Esqueceu a senha?

Qual a verdadeira localização do Jardim do Éden?

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - sex set 14, 11:35 pm

O Jardim do Éden ou Paraíso tem sido considerado por muitos um mito. Por alguns um ideal. E ainda por outros uma figura de linguagem de uma vida de deleite. Também tem sido alvo de muitos estudos teológicos, pois ali está a gênese da humanidade, o nicho do egoísmo, da rebelião e do pecado. Mas, acima de tudo, ali houve a promessa de um Redentor que não apenas restauraria o caminho, mas seria o próprio caminho, a verdade que liberta e a vida tão almejada (Jo 14.6).

Logo no início do relato bíblico encontramos detalhadamente informações sobre o Jardim do Éden. A Palavra de Deus nos diz: “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há obdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates (Gn 2.10-14; grifo do autor).

A Palavra de Deus tem-se mostrado verdadeira em todos os níveis, seja no âmbito arqueológico, antropológico ou histórico. Ainda assim, alguns têm perguntado sobre a existência dos primeiros dois rios e sua união fluvial com os outros dois. Pois temos a comprovação da existência dos dois: Tigre e Eufrates, enquanto Pison e Giom não foram encontrados. Podemos ter alguma idéia sobre esses rios pelos nomes que lhes são aplicados. O rio Tigre, provavelmente, tinha outro nome (Hidequel) ou ele era chamado por esse nome somente pelos hebreus. Entre o rio Tigre e o rio Eufrates ficava a região conhecida como Mesopotâmia, palavra que significa “entre rios”.

A Bíblia diz que do Éden saía um rio que se dividia em quatro cabeceiras. Isso demonstra que o Jardim deveria compor uma extensão considerável, talvez abrangendo dezenas de quilômetros, não era apenas um “quintal”. Dentro desse hábitat, Adão pôde desempenhar sua primeira missão, dar nomes a todos os animais (Gn 2.19). Esse lugar de deleite (Éden) não excluía o trabalho, antes, o trabalho era edificante e trazia seus frutos. É interessante notar que alguns estudiosos têm afirmado que a palavra “éden” teria sua origem do acádico edinu, que significa “campo aberto”. Contudo, o consenso geral é de que a palavra tem sua origem no hebraico eden, isto é “deleite”. Se onde há fumaça pode haver uma clareira, então talvez o reflexo acadiano compartilha a idéia de um lugar amplo e de verdadeiro deleite.

O catedrático Antonio Neves de Mesquita, em sua obra “Povos e Nações do Mundo Antigo”, descreve a possível localização do Éden confirmando a etimologia de seu nome: “A região norte da Mesopotâmia é realmente interessante, tanto na flora, como na fauna e no clima. Em volta da montanha onde o Eufrates tem a sua nascente, há um verdadeiro jardim. Os vales são ricos e produzem abundantemente uvas, tâmaras, morangos, pêras, figos e uma infinita variedade de outras frutas. As flores são lindas e de aroma particularmente inebriante. A parte oriental do lago Van é composta de pomares verdejantes e jardins, onde, ao lado da riqueza e abundância, a variedade de plantas odoríferas é de tal modo abundante, que embalsama o ar. O clima da região é um misto de tropical e temperado; o céu é sempre límpido e a brisa, refrescante; nos períodos de calor, torna-se encantadora a região. Se o jardim era como diz a narrativa bíblica, um encanto para o homem, e nós aceitamos o fato sem qualquer dúvida, e se houver um recanto na face da terra onde se possam encontrar vestígios desse encanto, só temos de aceitar a região da alta Mesopotâmia”.


Rio – Características

Tigre/ Hidequel
Ao leste do contemporâneo Iraque; extensão de 1 900 quilômetros e largura não superior a duzentos metros.

Eufrates
Sua extensão alcança 2 760 quilômetros.

Pison
Leito desconhecido

Giom
Leito desconhecido

A questão levantada aqui diz respeito aos dois rios “perdidos”. Alguns estudiosos procuram aplicar o nome desses dois rios aos distantes Nilo e Indo. Contudo, somente com muito esforço poderíamos aceitar tais hipóteses.

Devemos procurar esclarecimentos no próprio livro de Gênesis. Uma leitura mais precisa do texto nos traz alguns esclarecimentos. Estamos acostumados a nos referir ao Dilúvio como “chuva intensa durante quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7.12). E isso é verdade! Mas, além disso, lemos nas Escrituras: “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7.11,12; grifo do autor).

Notemos que houve uma mudança continental. Romperam todas as fontes do grande abismo. Ou romperam todas as fontes do grande oceano. Maremotos, terremotos… Um verdadeiro cataclismo sobreveio à terra. Toda essa fúria provavelmente cooperou para que houvesse o soterramento de rios e a abertura de outros. Evidentemente, o autor, inspirado, tinha a compreensão da diferença topográfica de seus dias ao fazer sua declaração. Entretanto, ainda assim foi fiel à revelação do Espírito de Deus.

Podemos concluir que as seguintes mudanças ocorreram da seguinte forma: Primeiro, o rio principal que alimentava as cabeceiras foi provavelmente dividido em duas cabeceiras independentes. Segundo, provavelmente Pison e Giom tiveram as seguintes interferências: 1. Foram soterrados. 2. Tiveram seu curso fluvial reduzido e perderam seu leito original. 3. A arqueologia poderá ainda trazer mais luz ao assunto, corroborando com a primeira idéia.

Talvez poderíamos mencionar o apóstolo Paulo, que diz: “Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual” (1Co 15.46). Deus, em sua soberania e providência, não permitiu que o homem tivesse absoluta certeza da localização específica do Jardim, devido às tendências supersticiosas e idólatras. Fazendo isso, enfoca agora o espiritual. Cristo, o segundo Adão, vivificado no espírito (1Pe 3.18), chama toda a humanidade, por meio do evangelho, ao Caminho que um dia Adão e Eva abandonaram pela desobediência; à Verdade que um dia trocaram pela mentira; e à Vida em comunhão que perderam. Talvez nunca saberemos o lugar exato do Jardim do Éden, contudo, já temos em Cristo o deleite da paz com Deus (Rm 5.1).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

69 Comentários

Comentários 1 - 50 de 69Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. “”A Palavra de Deus tem-se mostrado verdadeira em todos os níveis, seja no âmbito arqueológico, antropológico ou histórico.””

    Sério mesmo??? Essa é a sua versão e a que vc realmente acredita?? “”TODOS OS NÍVEIS””????

    Chega de internet por hj…

    1. Leandro percebo que vc. não tem dado crédito nas palavras da bíblia, talvez porque vc. só fica na net. Leia a bíblia e deixe o Espírito Santo trabalhar em seu coração..

    2. Deus estava falando da morte espiritual.

  2. Excelente texto! Muito esclarecedor!

    1. Ótima reflexão

  3. Texto com boa percepção teológica, gostei. Mas não podemos esquecer que “as coisas encobertas pertencem a Deus, as reveladas a nós e nossos filhos.” Dt. 29:29. Deus protegeu a localização do Éden terreno; porém nos deu a localização do Éden eterno. JESUS.

  4. Assim, eu acredito que o Eden ja tevesse sido tirado antes do diluvio… Entao, como ele poderia ter sido coberto pelas aguas ou rochas. Sou leiga neste assunto, desculpem-me!

  5. Gostei…que isso descrito concorda com a minha teoria do Eden..A Paz do SENHOR…!!!

    1. 23 – O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden,. 24 – E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. tente enxergar espiritualmente. 

  6. No pricipio em Genesis 2:17 Deus disse que se comessem da arvore certamente morreriam,mas em Genesis 3:4 a serpente disse que nao morreriam,apenas teriam ciencia do bem e do mal.
     Acaso mentiu Deus para que nao comessem? ou quis apenas testa-los?. Mas nao justifica a mentira

    1. Cara Juliana,vc vive para sempre?

      Se sua resposta for “Não”, então vc sabe que Deus falou a verdade:- Certamente morrerás!

    2. E eles ainda estão vivo? Não, pois bem morreu , com tudo se não comece não morreriam e não teria maldade em nossos corações pois não saberíamos a diferença entre o bem e o mau.

    3. Eles moreram espiritualmente 

    4. Juliana, quando Deus disse se comecem o fruto da árvore da ciência morreriam, primeiramente Deus falou sobre a morte espiritual, a qual ocorreu imediatamente após o ato da desobediência, em segundo lugar, a morte física passou a existir.

    5. Deus estava falando da morte espiritual.

    6. Eu interpreto como a morte terrena. Adão e Eva foram criados para viver eternamente, mas, o pecado traria a morte. E, certamente, eles morreram! Não instantaneamente, mas suas vidas se tornaram em vento passageiro.

    7. Juliana a morte que a Bíblia se refere não é morte física, é morte espiritual.

    8. E por acaso eles estão vivos?  Deus disse q se eles comecem da árvore eles morreriam Deus não disse que seria na hora. Se eles não comecem dessa árvore eles estariam vivos até hoje e não precisatiamos passar pela morte

    9. Deus não é homem para que minta.
      Deus quis dizer no sentido de morte espiritual,e na verdade eles morreram espiritualmente.

    10. Acredito eu, que quando DEUS falou para não comer que eles morreriam se tornariam mortais 

  7. EU PREFIRO SABER SOBRE O NOVO ÉDEM Q SERÁ O CÉU!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Melhor ainda é o final, esclarecendo sobre o pq não existirem mais.

  9. O livro de genesis não é um relatório da criação, é um livro que trata de “principios” (ou genesis).
    O “Eden” foi real e literal, infelizmente o homem ( a carne ) não soube se comportar neste magnifico e lindo local que Deus fez. Ah que incompetência ! 

  10. Eu queria saber onde fica pra poder encontrar a arvore da vida eterna.

    1. Abraão, Jesus é o caminho, ficando firme no mesmo um dia terá acesso a arvore da vida.
      “…Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida..Ap.22:14

  11. me bate curiosidade muito grande sobre as coisas k Deus fez.. logo esse estudo me fez entender um pouco mais sobre a Bíblia sagrada!!

  12. Vcs acha que Deus vai deixar alguém achar o caminho do Jardim do Éden, Deus disse ”  E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para aguardar o caminho da árvore da vida”. Gênesis 3, 24.

    1. Fabricio, voce está “furtando” o entendimento. houve Gn3:24 mas no ultimo livro biblico, Ele mudou a situação como citei acima vide “…Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida..Ap.22:14 isto é, “por meio de Jesus” aquele que esmagou a serpente.

    2. Enquanto os seres humanos não entenderem que a morte da matéria não se trata do fim da vida continuarão se debatendo feito mariposas para conquistar a vida que já é conquistada. Se fosse para outros pensarem por nós nem todos nasceriam com cérebro. Existe muita história além da bíblia…

    3. É possível achar o Éden mas não é possível entrar, por causa dos anjos e da espada. Creio que o Jardim existe. Creio nos mistérios do ” triangulo das bermudas”, que possa ser os anjos confundindo os homem para não entrarem no Jardim, talvez homens tenham chegado perto, mas não entram.

  13. o homem tem varios caminhos para chegar ao ceu se pular em um rio cheio de crocodilhos se for pego por um leao e tambem se nadar em um lugar infestado de tubaores conheçe aquele ditado ceu da boca da onça vai achando idiotas

    1. voce é um “poço de sabedoria” rsrs … aonde está escrito na Biblia essa sua filosofia?

  14. e na onde está escrito que o Éden foi no Planeta Terra??

    1. Claro,  Deus criou a terra, Adão e Eva, os animais e todo o resto para fazer o Éden em um universo paralelo…kkkkkkkk

    2. Cara a quem diga que o Éden não foi no planeta mas que no planeta avia uma passagem para o Éden que seria a habitação de Deus, e há quem diga que foi na Terra pelo fato dos Rios. Creio assim que o velho testamento teve muito interesse política e que tem coisas lá que não são de confiança.

  15.       Jesus está de volta para nos esclarecer, a volta do nosso Senhor Jesus Cristo, está anunciada  na bíblia sagrada. Quando ouvires rumores de guerra, terremotos, tsunamis, vulcões…
    Não fique preocupados filhinhos, será apenas o começo ou início das dores como as dos partos.

    1. Quem estiver escutando a voz do espirito santo neste último dia, está escutando a voz de Cristo em sua segunda vinda. Eu sou um deles e quem mais?

  16. Vocês já consideraram oque diz o salmo 37:29? Os justos possuirão a terra e a habitarão a para sempre.

  17. Pra mim tem serteza o jardim era na africa precisamente no República democrática do Congo se vc quer saber vai na Bíblia ler correctamente a saída do rios é os inícios que era no jardim de edem isso é uma história real que eu conheço 

  18. para mim o jardim do edem é a nova jerusalem que estar por vir

    1. “para você” ?! quer dizer que sua Bíblia é particular ?

  19. Amigo, Deus amaldiçoou aquele lugar, então não espere encontrar nos dias de hoje a beleza que o jardim foi um dia, é provável q hj só exista miséria, por isso acredito que seja em algum lugar da África, pois de la tbm vem todas as religiões que cultuam demonios

  20. Geralmente eu não comento esses textos mas este está muito bom. parabéns foi muito bem escrito, com começo meio e fim e palavras claras e objetivas. adorei!

  21. A minha catequista disse me que o jardim do Éden é o mundo onde nós vivemos.

    1. Então sua catequista deve ter sido doutrinada pela teologia demoníaca da libertação. Pois o éden jamais poderia ser habitado por ímpios.

  22. Muito interessante,eu gostaria muito de conhecer o jardim do Éden

  23. EU TENHO CERTEZA QUE DEUS NÃO MENTIU,REALMENTE O CASAL MORREU,TANTO É QUE NÓS TAMBÉM MORREMOS.

    1. Obviamente Deus não mentiu, que mente ´o homem jovem, é muito comum nos humanizarmos Deus. POORRA! Deus é Déus e não homem ou mulher acha que nem sexo ele tem. É muito comum acreditarmos que a Bíblia é inerrante e que tudo que ta nela é a pura verdade (cristãos que não questionam)

  24. Deus nunca mente, Adão e Eva morreu como Deus predisse, Deus disse que naquele mesmo dia morreram e foi isso que aconteceu, porque a Bíblia diz que 1000 anos para nos e um dia para Deus, realmente o Adão não chegou a completar os 1000 anos, ele morreu com 930.Genesis 5:5

    1. Caramba, jovem pare com isso, isso são ditados daquela época, 1000 anos aqui pra Deus continua sendo 1000 anos. Deus disse isso a vc? kkkkkkk

  25. onde diz que 1000 anos pra nos e uma dia para com deus?

    1. Pois é, kkkkkkk

  26. -“dando asas á imaginação !…”- Deus pôs á entrada,ou portal de entrada do Éden, um poderoso anjo armado de espada para que o homem ou qualquer outro, não ousasse entrar…- não seria alí um portal dimensional , digamos  uma porta de acesso instatâneo para o Jardin ?…- Goethe-Br

    1. você deve ter assistido muito o seriado “StarGate” ou algum outro filme xarope de ficção cientifica para imaginar isso. kkkkkk

  27. O Jardim do Éden esta no céu a onde ninguém invade

  28. O papa é a besta mas ele adora o mesmo no Jesus Cristo filho de Deus que todos os evangélicos do mundo adora o qual é o 666

  29. Para mim o jardim do edem ficava justamente onde hoje é o Iraque

  30. oi. o jardim não se chamava Éden. foi plantado na região chamada Éden, no lado oriental. Nascia um rio na região Éden que regava o jardim (sem nome) e ali, no jardim, se dividia em quatro braços dando origem a quatro rios que possivelmente ainda hoje existem como é o caso do Eufrates… 

    1. POIS ENTÃO, O ARTIGO CHAMA DE “JARDIM DO EDEN” POIS FOI PLANTADO NO EDEN.
      “Talvez nunca saberemos o lugar exato do Jardim do Éden, contudo, já temos em Cristo o deleite da paz com Deus (Rm 5.1).” ((palavras finais do artigo)).

  31. O Jardim do Éden só pode estar na turquia, pois é lá que está a cidade onde tem o trono de Satanás, de lá ele domina toda a maldade do mundo, só pra lembrar, é Pérgamo a capital do seu reinado.

  32. O que era importante pra nós, Deus deixou registrado na bíblica, portanto o demais não é permitido por Deus!! Então não procure informação na Internet, porque Deus não sua Internet. Na biblia tem todas as respostas, e só ler. Ok

  33. O EDEN É Um Lugar Entre Os Céus E A Terra. Um Portal entre as Duas Dimensões. Ele Existe
    E Não É Uma Ficção.O Profeta Elias Foi Levado Para O EDEN, Dele Virá O Mashiach De Israel!

    1. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
      Gênesis 2:15

      no Eden, não é lugar de vagabundo …Já que voce parece que aspira ir no Eden um dia vai ter que trabalhar viu ?! (rsrsrs)

  34. Após A Desobediência De Eva, Induzindo Adam Ao Pecado, O Eden Encontra-se Completamente Restaurado, Voltando A Ser Um Santuário De Paz, De Vida E De Luz! Lá Não Existe A Morte E Nem O Sofrimento! É A Moradia E A Habitação De Israel, O Filho Primogênito Do Eterno.

    1. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
      Gênesis 2:15

      no Eden, não é lugar de vagabundo …Já que voce parece que aspira ir no Eden um dia vai ter que trabalhar viu ?! (rsrsrs)

  35. O Éden foi recolhido por Deus, pois nele estava a Árvore da Vida, logo não poderia ficar aqui. Quanto ao terreno fértil do vale, temos um belo exemplo disso na Palestina, Terra Santa. Onde até hoje é um lugar abençoado.

  36. O Éden foi recolhido por Deus, pois nele estava a Árvore da Vida, logo não poderia ficar aqui. Quanto ao terreno fértil do vale, temos uum belo exemplo disso na Palestina, Terra Santa. Onde até hoje é um lugar abençoado.

  37. Deuteronômio 29:29, vamos deixar o que é de Deus para Deus.

Comentários 1 - 50 de 69Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement