Esqueceu a senha?

Qual é a diferença entre “orar” e “rezar”?

por Pr. Joaquim de Andrade - dom abr 28, 4:42 pm

Qual é a diferença entre “orar” e “rezar”? A oração do “Pai Nosso” é uma reza? O que há de exemplo na Bíblia?

RESPOSTA

Se estudarmos a origem latina (rezar em latim é “recito”) da palavra “rezar” vamos descobrir que ela traz um significado de “recitar”, “ler em voz alta”, “apresentar lendo”, “citar”, “pronunciar uma fórmula”, “repetir”, “dizer de cor”. Este estudo da raiz e da significação do termo “rezar” nos mostra que tal palavra se aplica melhor às preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos.

Já o verbo “orar” tem suas raízes no termo latino “oro”, que significa “dizer”, “falar”, de onde também se deriva o termo “oral”, ou seja, “dito”, “falado”. Este entendimento se encaixa melhor com as preces na forma de uma fala, uma conversa. Orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo.

A partir de textos Bíblicos temos hoje algumas “rezas’ que são praticadas por cristãos que fazem destes textos suas preces, como por exemplo, os salmos 91, 23, etc. Entretanto não há nenhuma ordem bíblica para que se tomem tais ou outros textos, decore-os e transforme-os em frequente oração.

Existe também o que chamamos de “Oração do Pai Nosso”, que é o texto de Mateus 6:9sp-13. Entretanto, não se pode dizer que era intenção de Jesus determinar que seus discípulos praticassem uma reza, como podemos ver no verso sete, através de Sua admoestação “não useis de vãs repetições”. Este termo (“vãs repetições”) não se refere à repetição de um pedido, mas a um murmúrio vazio e preces longas que confundem verbosidade insignificante com piedade.

Na Bíblia há muitos exemplos de orações. Tais preces sempre se mostram ser uma fala do ser humano para com Deus. Uma conversa espontânea, diferente de um recital decorado. Alguns exemplos podem ser vistos nas orações de Davi (1Cr 29.11-13), Jonas (Jonas 2:1-10), Neemias (Neemias 2:4, etc), Ezequias (Isaías 38:1-5), o ladrão na cruz (Lucas 23:42), o fariseu e o publicano da parábola (Lucas 18:9-14), o Senhor Jesus Cristo (João 11:41-42; Lucas 23: 34; João 17), etc.

A oração é a chave na mão do crente para acessar o trono de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu pai de amor. Você pode ser uma grande pessoa de oração. Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes alegrias e anseios. Ele te ouvirá. Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá em Jesus o seu melhor amigo!


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

51 Comentários

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Orar vem de ouro e de orus,e nao de oral… que significa entrar no tempo de Deus..
    Nosso tempo aqui na terra é cronus ou seja,o tempo cronologico…

    1. Orar .
      Não vem de oratória?

  2. Façam uma análise científica. Se a Igreja Romana não existisse os evangélicos conheceriam Jesus? É só estudar um pouquinho. Outra, quem juntou todos os escritos para formar a biblioteca sagrada. Quem monta o manual sabe mais sobre ele do que o leitor, certo? Parem de “protestar”. 

    1. A igreja Romana não foi a única a ter cópias dos livros da Bíblia,por exemplo, os judeus cristãos tinham.E, tbm, ela ficava com os escritos mas não permitia as pessoas de ler, e como hoje, havia manipulação das massas, visto que estes não podiam “debater” a interpretação.

    2. meu amigo você esta enganado, se não fosse a igreja Romana os evangélicos seria a maioria no mundo, foi a Romana que matou centenas de milhares de evangélicos (ver inquisição, foi ela que envenenava as paginas da bíblia para matar os leitores.

    3. Edson, você está enganado. Se não fosse o protestantismo, teríamos só uma Igreja cristã, e não essa prostituição protestante.

      A Igreja Católica não matou ninguém na Inquisição. Quem fazia isso era o estado. O protestantismo matou mais que o próprio estado em sua inquisição.

    4. Caro amigo, é que Deus ele anuncia a quem ele quer e por quem ele quer, entendeu? Não é a minha vontade mas sim a vontade de Deus! 
      Agora eu te pergunto, de que adianta ter reunido todos os livros dessa MARAVILHOSA PALAVRA se não a cumprem? de nada amado vai adiantar. 
      Um abraço! 

    5. Cara se as igrejas romanas sabem mais me fala porque a bíblia proíbe imagem e lá tem?

      Ma fala sobre êxodo capítulo 20 versículos 1 ao 5
      Salmos 115 versículo 4 ao 8
      Atos 17 versículo 24

      Leia e me Marque aqui quero saber oq sua bíblia católica diz

      Tou aguardando!

    6. Se minha mae fosse homem, eu não tinha nascido

    7. Serto que a igreja católica romana veio primeiro , mais so pra enganar os fieis , vouta na historia la no tempo da saxônia , e analisa oque acontecia e porque hj existem evanjelicos ….

      Pesquisa quem foi MARTIM LUTERO…

  3. Quem monta o manual sabe mais sobre ele do que o leitor, certo?
    Resposta: Então faça o correto, aplique esse manual  da verdade (Bíblia) na sua vida.
    Um grande abraço, companheiro.

    1. Que pena! Acho que muitos de vocês não entendem o que Cristo pede, pois ficam se alfinetandos. Vocês são cristãos mesmo? Não parece! Que pena.

    2. José sex jul 24 at 9:33 am  “…Vocês são cristãos mesmo? Não parece!” 

      voce acusa outrem de alfinetar, mas o que voce escreveu então o que é baionetadas ? 

  4. Então quem montou a Bíblia (o manual) foi a Igreja Romana?! Tá sabendo legal.

    1. Tá sabendo sim.

  5. Se você quiser saber se ser crente é ruim é só provar. Pois Deus espera por você.

  6. Rezar e orar pertecem ao mesmo sinônimo assim como andar e caminhar! Não tente mudar a língua portuguesa para atacar a Igreja Católica, por que por fim quem fica na ignorancia não é aquele que segundo você é levado pelo catolicismo ,mas é quem não ler um dicionário. 

    1. Ketlen, respeito seu entendimento, mas eu entendo de outra forma, rezar são repetições, o que Jesus desconsidera como eficaz (“não useis de vãs repetições”), e orar quer dizer falar com Deus, então neste caso Jesus aprova. (“orarás ao seu pai que estas no céu”).

    2. Pois então, Icabode Crane, conforme vc msm disse: “”mas EU entendo de outra forma”. Portanto, devemos respeitar seu entendimento, mas não aceita-los como vdd universal e quanto ao “não useis de VÃS repetições”, por si só já traduz mto bem… VÃS!

  7. Se a oração é o meio de comunicação entre você e seu pai de amor, ao rezar você faz o mesmo. Não significa que os católicos somente rezam o pai nosso, católicos também se abrem com Deus, fazem suas orações espontâneas. 

  8. Orar ou rezar! não faz diferença desde que seja direcionada para Deus!
    E não para santos que não tem poder nenhum!

  9. show de bola a explicação, me ajudou bastante em diferenciar uma coisa da outra..

  10. Frequente igrejas evangélicas e católicas e outras através de convites,inclusive fiz estudo bíblico,analisando todas (RELIGIÕES),Decidi seguir uma(DEUS)Religião só serve para criar conflitos entre si,acho que deveriam se respeitarem mais e deixar assuntos como tais citados nas mãos de DEUS.

    1. Hoje em dia quem procura uma igreja para frequentar,se preucupa em qual religião esta certa em suas doutrinas.Isso me afastou de todas.Não oro nem rezo,falo com DEUS em qualquer lugar e a hora q eu quiser e leio a Bíblia. Agora pergunto as religiões,Vou deixar de ser salvo por não ir a igreja?

  11. Eu prefiro dizer rezar….CREM DOS PAI!

    1. tem uma diferença, rezar é uma repetição de palavras, todas as que rezam repetem as msm palavras, orar é um dialogo com Deus nao se repete palavras.

  12. Somente não podemos aceitar que todos os caminhos levem a Deus porque a Bíblia diz que há somente um caminho: Jesus.Se quisermos ir a Bahia e pegarmos um ônibus em São Paulo com sentido a Manaus, com certeza não chegaremos a Bahia. Todos os caminhos não nos levam onde queremos chegar.

  13. Eu não sei porque ainda tem tantas pessoas que gostam de torcer as palavras
    o dicionario deixa bem claro quando mostra a diferença de rezar e orar como ainda tem gente que insiste em dizer que e mesma coisa
    ele fala bem claro que rezar é palavras de repetições ,e decorações e de terceiros

  14. O dicionario deixa bem claro ; orar é quando a pessoa faz oração de si mesmo
    e não de terceiro. Eu só quero falar praqueles que se diz cristão e tem a biblia como sua regra de fé que Jesus deixou bem claro quando diz não useis de repetições

  15. “Esses tais demonstram um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca das palavras, que resulta em inveja, brigas e atritos constantes…”
    (1Tm 6, 4)

    1. amém pelo verso, contudo Estude mais e não somente versos isolados ”
      É necessário fazê-los calar, pois, motivados pela cobiça, transtornam casas inteiras, pregando o que não convém.” tito 1:11

  16. Não entendi

  17. Qd vc lê ou fala c Deus naturalmente, está rezando, mas qd vc está falando o q sai do coração, e aquilo q está lendo sair d coração, então vc está orando.se o verbo sair vivo vc está orando em  Espírito. E esta é a oração q Deus ouve. 

  18. Zoe Borges Tibola sex maio 12 at 10:28 pm Não entendi

    Prezada irmã Zoe, rezar é fazer vãs repetições, orar significa você falando com Deus.
    apenas isso.

  19. A verdadeira religião consiste em,visitar o órfão é a viúva,os doentes nos hospitais,os encarcerados os pobres etc…E só existe uma religião a deixada por Jesus cristo.que já perdura por mais de dois mil

    1. “só existe uma religião … já perdura por mais de dois mil ..”

      se acha que é a ICAR precisa estudar mais história … 2017-300 = 1717 anos .. a católica na verdade iniciou no ano 300 com Constantino. e o papado régio absolutista com papa leão I.

    2. Isso mesmo!

  20. A oração é o meio que nós temos para se conectar com o Criador (Deus) !
    A Bíblia (Palavra) , é o Meio que o Criador tem para se conectar com criação (nós).

  21. Me discupa mas os apóstolos ensinaram os mandamentos de Jesus tudo que pedires em meu nome Deus o concedera.Deus não tem culpa se os cristãos se corromperam com ídolos e esqueceram que o único que é digno de adoração e Jesus é seu Pai.

  22. Deus me deu o dom de memorizar sua palavra, e transformar em oração , de pedido e de agradecimento. Base Isaías 55:10 ,11
    Oração
    Pai obrigada porque segundo suas riquezas tu já
    Supriu todas as minhas necessidades em Glória por Cristo Jesus

    Filipenses 4: 19

  23. Vamos confessar a palavra de Deus, recitando à cada momento
    Pois ela não volta vazia.
    Deixo uma oração ,
    O espirito de sabedoria e de inteligência
    O espirito de Conselho e de fortaleza
    O Espírito de conhecimento e de temor senhor está sobre mim.

    Isaías 11:2

  24. Excelente estudo.

  25. O étimo da palavra ajuda, identifica a origem. A semântica mostra o desenvolvimento da palavra ao longo do tempo e dos lugares. Oração, reza, prece, preito, invocação e tantos outros vocábulos trazem o sentido da comunicação. O essencial é que o emissor e o receptor se conectem.

  26. Orar vem da Lingua egípsia e lignifica fazer preces ao Deus Horus.

    1. mentira sua !
      orar significa falar espontâneo com Deus, enquanto que rezar é vã repetições reprovada por Cristo vide Mateus 6:7

  27. Ja foi um bom católico, quanto mais católico mais perto da igreja d Roma, mais longe de Cristo. 
    Essa tolice  de dizer q a igreja católica q fez a guarda da bíblia. É algo tão contraditório q Deus, botou no esquecimento o Latim.  Quem tem a guarda da palavra…é o Espírito Santo.   

  28. CRISTIANISMO NÃO E RELIGIÃO!
    CRISTIANISMO É RELACIONAMENTO DO HOMEM COM DEUS, A RELIGIÃO MATA, MAS CRISTO VIVIFICA, AMADOS SEJAM CRISTÃOS ROMANOS OU EVANGÉLICOS TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO
    SE COM O TEU CORAÇÃO CRER E COM SUA BOCA CONFESSAR A JESUS SERÁ SALVO

    1. Concordo plenamente que Cristianismo não é Religião! Religião só serve para confundir as pessoas.

  29. Desde pequeno ficava intrigado com a repeticao de varias oracoes como ave mariaum terco inteiro fu crescer pra ver que tamanho absurdo

  30. O segredo da salvação está em Tiago Cap. 1 v.27.no que dis respeito a reza e oração o que conta muito é a forma que nós se expressamos desde quando seja dirigida ao senhor:clama a mim e eu responderei quando mim clamar de todo o seu coração.

  31. se o discernimento vier de Deus fica tudo claro mas quando homem se apoia em tradições, conhecimento e ego não tem como o Espírito Santo trabalhar nessa vida

Comentários 1 - 50 de 51Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement