Esqueceu a senha?

Qual era a população de Bete-Semes?

por Artigo compilado - ter mar 04, 12:06 am

masada-israel-20879149

1 SAMUEL 6.19 – Como Bete-Semes poderia ter uma população superior a 50.000 homens?

PROBLEMA

Depois que o povo da cidade de Bete-Semes recebeu a arca da aliança, alguns cidadãos desprezaram o fato de que a arca era sagrada e olharam o seu interior. O texto diz: “E o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens” (SBTB). Entretanto, uma população de mais de 50.000 pessoas parece ser muito grande para uma comunidade como aquela.

SOLUÇÃO

Em primeiro lugar, este é muito provavelmente o caso de erro de transcrição feito por um escriba. A numeração na língua hebraica normalmente segue um certo padrão, pelo qual o número maior é escrito em primeiro lugar, vindo em seguida o menor. A forma usual de escrever tal número em hebraico seria “cinqüenta mil homens e setenta homens”. Entretanto, neste caso, os números aparecem de forma invertida. Na realidade o texto diz: “setenta homens cinqüenta mil homens”. Além disso, as designações numéricas quase sempre são ligadas pela conjunção “e”, de forma que a redação normal seria: “cinqüenta mil homens e setenta homens”. Também neste ponto a passagem foge da maneira usual por omitir o “e”. Tais razões têm levado muitos a suspeitarem de que o texto foi inadvertidamente alterado por erro de cópia.

Em segundo lugar, é também admissível que se tenha ficado apenas com explicações para o tamanho do grupo de pessoas e que simplesmente se tenha deixado de fazer uma investigação mais acurada até o presente. Pode ser que alguma escavação arqueológica venha a dar evidências que expliquem por que havia de fato uma população tão grande lá, ou pelo menos envolvida com o juízo de Bete-Semes. Embora uma população superior a 50.000 pessoas possa parecer elevada para uma comunidade como a de Bete-Semes, tal população não é de todo incomum no mundo antigo para cidades maiores. Este grande número pode ainda vir a ser justificado de alguma maneira.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement