Esqueceu a senha?

Quaresma: quem pode perdoar pecados?

por Pr. Natanael Rinaldi - qui fev 23, 10:08 am

Pr. Natanael Rinaldi Responde…

PERGUNTA: No início do período chamado “quaresma” ocorre um fato importante. Nos dias que precedem esse período há uma festa chamada Carnaval. Nela as pessoas se embriagam, usam máscaras e praticam todos os tipos de imoralidades. Terminado o carnaval, na “quarta-feira de cinzas, vão a Igreja e o padre coloca um pouco de cinza na testa de cada um, declarando perdoados os pecados prazerosamente cometidos. Isso é bíblico?

RESPOSTA: Não. Não é bíblico. Primeiro porque a Bíblia declara que homem algum pode perdoar pecados. Esse é um atributo exclusivo de Deus. “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse ao paralítico: a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa” (Marcos 2.5-11).

Nem o apóstolo Pedro podia perdoar pecados, embora seja tido como o primeiro papa. “E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração, pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade” (Atos 8.18-23).

Como vemos, Pedro aconselhou Simão a rogar a Deus para que seu pecado fosse perdoado. É o que ensina a Bíblia: “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado“ (Salmo 32.4). Em segundo lugar, porque essa ato de penitência, colocando cinzas na testa, não revela realmente um arrependimento sincero, dado que cada ano se repetem os mesmos pecados cometidos durante o carnaval. Jesus falou acerca de pessoas que servem a Deus apenas na aparência, mas cujos corações estão afastados dele. “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mateus 15.8-9).

É verdade que a Bíblia fala do uso de cinzas quando se cometia pecado contra Deus, mas havia abandono do pecado. Um exemplo é o povo de Nínive, a quem o profeta Jonas foi pregar (Jonas 3.2-10).

 

Nota: Pergunta respondida pelo Pr. Natanael Rinaldi, no programa de rádio Consultando a Bíblia, em 09/02/2010.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

84 Comentários

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. a igreja jamais ensinou que cinzas perdoa pecado. entendimento totalmente errado que voces tiveram

  2. Como está escrito: misericórdia quero e não sacrifício. do que adianta viver uma vida de bebedeira prostituição, e depois achar que pode barganhar a Deus com cinza, esmola, missa de 7 dia etc. Deus quer arrependimento.

    1. isso mesmo.Serve também para muito evangelico que se diz salvo mas que não é sequer capaz de fazer obra de caridade.

    2. Fazer obra de caridade? vc tem certeza que nós não fazemos obra de caridade?
      Meu caro vc esta precisando conhecer melhor as igrejas evangélicas amiguinho?

    3. mas são vcs que dizem que obras não salvam…e as condena…
      e mais.não poucos de vcs fazem apenas para mascarar erros.Tipo as neopentecostais que querem esconder seus erros atrás de tais obras
      e por ultimo, se vs julgam erradamente, também devem estar preparados…

  3. “vão a Igreja e o padre coloca um pouco de cinza na testa de cada um, declarando perdoados os pecados prazerosamente cometidos. Isso é bíblico?”

    o que a igreja diz ao colocar as cinzas é: “convertei-vos e crede no evangelho”
    e não “estão salvos” como vcs se arrogam

    1. mariane,
      Nós não arrogamos ser salvos. a própria bíblia nos da essa certeza quer ver?
      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
      João 5:24

    2. Quer outra? ”Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
      Romanos 8:1

    3. Deus manda cumprirmos apenas quatro palavras você sabe qual é?
      O-B-D-C
      Vai estudar bíblia depois vc vem conversar comigo.

    4. Quanto ao que vc comentou: “vão a Igreja e o padre coloca um pouco de cinza na testa de cada um, declarando perdoados os pecados prazerosamente cometidos. Isso é bíblico?”
      Resposta: realmente isso não é bíblico, mas é o que O padres ensinam.

    5. “Deus manda cumprirmos apenas quatro palavras você sabe qual é?
      O-B-D-C”

      Mt 25, 14-30.Obedecer os fariseus o faziam…queria saber é se entendiam

    6. “vão a Igreja e o padre coloca um pouco de cinza na testa de cada um, declarando perdoados os pecados prazerosamente cometidos”

      asserção sem fundamentação.Se for assim, os ditos cristãos passarão a vida discutindo seus erros porque todos erram e erraram, como diz Paulo

  4. queria saber por que os protestantes falam em salvação mas adoram dinheiro

    1. Na questão de dinheiro ou víveres de sobrevivência é uma questão desde os tempos de Jesus: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” Mateus 6:31
      Deixe de hipocrisia pois tanto protestantes ou não preocupam com dinheiro.

    2. meu filho to falando de outra coisa
      e tu sabe muito bem
      teologia da prosperidade politicagem e outras coisas
      não cite a Bília em vão

  5. A quaresma surgiu no ano 350 (século 4) … E depois em 1224 São Francisco de Assis acreditava que o arcanjo Miguel tinha a função de salvar almas no último instante e também tinha a capacidade de retirar almas do purgatório. Estudar e refutar esse evento pela Bíblia.

    1. jcpsex fev 24 at 5:31 pm
      “A quaresma surgiu no ano 350 (século 4) … E depois em 1224 São Francisco de Assis acreditava que o arcanjo Miguel tinha a função de salvar almas no último instante”

      e as fontes?

    2. sr. aido, pesquise o sr. parece o sr muito preguiçoso e quer tudo na boca igual passarinho no ninho?

    3. “jcpdom fev 26 at 4:49 pm
      sr. aido, pesquise”

      a quem acusa cabe o onus da prova, certo?

  6. Quando tu conhecer a verdade é ser liberto por ELA tu vai saber. Juvenildo.O joio tá no meio do trigo. Bíblia.

    1. “Quando tu conhecer a verdade é ser liberto por ELA”

      a quem acusa cabe o onus da prova, certo sr said?
      verdade construida em cima de mentora não é verdade

    2. aildo,
      vc quer provas? vai estudar a bíblia e vc verá que essas doutrinas ensinada pela igreja católica não tem nenhum respaldo bíblico.

    3. mandar estudar a Bíblia é facil, até porque no seu entender estudar e decorar devem ser a mesma coisa

    4. Estudar biblia pra mim é dessa forma:
      Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
      Atos 17:11

    5. Estudar é meditar, examinar, não é comer pela mão dos outros como muitos de vcs fazem.

    6. meu filho
      se e assim mesmo, eliminem o pastor como meio de meditação
      vcs falam em meditar mas meditam pela cabeça do homem de terno e gravata
      menos bazófia e mais atitude por favor

    7. falam em exame das escrituras mas eliminam trechos assim que os convém, como os trechos em que fala dos querubins

  7. em cima de mentira

  8. O autor tratou de um tema que a Igreja Católica nunca ensinou, pois Ela não ensina que os homens perdoam pecados, mas é o próprio Deus que perdoa na pessoa do sacerdote, e somente no sacramento da Confissão, conforme Jesus ensinou em São Mateus 18,18.

    1. Mateus 18:18 não se aplica a ICAR pois esta foi criada no ano 300 Dc pelo imperador constantino, sendo ICAR a primeira seita cristã do mundo que ostentou-se até o século 14 quando houve o inicio do protestantismo pelo doutor Martinho Lutero.

    2. então não venha com essa de reportar-se a Igreja que não cola … “sacramento da confissão” fale por si próprio se nunca ouviu falar de crentes protestantes. não aceitamos isso, “protestante” significa “aquele que protesta” então não adianta insistir que não cola.

    3. Muito bom sr.Milton, só não entende quem não quer.

  9. Adeilton Arrudas eg mar 06 at 8:58 pm “Muito bom sr.Milton, só não entende quem não quer.[quaresma].

    a questão não é “entender” mas sim aceitar, os protestantes (aqueles que protestam contra a ICAR)
    não aceitam, e nunca aceitaram o corpo doutrinário católico apostolico romano.

    1. e não adianta nada seu mi mi mi sobre o dever de reportar “a igreja” pois os protestantes não reconhecem, e nunca reconhecerão a (SUPOSTA). autoridade papal e da ICAR .
      melhor o sr. papar hóstia sozinho. que não terá companhia dos crentes protestantes nisso. ok

    2. “pois esta foi criada no ano 300 Dc pelo imperador constantino”

      esta é uma opinião puramente pessoal travestida de argumentação.Seria o mesmo ue dizer que foi Lutero quem criou a Igreja Reformada

  10. “nunca ouviu falar de crentes protestantes. não aceitamos isso, “protestante” significa “aquele que protesta”

    o trecho acima é autoexplicativo; é o reconhecimento de que há birra, não crítica consciente.

  11. “do protestantismo pelo doutor Martinho Lutero”.

    se Lutero era doutor, foi graças à Igreja Católica

  12. “não adianta nada seu mi mi mi sobre o dever de reportar “a igreja” pois os protestantes”

    melhor o sr ler a parte do evangelho que Jesus manda se reportar à igreja quando da resolução do conflito entre irmãos.E deixar que os recalcitrantes se libertem de sua obstinação

  13. veridiano dias qui mar 09 at 12:08 am “se Lutero era doutor, foi graças à Igreja Católica”

    mentira sua ! Lutero estudava a Bíblia. principalmente as Cartas Paulinas.

    1. é só o sr procurar ler sobre a historia da ICAR e Lutero e vai saber se é mentira ou não

  14. marilda dias qui mar 09 at 12:11 am “Jesus manda se reportar à igreja quando da resolução do conflito entre irmãos.”

    reportar à Igreja sim (protestante); NÃO porém a ICAR pois foi a primeira seita cristã criada pelo imperador constantino ano 300 dC.

    1. “reportar à Igreja sim (protestante)”

      onde está na Bíblia que esta igreja é a protestante?

    2. foi Calvino quem criou o protestantismo sr? e onde o protestantismo é citado na Bíblia?

    3. nicolau marilda .

      o catolicismo romano foi a primeira seita “cristã” que apareceu no mundo sob poder estatal criada pelo imperador constantino, estude mais história e não estória. o protestante, o nome já fala “aquele que protesta” contra a seita católica.

    4. o sr não respondeu à minha pergunta
      se o senhor considera que a Igreja de Cristo à anterior a certas instituições, então não deveria também considerar o protestantismo como “verdade”

  15. “e nunca reconhecerão a (SUPOSTA). autoridade papal e da ICAR” .

    já que o problema é a “autoridade papal”, que dizer que de pastores no meio de vcs que se arrogam o direito de falar por todos os demais?

  16. De todos os católicos aqui apenas um eu vi citar um versículo da bíblia o que mostra a falta de despreparo deles. talvez apareça agora alguns que cite uns versículos fora do contexto sem respaldo bíblico.

    1. citar a Bíblia é sinal de preparo?
      poxa, então Macedo, Valdemiro que vcs tanto criticam tão bem na fita né?

    2. Mesmo eles tendo praticas erradas, são mais preparados que vcs.

    3. Vcs não citam a bíblia por que seus ensinamentos não tem respaldo bíblico. e quando citam é um texto fora do contexto.
      Macedo Valdomiro e cia fazem o mesmo citam textos fora do contexto para dar base a seus ensinamentos.

    4. Jesus fala dos fariseus:

      coam um mosquito e engolem um camelo
      de que preparo o sr fala?o da erudição?

    5. mas o sr disse que eles eram preparados e agora diz que citam fora do contexto?
      essa de “citam fora do contexto” me parece uma versão mais adequada para: só minha interpretação está certa
      o sr ou é muito prepotente ou se guia pelo farisaísmo

    6. Benevides,
      Me guiar pelo farisaísmo? Eu me guio pela bíblia, diferente de muitos de vcs se guiam pelo que os padres dizem.

    7. se guiam pela Bíblia ou pelo “dr lutero”?

  17. nicolau marilda benevides sex mar 10 at 1:08 am “..quem criou o protestantismo ? e onde o protestantismo é citado na Bíblia?

    Deveras não tem “protestantismo” na Bíblia porém a ICAR tem APOCALIPSE 2.6 e 15 são a seita dos nicolaítas (Nikolaitwn “os que dominam o povo”)

    1. bom se o sr diz que não tem protestantismo, então tá certo

    2. 5 são a seita dos nicolaítas (Nikolaitwn “os que dominam o povo”)

      entre esses nicolaítas aí estão os mercadores da fé também?

  18. adevandro qui mar 09 at 12:05 am ” … mesmo ue dizer que foi Lutero quem criou a Igreja Reformada”

    Sim, Lutero criou uma denominação ou igreja reformada, antes porém Imperador Constantino 300 dC criou a ICAR a qual protestamos.

    1. então ele criou a Igreja Reformada, bem diferente de Igreja de Jesus né?

  19. “realmente isso não é bíblico, mas é o que O padres ensinam”

    e quando o pastor perdoa os pecados e o evangelico cai como fica?

  20. “Como está escrito: misericórdia quero e não sacrifício”.

    será que os quebradores de imagens a quem vcs aplaudem pensam assim?

    1. E os xingadores da sua igreja que nos chamam de bodes, capa preta, nova seita, sapo, jogavam pedras nas nossas igrejas acabavam cultos. o que o senhor penca sobre isso?

  21. mariane sex mar 10 at 1:34 pm,
    Os farizeus nem entendiam e nem obedeciam. achavam que obedeciam. Da mesma forma muitos de vcs não conhecem nem a doutrina da sua igreja e vivem comendo pelas mão dos padres e açham que obedecem a Deus.

    1. essas asserções que o sr usa não passam de acusações vazias
      erros ocorrem em todos os segmentos cristãos, inclusive o seu, senão não haveria tantas divergências entre várias denominações protestantes
      muitos dos pastores de vcs viraram objeto idolatrico e não orientadores

    2. e outra

      cite mais o NT

    3. E outra,
      Seja honesta, quem cita o antigo testamento aqui é vc para defender o uso de imagens.

    4. falou-se aqui da citação do AT como instrumento de condenação,e nisso os senhores são maestros

  22. “Vcs não citam a bíblia por que seus ensinamentos não tem respaldo bíblico”.

    ah meu amigo, quantas vezes através dos seculos a Bíblia foi citada em vão, e justamente por vocês.E continua sendo até hoje
    saiba diferenciar erudição e sabedoria

    1. ” quantas vezes através dos seculos a Bíblia foi citada em vão, e justamente por vocês”
      Eu acho que se a proibição da leitura da bíblia criada pelo catolicismo continuasse até hoje vc se sentiria melhor.

    2. Me refiro a ”santa” inquisição criada pela sua ”santa” igreja.

    3. proibição por proibição, o que calvino fez com servet? ou o sr é hipócrita?e mais: de onde saíram a maioria dos profetas que tiveram iluminações mirabolantes e marcavam datas para o fim do mundo? foi do catolicismo?
      quanto a inquisição, melhor o sr se informar sobre calvino

  23. “Mateus 18:18 não se aplica a ICAR pois esta foi criada no ano 300 Dc pelo imperador constantino”

    os registros historicos dizem que Constantino tirou o Cristianismo da clandestinidade e não que ele criou a Igreja Católica

  24. “e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
    João 5:24”

    crer não é só pronunciar o nome de Jesus.É tomar atitude.Cite trechos correlatos

    1. ”crer não é só pronunciar o nome de Jesus.É tomar atitude”.
      sei disso melhor que vc.

    2. se o soubessem melhor, não condenariam as obras com base em leitura superficial

  25. “Resposta: realmente isso não é bíblico, mas é o que O padres ensinam”

    os pastores ensinaram aos que caíram a pecar também?

  26. Olha o jcp aí novamente. rsrs
    Caros evangélicos, vocês ja repararam que esses artigos não trazem benefício algum às pessoas. tentem mostrar oque vocês têm de bom.
    Talvez assim convertam aluguem.

    1. Pois é individuo “Luiz” !

      Digira essa frase do doutor Martinho Lutero sobre a Bíblia :

      “Um simples leigo armado com as escrituras é maior que o mais poderoso papa sem elas”
      Martinho Lutero, em 14 de julho de 1519, durante um debate teológico.

  27. Isso vale também pro catolicismo pra Mariane e o paraense ai decima também.
    THE END, BYE.

    1. faltou argumento sr dr protestante?

  28. adevandro sáb mar 11 at 9:25 pm “criou a Igreja Reformada, bem diferente de Igreja de Jesus né?”

    Pois é individuo, em Atos 5 : 1-11 conta sobre Ananias e Safira, imagina hoje acontecer isso na sua igreja ICAR ? pelas inverdades ensinadas não ficaria nenhum clérigo de pé.

    1. ao que se sabe, o pecado cometido por Ananias e Safira, o da ocultação de dinheiro, é mais prática protestante sr, vide a teologia da prosperidade em seu meio

    2. e os protestantes não mentem sr jcp?

  29. “E os xingadores da sua igreja que nos chamam de bodes, capa preta, nova seita, sapo”

    quem anda atacando igrejas por aí e quebrabdo imagens são vcs, não? e o caso de menina afro no rio vitima de uma pedrada?

Comentários 1 - 50 de 84Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement