Esqueceu a senha?

Quando foi criado o inferno?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui set 13, 11:27 pm

O jornal O EXPRESSO POPULAR*, página 2, traz uma coluna com o título ‘SUA FÉ” onde diariamente os líderes religiosos de nossa cidade expõem seus pontos de vistas religiosos. O líder religioso espírita Lamartine de Souza Gama, presidente da Use Intermunicipal de Santos, levanta uma pergunta e escreve o seguinte: “QUANDO FOI CRIADO O INFERNO? Ora, se as penas instituídas aos infratores nada têm a ver com inferno, mas com situações terrenas, ou seja, todas elas estão relacionadas com coisas do dia a dia. Isso prova que o inferno, na verdade, é uma criação humana.”Comenta em seguida resultados de pesquisas de opinião pública realizada pela revista VEJA e emite a seguinte opinião” Uns poucos (11%) crêem que passarão um período de penitência no purgatório. Mas, nenhum só, admitiu a possibilidade de ir para o inferno “. Então deixamos uma pergunta: qual a utilidade prática do inferno, se ninguém admite ir para lá?”

Bem, considerando que depois de criar o universo, animais e o homem Deus viu que tudo quanto tinha feito era muito bom, como aponta Gênesis 1.31, nada se lê a respeito da criação do inferno na criação original de Deus.Considerando que em Mateus 25.41 se declara que o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos como constam das palavras de Jesus “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos”, o homem não era destinado ao inferno, entende-se que primeiramente, o inferno foi criado para recolher um lixo espiritual: o diabo e seus anjos. Logo, o homem é um intruso que vai para um lugar que não lhe era destinado senão para o Diabo e seus anjos, repetimos.

Mas a indagação, quando foi criado o inferno é secundária. O problema é não cair lá. Mas vamos adiantar quando foi criado o inferno. No livro de Isaías 14:9 “O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.” Ora, se o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos, entendemos que no mesmo capítulo 14, versículos adiante, vamos encontrar a queda de Lúcifer, nome do querubim que se rebelou contra Deus e foi-lhe então preparado o lugar que, na visão dos espíritas, não existe nem o Diabo e muito menos o lugar denominado inferno:

“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?” (Is 14.12-16). Hoje ele está solto com os seus demônios atualmente na vida de pessoas que lhe dão ouvidos e cedem a suas tentações (Mt 4.1-10; 1 Pe 5.8). Mas, o lago de fogo já o aguarda (Ap 20.10) onde de dia e de noite será atormentado para todo o sempre.

E A DESCRENÇA NO INFERNO ANULA A SUA EXISTÊNCIA? 

Não. Está escrito: “Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso”.(Rm 3.3,4). Jesus certa vez foi interrogado sobre qual o número de pessoas que se salvariam do inferno. Um dos que o acompanhavam lhe fez a pergunta: “Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, SENHOR, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois”; ( Lc 13.23-25). Aí está o que todos deveriam fazer para escaparem do inferno: “Porfiai por entrar pela porta estreita”; Jesus falou a respeito de duas portas: uma estreita e outra larga. Leiamos o que Jesus disse sobre as duas portas: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.Aí está Jesus claramente ensinando que a porta larga conduz à perdição. E o que perdição senão ir para o inferno, embora na pesquisa de opinião nenhuma pessoa tenha admitido de ir para a perdição.

E QUAL A UTILIDADE PRÁTICA DO INFERNO?

A pergunta formulada tem tanta objetividade quanto a perguntar que utilidade tem para uma cidade um depósito de lixo. E possível admitir-se a existência de uma cidade sem que haja um lugar para se jogar o seu lixo. Quando há uma greve de garis que recolhem diariamente o lixo da cidade, a cidade fica mal cheirosa, insetos esvoaçando de um lado para o outro, levanta-se um clamor contra a situação provocada pela greve que ninguém mais suporta. O inferno é nada mais nada menos do que um depósito de lixo para recolher pessoas que não aceitam viver dentro da vontade de Deus. E Jesus empregou justamente uma palavra no grego que tem ligação com o depósito de lixo. Usou a palavra Geena. A palavra Geena é formada de duas palavras gregas: ge: terra e hinom. Essas duas palavras juntas significam o “vale do hinom”. Esse foi o lugar onde o ímpio rei Manassés queimou seus filhos (2 Cr 33.6). Esse lugar era chamado o Vale de Hinom. Por isso, “geena” é o nome grego para o Vale de Hinom. Esse era um lugar cheio de fogo, morte e aflição. Mais tarde chamou-se também “geena” o abismo ou vale fora da cidade de Jerusalém onde era jogado o lixo. Isso correspondente em nosso tempo aos depósitos de lixo com mau cheiro, fumaça, odores de putrefação que se encontram fora das cidades. Jesus usou o lugar de incineração fora da cidade de Jerusalém como exemplo em sua descrição do inferno. A esse lugar, para onde vão os perdidos, ele chama “Geena” onze vezes.

O QUE JESUS DISSE ACERCA DO INFERNO

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.(Mt 10.28) 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.”(Mt 13.41,42)”.Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.”(Mt 13.49,50)”.E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.” (Mc 9.43-48).

AS PALAVRAS ORIGINAIS NA BÍBLIA TRADUZIDAS PARA INFERNO EM PORTUGUÊS

Existe ainda a palavra inferno como tradução da palavra hebraica Seol e Hades em grego, A palavra Seol aparece no Antigo Testamento 65 vezes. A palavra Hades é usada por Jesus no Novo Testamento 10 vezes. Uma delas é citada em Lucas 16.22-24: “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.Aí estava o lugar do rico opulento que viveu aqui na terra negando a existência do inferno Foi parar lá.

* O EXPRESSO POPULAR em sua edição de 19 de fevereiro de 2008


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A PAZ DE CRISTO REI.
    Amados sei disse, que além de saber Deus, através do Seu Espírito me mostrou alguma partícula do inferno, é horrííííííííííiííííívéeeeeeeeeeeel,

    1. bah … que estória é essa “que foi mostrado uma partícula do inferno”

      você é um daqueles que foi “arrebatado” ? tem um besteirol imenso assim no youtube.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement