Esqueceu a senha?

Que significa “Igreja”?

por Artigo compilado - sáb dez 03, 12:01 am

igreja-pessoas
A palavra igreja tem vários significados:

  • a) Aqueles que Pertencem a Cristo

Jesus disse: “Edificarei a minha igreja”. Ele usou a palavra “ECCLESIA” para “IGREJA”. Isto significa “os chamados”. Cristo nos chama para segui-lo. Deixamos a nossa velha vida de pecado e tornamo-nos membros daquele grande corpo de chamados que reconhecem Jesus como seu cabeça. Esta é a verdadeira Igreja. Somente Deus conhece todos os seus membros. Muitos deles já estão no céu.

Colossenses 1.18: Ele é a cabeça do corpo da igreja: é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.

Romanos 12.5. Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.

  • b) A Igreja Local

Em qualquer comunidade, aqueles que compartilham a mesma fé em Cristo reúnem-se regularmente para adorá-lo, como aconteceu nos tempos bíblicos. Formam uma igreja local e trabalham juntos para o Senhor.

Mateus 18.20: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Colossenses 4.15. Saudai aos irmãos que estão em Laodiceia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa”.

  • c) Igreja Nacional ou Denominação

Uma igreja nacional, ou denominação, é uma organização que reúne muitas igrejas locais. Essas ajudam-se mutuamente, e podem assim fazer muito mais para o Senhor, trabalhando juntas, do que se trabalhassem separadamente. Publicam literatura, treinam ministros, abrem novas igrejas e dirigem escolas e orfanatos.

Os dirigentes da igreja nacional, ou denominação, ajudam as igrejas locais a resolver seus problemas, como os apóstolos fizeram em tempos bíblicos.

Atos 15.6,23,41: Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto… Escreveram o seguinte… E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas”.

A razão por que existem diversas denominações é que há diferenças de crença sobre a forma certa de adoração, sobre a melhor forma de organização da igreja, e sobre o significado de certas partes da Bíblia. Todavia, muitas denominações concordam entre si nos pontos mais importantes, e cooperam, umas com as outras, no trabalho e na adoração.

  • d) Igreja — Edifício

Um edifício designado para ser casa de Deus, um lugar onde o Seu povo se encontra com Ele, também se chama igreja. Pode ser um templo bonito, ou uma pequena e humilde capela, ou simplesmente uma sala; o que realmente importa é que lá se sinta a presença de Deus.

O QUE A VERDADEIRA IGREJA FAZ?

“Igreja” aqui refere-se a uma parte do corpo de Cristo que está atuando através de uma igreja local ou nacional.

  • a) A Verdadeira Igreja Ama a Deus e Vive Para Ele

Deus deseja o nosso amor mais do que qualquer outra coisa. Ele nos fez de maneira que pudéssemos ser os Seus filhos, e pudéssemos desfrutar do Seu amor e amá-lo também. A Igreja encontra-se com Deus na adoração. Em conjunto e individualmente, os seus membros expressam seu amor a Deus na oração, no louvor, na música, no ofertório, no serviço cristão e na obediência aos Seus mandamentos. Cada cristão deve falar à sua família e aos seus amigos como eles podem ser salvos. O Espírito Santo nos ajuda a levar a mensagem do evangelho a todo o mundo. Todos nós trabalhamos juntos para esse fim.

Marcos 16.15. Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.

Atos 1.8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas… até aos confins da terra”.

Marcos 5.19. Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez”.

  • b) A Verdadeira Igreja Ensina a Palavra de Deus

A Igreja usa todos os meios possíveis para ensinar a verdade aos seus membros e para ensiná-los a seguir a Jesus.

Mateus 28.19-20: Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”.

  • c) A Verdadeira Igreja Cuida dos seus Membros

A Igreja contribui para o crescimento espiritual dos seus membros, por meio das reuniões regulares de adoração, estudo bíblico, comunhão e serviço cristão.

A Igreja aconselha e auxilia as pessoas que têm problemas, e faz o que pode para ajudar os que estão em necessidade, quer sejam membros ou não.

POR QUE PERTENCER A UMA IGREJA?

  • a) Porque Você Precisa da Igreja

Deus colocou na Igreja pessoas que podem ajudá-lo e instruí-lo. Desta maneira Ele supre as suas necessidades espirituais.

Efésios 4.11-12. Deu uns para… evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Você não deve se unir a uma igreja com a ideia de receber dela auxílio financeiro, alimento ou qualquer outro auxílio material; porém, quando você puser Deus em primeiro lugar na sua vida, Ele cuidará para que todas as suas necessidades sejam supridas.

  • b) Porque a Igreja Precisa de Você

Cada parte do corpo tem a sua função. Há um trabalho para você realizar como membro do corpo de Cristo. Não seja um dedo desligado, que procura, por si só, separado da mão, fazer alguma coisa para o corpo. Ocupe o seu lugar na Igreja e deixe-se usar por Deus, para ajudar outros.

Romanos 12.4-6: Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós… tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada”.

  • c) Porque na Igreja Você Pode Servir Melhor a Deus

Quando você é batizado nas águas e se une a uma igreja, está dando um bom testemunho perante os outros e também afirmando sua obediência e dedicação a Deus.

Você também poderá servir a Deus contribuindo para a Sua causa. Pode fazê-lo melhor por meio de uma igreja, que administrará o dinheiro corretamente, pagando as despesas do trabalho de se levar o evangelho à comunidade local e a muitos outros lugares. Porque alguém contribuiu, você pôde ouvir o evangelho. Porque você dá, outros ouvem e são salvos.

II Coríntios 9.6-7: E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

Você tem, na Igreja, muitas oportunidades de praticar o serviço cristão: na oração, no testemunho, na distribuição de literatura, no canto, no ensino, na pregação e ao levar outros à igreja. Até mesmo a sua assistência fiel agrada a Deus e anima outros.

Hebreus 10.25. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.

QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A IGREJA?

  • a) Vinte Séculos de Combate

Desde que Jesus Cristo fundou a Sua Igreja, Satanás vem tentando destruí-la. A Igreja está lutando, não apenas pela sua própria sobrevivência, mas também para salvar as almas que Satanás está levando para o inferno.

Efésios 6.12: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas.. . contra as hostes espirituais da maldade”.

I Pedro 5.8: Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

  • b) A Estratégia de Satanás e as Suas Armas

Satanás tenta separar os cristãos de Cristo a fim de poder derrotá-los. As suas armas principais são a perseguição, o falso ensino e a tentação. Ele tem matado milhares de cristãos ao tentar eliminar a Igreja pela perseguição. Ele tem introduzido nela falsos mestres, e cegado alguns dos seus guias pela incredulidade. Ele sabotou a Igreja com o pecado.

  • c) A Estratégia da Igreja e as Suas Armas

A nossa defesa consiste em permanecermos unidos ao nosso comandante supremo, o Senhor Jesus Cristo. Nossas armas principais são: a oração, a fé e a Palavra de Deus. O Espírito Santo, que é mais forte do que Satanás, concede-nos a força e o poder de que necessitamos para derrotá-lo.

Efésios 6.10-11: Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

Através dos séculos, a perseguição tem purificado a Igreja, fazendo-a crescer. O Espírito Santo tem mandado períodos de avivamento para libertar o povo do pecado e das falsas doutrinas. Podemos ter que sofrer agora, porém, em breve a guerra terminará, pois Satanás será derrotado e a Igreja reinará com Cristo para sempre.

Mateus 18.18: Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Romanos 8.37: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.

  • d) Sua Parte no Combate

Nesta guerra, cada cristão é um soldado.

II Timóteo 2.3: Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo”.

Apocalipse 2.10. Nada temas… Sê fiel até a morte, e dar- te-ei a coroa da vida”.

————————

Fonte: Folheto evangelístico As Grandes Perguntas da Vida – Qual é a Verdadeira Igreja?, Pr. Davi Harrison e Pr. Bernardo Johnson.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A palavra Igreja significa:Congregação.vem do Grego:Eclesia.no Novo Testamento se refere um Grupo de Homens e Mulheres que são seguidores de Jesus.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement