Esqueceu a senha?

Quem escreveu o livro de Jó?

por Artigo compilado - dom nov 18, 3:53 pm

A Bíblia não diz quem escreveu o livro de Jó. A data e o autor do livro de Jó são desconhecidos. Apenas sabemos que Jó foi escrito antes do tempo de Jesus e provavelmente antes do exílio na Babilônia.

Antes de analisarmos quem poderá ter escrito o livro de Jó, é importante lembrar que o verdadeiro autor foi Deus. Todas as pessoas que escreveram as Escrituras foram inspiradas por Deus (II Tm 3.16-17). Ele guiou quem quer que tenha escrito o livro de Jó.

Pistas sobre quem escreveu o livro de Jó

Existem muitas opiniões sobre quem escreveu o livro de Jó, desde Moisés a Jeremias, 1000 anos mais tarde! Isso mostra como é difícil datar o livro de Jó ou descobrir quem foi seu autor. A questão do sofrimento é um tema debatido em todas as épocas históricas.

A Bíblia não diz quem escreveu Jó mas nos dá algumas pistas:

A história de Jó já era conhecida no tempo de Ezequiel

Em Ez 14.14, Deus usa Jó, Daniel e Noé como exemplos de retidão. Essa profecia de Ezequiel foi dada um pouco antes de Nabucodonosor destruir Jerusalém e levar o povo para o exílio na Babilônia. Isso mostra que o livro de Jó já era bem conhecido entre os judeus dessa época. Portanto, o livro de Jó deve ter sido escrito antes do exílio na Babilônia.

Fala sobre a morte de Jó

Provavelmente não foi Jó que escreveu o livro com seu nome (Jó 42.16-17). É possível que ele tenha deixado um relato mas outra pessoa completou a informação, com as revelações sobre sua morte e sobre o que estava acontecendo no mundo espiritual. Por isso, o livro de Jó foi escrito (ou completado) depois da vida de Jó. Mas quando Jó viveu?

A época de Jó

A época retrata no livro de Jó parece ser o tempo dos patriarcas. Não há nenhuma referência a reis, nem ao templo, nem à Lei de Moisés.

Jó era o sacerdote de sua casa, oferecendo ele próprio sacrifícios a Deus (Jó 1.4-5). Depois de Moisés, isso não era permitido, porque todas as ofertas deveriam ser trazidas ao templo, para serem oferecidas pelos levitas. A responsabilidade sacerdotal de Jó era muito mais comum no tempo dos patriarcas.

Com a ajuda dessas pistas, podemos afirmar que o livro de Jó foi escrito ou editado por alguém que viveu depois de Jó, em algum tempo entre a época dos patriarcas e um pouco antes do exílio na Babilônia. Infelizmente, isso não reduz muito as possibilidades.

Moisés, Salomão, Eliú…?

Uma tradição sugere que foi Moisés quem escreveu o livro de Jó, além de escrever os primeiros cinco livros da Bíblia, porque ele teve algum contato com lugares a leste de Israel. Outras pessoas sugerem que Eliú, o jovem que fala antes da resposta de Deus no livro de Jó, foi o escritor. Ainda outros acreditam que Salomão escreveu o livro de Jó, porque era muito sábio e tinha acesso a literatura parecida nesse tempo.

Todas essas sugestões são apenas… sugestões. Não há forma de identificar com certeza quem escreveu o livro de Jó. A pessoa que escreveu o livro de Jó não é importante, senão teria se identificado. O mais importante é a mensagem de Jó, que lida com um problema universal: o sofrimento.

Extraído do site www.respostas.com.br/quem-escreveu-jo/ em 18/11/2018


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement