Esqueceu a senha?

Quem viu Jesus ressuscitado?

por Pr. Natanael Rinaldi - qua maio 10, 8:44 am

Pergunta: Outro dia o Pastor disse que uma pessoa que não crê na ressurreição de Jesus não pode ser salva, e citou como base bíblica dessa afirmação Romanos 10.9-10. Algumas pessoas afirmam que Jesus não ressuscitou corporalmente, porque não há prova de que alguém que não seja seu discípulo o tivesse visto depois de ressuscitado. Pergunto: Jesus ressuscitado não foi visto por mais ninguém a não ser os discípulos?

Resposta: É incorreto afirmar que Jesus não apareceu aos incrédulos depois de ressuscitado. Primeiro, ele apareceu ao mais terrível e hostil incrédulo, Saulo de Tarso (Atos 9.1-5). A história de Saulo é repetida em Atos 22 e 26.

Segundo, quando Jesus apareceu aos seus discípulos eles eram descrentes da ressurreição. Quando Maria Madalena e as outras mulheres contaram que tinham visto Jesus “as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram” (Lucas 24.11). Logo depois, Jesus teve que repreender dois discípulos no caminho de Emaús, porque também descriam da sua ressurreição, dizendo-lhes: “Ó néscios, e tardos de coração, para crer tudo o que os profetas disseram” (Lucas 24.25). Mesmo depois de Jesus ter aparecido às mulheres, a Pedro, aos dois discípulos, aos dez apóstolos, Tomé ainda se mostrou incrédulo, dizendo: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (João 20.25). Tomé foi uma pessoa difícil de crer na ressurreição.

Pergunta: Então, depois que Jesus apareceu aos seus discípulos incrédulos, ele apareceu a mais alguém que não fosse seu discípulo?

Resposta: Sim. Apareceu a Tiago (ICoríntios 15.7), que como os outros irmãos carnais de Jesus não eram discípulos antes da ressurreição.

Pergunta: Como pode ser comprovado na Bíblia que os irmãos carnais de Jesus não creram nele, a não ser depois da sua ressurreição?

Resposta: Em João 7.5 está assim declarado: “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Diante do que dissemos, é simplesmente falso afirmar que Jesus não apareceu a incrédulos depois da ressurreição, como prova de que Ele não houvesse ressuscitado corporalmente.

Pergunta: Tenho notado que o Pastor sempre que fala na ressurreição de Jesus repete a palavra corporalmente. Por que essa preocupação?

Resposta: Porque alguns críticos sugerem que o fato de Jesus ter aparecido a apenas algumas poucas pessoas depois da sua ressurreição é prova de que ele só tinha um corpo materializado.

Pergunta: Falar em ‘corpo materializado’ e ‘corpo fluídico’ é usar vocabulário espírita, concorda?

Resposta: Essa linguagem de corpo materializado e corpo fluídico foi usada pelos apóstolos, quando viram Jesus ressuscitado pela primeira vez (Lucas 24.36). Eles pensaram que Jesus era um espírito, um fantasma. Além disso, Jesus não apareceu poucas vezes como os críticos afirmam. Ele apareceu pelo menos doze vezes num espaço de 40 dias (Atos 1.3) em diferentes lugares. Mesmo antes da sua ressurreição, Jesus selecionava aqueles a quem fazia milagres. Ele se recusou a fazer milagres na sua cidade, por causa da incredulidade deles (Marcos 3.5-8). Jesus desapontou Herodes, que esperava vê-Lo realizar algum milagre (Lucas 23.8). O que na verdade Jesus fez foi não lançar pérolas aos porcos (Mateus 7.6).

Pergunta: E por que Jesus não permitiu que Maria lhe tocasse?

Resposta: Ao dizer a Maria “não me toques”, ele estava querendo dizer “não me detenhas” (João 20.27). Ele não permitiu que Tomé pusesse o dedo e as mãos no seu corpo com cicatrizes? Ele inclusive convidou Tomé para fazê-lo. Mas, deve-se observar que mesmo antes da ressurreição, uma multidão incrédula queria lança-lo de um despenhadeiro e ele passou no meio de todos sem que eles percebessem: “E, levantando-se o expulsaram da cidade, e o levaram até o cume do monte em que a cidade estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se” (Lucas 4.29-30). Isso não prova que Jesus fosse essencialmente invisível e imaterial antes e depois da ressurreição (João 1.14; Colossenses 2.9).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Creio na Ressurreição de Jesus.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement