Esqueceu a senha?

Quando foi revelado o nome Jeová (Yahveh)?

por Artigo compilado - sáb dez 28, 12:11 am

tj-nomedeDeus

ÊXODO 6:3 – Deus já era conhecido pelo nome “Senhor” (Jeová ou Yahveh), mesmo antes do tempo de Moisés?

PROBLEMA: Disse Deus a Moisés: “Apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O Senhor, não lhes fui conhecido” (Êx 6:3). Entretanto, a palavra “Senhor” [Jeová, Yahveh] aparece em Gênesis diversas vezes, tanto em combinação com o termo “Deus”: como “Senhor Deus” (Gn 2:4, 5, 7, 8, 9,15 etc.) e, isoladamente, como “Senhor” (Gn 4:1, 3,4, 6,9 etc).

SOLUÇÃO: Esta dificuldade pode ser explicada de várias maneiras. Alguns crêem que esta palavra – “Senhor” – foi introduzida em Gênesis na forma de uma antecipação. Outros sustentam que o pleno significado do nome não era conhecido previamente, muito embora já estivesse em uso. Ou, talvez, algum traço da personalidade do Deus que é fiel à sua aliança, indicado pelo nome “Senhor” [Jeová, Yahveh], ainda não tivesse sido revelado, até o tempo de Moisés. Outros ainda pensam que Moisés (ou um editor posterior) colocou este nome no texto de Gênesis retrospectivamente, depois de ele ter sido escrito. Seria como um biógrafo daquele famoso pugilista referindo-se à infância de Muhammad Ali, embora o seu nome na realidade fosse Cassius Clay naquela época. Corroborando com isso, há o fato de que o sufixo “-ah”(que aparece em “Jeovah”), que se apõe a nomes, geralmente não aparece em nomes anteriores ao tempo de Moisés.

Extraído do livro Manual de Dúvidas e Enigmas da Bíblia – Geisler – Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Boa Explicação sobre quando o Sagrado nome de Deus foi Revelado.porem penso que seria bom que as Igrejas Evangélicas Não usassem mais a Pronuncia Jeová,pelo motivo de ser Errada,porque é Hibrida:mistura as Letras do Nome de Deus: JHVH(YHWH) com as Vogais da Palavra Hebraica Adonai(Senhor) que só começou a ser Usada a Partir do Século XVI. por isso Não é exata e nem se aproxima de como era pronunciado o nome de Deus.Penso que Seria Bom que as Igrejas Evangélicas usassem a Pronuncia Javé.porque a Grande indicações de que seja a pronuncia Certa ou mais próxima da certa.a Maioria dos eruditos é a favor de YahweH que é adaptado corretamente em Português Javé.essa pronuncia esta de acordo com a regras da Gramatica Hebraica.tambem houve o uso dessa Pronuncia por Antigos Cristão da Igreja,Clemente de Alexandria escreveu Iaoue que se pronuncia em Grego Iaue e Teodoreto escreveu Iabe que se pronucia em Grego Iavé. ambas as pronuncias Gregas se procimam do Hebraico a Yahweh(Iavé).tudo indica que o Nome de Deus é Javé.

  2. muitos argumentam que ninguem sabe a pronuncia original é por isso so usam Senhor porem a evidencia mostra que Javé é a pronuncia mais aproximada do hebraico a palavra aleluia significa louvai a Jah forma abreviada do nome sagrado nunca foi abreviado por Jeo portanto o nome é Jahveh. 

  3. Pergunto então: Porque Cristo Jesus, em nenhuma de suas falas pronúncia o nome que segundo dizem é o nome do Pai dEle e no novo testamento nem se vê ou ouve fale nesse nome?  Jave, Iave…….? 

  4. Cristão Antigos usaram o nome de Deus.Ireneu(seculo II) escreveu ” Iah ” que é abreviação de Iahweh(Javé).Clemente de Alexandria(seculo III) escreveu: ” O nome mistico …é pronuniado Iaoue,,,”que se pronuncia ” Iaue”’ correspode em Hebraico Iahweh.

  5. Teodoreto, ( século V) que afirma:
    “Os samaritanos o chamam de IABE ” que se pronuncia em Grego ” Iavé ”. Epifânio usou ” IABE ”. as pronuncias Gregas Iavé e Iaue se assemelham em Hebraico Iahweh,adaptado em Português; Javé.

  6. Origenes em sua obra Hexapla usou o nome Javé escrito com Letras Hebraicas no texto em Grego do Antigo Testamento.a Antiga Igreja reconhecia o nome de Deus que era Javé .embora na maioria das vezes o chamasse de Deus, Pai e Senhor.

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement