Esqueceu a senha?

Quem são as duas testemunhas de Ap. 11.3?

por Artigo compilado - qui nov 21, 1:20 pm

Há uma infinidade de suposições em torno deste assunto. Até mesmo as escolas de interpretação desse polêmico problema escatológico (estudos sobre as últimas coisas), têm entrado em várias contradições em suas assertivas.

Os pressupostos nomes apresentados por elas são diversos, como seguem: Moi­sés e Elias, Elias e Enoque, Jeremias e João Batista, as duas últimas igrejas da Ásia Menor, o Velho e o Novo Testamento, etc. Todas afirmam que têm tido “revela­ção” divina e que estão certas em seus pon­tos de vista. Algumas baseiam-se, inclusi­ve, em Malaquias 4.5: “Enviarei o profeta Elias”. Mas, quando lemos em Lucas 1.17, com referência a João Batista, observamos que ele veio no espírito e no poder de Elias, isto é, na virtude ministerial daquele pro­feta. Temos muitos casos na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, de uma pessoa sendo representada por outra.

No caso das duas testemunhas, elas têm idêntico poder ao de Elias para fazer descer fogo dos céus: 2 Rs 1.10. E também se assemelham a Moisés, que fez as águas se transformarem em sangue: Êx 7.20. Po­rém, temos de admitir que tudo isso foi realizado pelo poder de Deus e não dos ho­mens.

Portanto, quem são as duas testemu­nhas ninguém sabe porque este assunto não foi revelado. Entretanto, elas repre­sentam o governo civil e religioso de Israel, pois são semelhantes às duas oliveiras do tempo da volta do cativeiro babilônico: Zc 4.12-14.

Reiterando-se o que foi dito, afirmamos que o homem pode operar maravilhas pelo poder de Deus. Porém, Ele não necessita necessariamente de homens como Elias ou como Moisés, para operar aqui na terra. Ele pode operar por qualquer um, do contrário seria uma operação humana e não divina. Portanto, ninguém sabe os nomes das duas testemunhas.

Assim todas e quaisquer afirmações sobre o assunto esposado não passam de suposições.

Extraído do livro “A Bíblia Responde” – Editora CPAD


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Em Mateus 17:1-9 narra um evento com Jesus e certos discipulos, onde Jesus foi transfigurado diante deles e “… eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” v.v3
    as presenças foram reais e precisas que Pedro sugeriu ” Senhor,bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.”

    Por que neste evento não apareceram outros personagens biblicos, por que Moises e Elias ??
    Eu acredito que as duas testemunhas são Moises e Elias.
    Dificilmente uma multidão de judeu ortodoxo e tradicional aceitará Jesus se Moises e Elias não falar a eles, e Moises e Elias virão no poder do Espirito de Deus operando milagres e atividades extraordinarias, somente pode ser esses dois homens.

    1. e mas sera que  vc  acredita que moisés foi resusitado

  2. Paz seja com os trigos. Perguntei a Deus: Quem são as duas testemunhas? Deus me mostrou numa visão uma densa nuvem no céu sendo cortada por um forte relâmpago, tapei meus ouvidos esperando um tremendo trovão, mas só ouvi a Voz de Deus dizendo: Gilmar Santos e David Owuor. Apoc 10:7; Malaq 2:7

    1. Parecia Deus falando, mas não era. Gilmar Santos é um zombador e David Owuor o falso profeta.

  3. Atah se vocês sabem dizer quem são as pessoaa dão nome a elas eu em verdade vai s digo que Elias e Enoque foram arrebatados para um dia voltarem . Até hoje eles estão da mesma forma que foram arrebatados não tem outro senão a virtude Elias que era João batista

  4. Paz seja com os trigos. Deus falou com a irmã Mônica Gomez Loya que as duas testemunhas são David Owuor e TB Joshua. Deus ilumine e abençoe aos trigos.

    1. Também está errado.

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário