o contexto de TODO O LIVRO te auxiliar na compreensão.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça –  2 Tim 3:16″(Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas)

Autor: Marcio Cesar do site extj.com.br em 28/08/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement