Esqueceu a senha?

Realmente descia um anjo no tanque de Betesda?

por Pr. João Flávio Martinez - sex set 14, 11:57 pm

O Tanque de Betesda, que em hebraico significa “casa de misericórdia”, era localizado, segundo Flávio Josefo, em Jerusalém, ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas. Em escavações nesta região, no ano de 1888, o professor e arqueólogo, Dr. Conrad Schick, achou um grande tanque com cinco pavilhões (degraus), que levavam a uma parte mais baixa, onde havia água. Em uma de suas paredes havia a pintura de um anjo no ato de movimentar as águas! Segundo o credo e tradição judaica, de tempo em tempo, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas, o primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade! Assim se arregimentavam grandes quantidades de pessoas, esperando receber algo através de um ato místico.

O fato relevante aqui é entendermos que o contexto nos mostra dois tipos distintos de multidão que buscam alguma benção de Deus. A multidão do Tanque de Betesda (a turba que gosta de anjos), e a multidão que seguia a Jesus! Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um ritualismo religioso ou místico! O Tanque de Betesda é símbolo do formalismo e misticismo religioso, onde jazem milhões e milhões de pessoas ao redor de um símbolo, aguardando que um dia aconteça alguma coisa que os tire desta situação! Este grupo é levado pela superstição e pelo ritualismo. Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é dinâmico, cheio de satisfação e alegria por ver as maravilhas de Deus através do Senhor! Jesus tem que ser o centro e nunca às suas criaturas.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

75 Comentários

Comentários 1 - 50 de 75Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu ví o Pr. R.R.Soares dizer na televisão que essa passagem é uma fábula Judaica

    1. Pox Muitos Dizem Muitas Coisas Mais Vc Acreditam Em Quem No Homen Ou Na Biblia Se Fosse Assim A Historia De Joó Também Não Aconteceu Porq O Tanto Que Ele Chorou Só Deus Sabe..!!!

    2. Não Judaica, mas Pagã. Existam Deuses Gregos que foram misturados aos credos Judeus e entres eles o que seriam anjos, ou seres com essa forma. A inclusão da ideia de um anjo no texto original é debatido e alguma bíblias ate parece entre colchete. Mas era de fato algo mistico essa crença…

  2. Ótima interpretação!Mais uma o CACP me expandiu horizontes!

  3. Desculpa, mas poderia tentar esclarecer esse fato de outra forma? Fiquei um pouco confuso com o real significado. Obrigado.

  4. OLÁ PESSOAL ,
    ULTIMAMENTE EU TENHO VISTO E OUVIDO ENSINADORES, AFIRMANDO QUE ALGUNS TEXTOS BÍBLICO ESTÁ ERRADO .
    PARA MIM, ESSE ENSINADORES NÃO CREEM QUE TODA A BÍBLIA É INSPIRADA POR DEUS.

    ” SE É : ENTÃO DEUS, ERRARIA SUA INSPIRAÇÃO AO PASSAR P/ ESCRITA , DEUS ERRA ?

    1. Concordo irmão

    2. eu entendo segundo o português escrito na biblia , que nem um anjo agitava aquelas aguas , e que nimguem foi curado , ali ,,pq se alguem fosse curado ,ali nao precisava jesus curar nimguem,

    3. EU PREFIRO ACREDITAR NA BÍBLIA DO QUE EM HOMENS, FOI A BÍBLIA QUE MUDOU MINHA VIDA E NÃO HOMEM ALGUM…

    4. Deus não errou. vc não entendeu. a bíblia e inspiração divina. aqui no texto João esta relatando um fato místico da época. veja que ele atribui o milagre a Jesus e não ao tanque.não descia anjo. eu relato de João falando do acontecimento da época.

  5. não DEUS não erra, mas permito que os homnes errem, o pior defeito dos evagelicos hoje é discultir muito a biblia e obdecer pouco.

    1. Aquele que não tiver pecado algum atire a primeira pedra. Não julgueis para que não sejais tu julgado e trate os outros como gostaria de ser tratado.

    2. Nao se preocupe/JULGUE os evangelicos… ta escrito…cada um de nos prestara conta de si mesmo a DEUS.

  6. Irmaos,não ha discursao neste caso,a bíblia nos fala que um anjo descia sendo crença dos judeus ou não ,devemos pregar confor me esta escrito . E melhor falar daquilo que temos certeza.

  7. olá,amigos essa explicaçao nao tem sentido a pergunta feita.
    mas tenho outra pergunta a fazer.se nao descia anjo como existia curas
    eu sei que a fé faz acontecer,mas pq jesus nao fez nenhuma critica ou algo para desmentir os escribas,fariseu.antes ele apenas curou aquele homem.

    1. Deus nunca erraria mais ele mandou seus servos escreverem mais pode ser que ele errarao pois todo ser humano e falho

  8. Alguém aí com genuína fé nas Escrituras vê alguma fábula em João 5:4? Somente os fracos na fé, ou sem fé, não compreendem o poder de Deus. Esta passagem exalta Jesus e sua obra, como o fazem todas as Escrituras. O anjo mexia a água; mas Cristo cura o homem todo pelo poder de sua Palavra.

  9. Pois os israelitas tinham tornado o dia do sábado com mais valor do que a vida do próprio ser humano.

  10. Mais explicado do que isso, impossível! O próprio texto diz que: “Segundo o credo e tradição judaica, de tempo em tempo, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas, o primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade!”.Flávio Josefo.

  11. Eu compreendo que poetas e escritores são sujeitos a erro e que a Bíblia é repleta de conotação, mais, eu queria saber numa visão lógica, porquê da afirmação do movimento das águas, como figurar isso?

  12. Jente oq esta eescrito é o q vale aa letra mmata qque descobri eestude mais .a 
    Bliblia ddiz qq éramos ppor n ésamina aas escritura sse. TTa aasim é q qqr aasim 

    1. Caro irmão,
      O que Paulo quiz dizer com ” a letra mata”, é que quando a pessoa transgredia a LEI, realmente morria. Um exemplo disso foi Uzá em 1 Crônicas 13. 9_10.

  13. Se isto e lenda nao acredito o que eu acredito e o que esta na biblia se dissesse que um lambari engoliu jonas eu acredetaria cuidado com aqueles que ficam tirando uma ,

  14. Anjo nunca desceu , estudem baixa crítica na visão da hermenêutica e tire suas conclusões . Querido irmão , estude porque o apóstolo Paulo disse a letra mata , e verás que oque o irmão falou não tem nada aver . 

    1. FELIPE POR QUE O ANJO NUNCA DESCEU PRA VC ? LEMBRE-SE DE QUEM AVISOU AS MULHERES LÁ NO TUMULO DE JESUS E AS VARÕES QUANDO JESUS SUBIU AO CÉU TÁ .

  15. No livro canônico de Judas 1:9 cita um evento extra bíblico aceito como inspirado, senão não estava Biblia, este era um crônica judaica. eu acredito que vinha um anjo neste tanque, o paralitico contou a Jesus, e este não o corrigiu como fazia com outros. 

  16. Quando Jesus andou nas águas, os discipulos viram-no e gritaram é um fantasma ! então ele os acudiu dizendo : ““Tende bom ânimo! Sou Eu. Não temais!” …” Mt 14:26 dando a entender que não há fantasmas. Hermeneutica é irrelevante, e muitos tem errado por causa disso. 

  17. Hermenêutica e irrelevante ? Querido irmão acho que o irmão está um pouco equivocado quanto a isso. Nossa biblia foi sim expirada por Deus , mas uma pergunta , o irmão sabe quantos anos ela ficou em poder da igreja Romana ? Estude isso amigo depois me responda .

    1. Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação. deriva do nome do deus da mitologia grega Hermes ou  “hermēneuein” – interpretar. É irrelevante porque é falha. na universidade calvinista leciona-se, mas olha a tese que defendem. (Deus ama só eleitos).

    2. Por favor, escrevam o Português corretamente!
      A palavra que vc usou não é’ “expirada”, mas sim INSPIRADA!

  18. Históriologia cristã eu sei mais que você. O apostolo Pedro era o mais iletrado do grupo, disse que a Palavra não é de particular interpretação (hermēneuein). a hermeneutica é muitas vezes CÉTICA, por exemplo ela não crê no Anjo do tanque, essa foi a minha critica. 

    1. O irmão Felipe despois dessa nunca mais o ví!!

  19. Eu acho que e mentira porque. o cego não tinha vez. como ele ia ver

  20. Analisando o texto vi, que o nome bethesda tem um significado em hebraico casa de misericórdia, acredito era o que estava faltando e falta ate hoje misericórdia. E a ação do Senhor Jesus conhecendo a necessidade daquele homem lhe aplicou a misericórdia curando-o.

  21. Irmãos vamos crer ns escrituras, o único na bíblia que mechia com águas que purifica,erá Jesus; quando ele fala tenque nascer da água e do espírito, quem é a água, quem é o espírito, falar que isso é misticismo vaiiii se converte!

  22. Esta passagem é verídica, está claríssimo, porém o que eu entendo é que o homem cego, já estava neste estado a 38 anos, tentando naquele tanque, bastou deixar JESUS que imediatamente foi curado e liberto. Portanto não precisa fazer sacrifícios para ser liberto, basta crer em jesus.

    1. Só um esclarecimento ao comentário do Luiz…
      Naquele tanque, Jesus curou um paralítico e não um cego.

  23. vi os comentarios, mais me respondam ai.
    ANJO PODE CURAR?

    1. Acredito que se anjo tem autonomia pra ferir, anjo tem autonomia pra curar… Um anjo deixou Zacarias mudo por não crer no nascimento de João Batista…. 

    2. Nunca vi um anjo curar alguém: ou existe algum versículo na bíblia atribuindo cura feita pelos anjos? Esse texto de jo-5.4 é um texto acrescentado pelos os que a todo o momento querem trazer uma bíblia corrigida e atualizada. É preciso pegar os originais da bíblia para entender tal assunto.

  24. Você crer em JESUS!

  25. Meus queridos irmãos, leiam Tito cap3 ves9 e vamos pregar o EVANGÉLHO QUE É PODER DE D E U S 

  26. Conselho amigavel priorizem mais Jesus do que o anjo. falem mais da misericordia de Jesus do que o movimento do anjo.

  27. Outra coisa cuidado com os hereges !!! Se nao existisse anjo quem fez a promessa a Abraao daqui a um ano teras um filho.? 
    segundo quem falou com maria antes dela ser mae…?
    quem falou com  Zacarias esposo de Isabel que ele ia ser pai e poria o nome de seu filho Joao
    quem falou…? 

  28. Amodos na minha conclusão não avia anjo algum, alguém acha que Deus daria o luxo de enviar um anjo e fazer um alvoroço, se alguém não entendeu Leia o contexto, só uma pista, Jerusalém havia uma festa. 

  29. Ali estava o ÚNICO capaz de enviar anjos para ministrarem em favor dos que hão de herdar vida eterna e isso  todos os dias pode acontecer na igreja (a “Betesda” hoje). Basta ter quem dEle necessite e O reconheça como Senhor e Salvador. Crês tu nisso?
     

  30. Olá, irmãos o capitulo JOÃO 5,4 não nos relata que o homem era cego e sim paralitico,tanto que ele conversou com JESUS.LUIS releia o capitulo e creia que a bíblia é a PALAVRA DE DEUS.

    1. Concordo com vc Manoel Barbosa e vi alguém dizer que o homem era cego mas era paralítico

  31. Interessante. Se ele era paralítico porque ele disse quando eu vou vai outro antes de mim. O título do texto diz que era paralítico mas o texto diz emfermo. Paralítico é a mesma coisa que emfermo ou tou diz aprendendo a ler.

  32. O único problema na argumentação do autor do texto é que o texto bíblico NÃO DIZ que o relato do anjo é apenas uma superstição judaica. O texto bíblico relata como algo verídico. Por que o autor bíblico não disse claramente que se tratava de uma fábula judaica?

    1. Por que o autor bíblico não disse claramente que se tratava de uma fábula judaica?

      Quando os discípulos o viram [Jesus] andando sobre as águas, ficaram aterrorizados e exclamaram: “É um fantasma !” Mateus 14:26

      havia “fantasma”? “não temais, Sou Eu.” vv27

  33. muitos pastores que estão na midia quer saber de ganhar dinheiro ,mas sobre a palavra de deus não sabe nada

  34. Amigo nao usaria a palavra errado.Mais tem muitas e muitas palavras na bibli q na tradução original. Ta diferente. acentos vírgulas lettas e narrativa. ….

  35. João 5;4 afirma que descia um anjo de tempo em tempo ,esses teólogos gostam é muito de aparecer se ta escrito como pode ser mudado o que está escrito?

    1. concordo! lá esta escrito assim e pronto

  36. somente  uma pessoa sem  conhecimento pra acredita  nessa estoria do anjo história essa que comessa é porque  não passava  de uma mentira . Deus não faz acepisão de pessoas e também não é de confusão.

  37. somente  uma pessoa sem  conhecimento pra acredita  nessa estoria do anjo história essa que comessa com é porque  não passava  de uma mentira . Deus não faz acepisão de pessoas e também não é Deus confusão

  38. Gente que Deus é esse que permitia curar so o que estava na vez? E Jesus provou que não precisava da água contaminada de misticismo e religiosidade do tanque para curar.

  39. meus caros, é evidente que alguns de vocês devem saber que o novo testamento que possuímos hoje é uma tradução dos principais manuscritos antigos, não dos originais, este versículo que faz menção do “anjo” não consta nos principais. servimos á um Deus justo! pensem nisso.

    1. Parabéns GS! Coerente e sensato o seu comentário. Se todos que estão dando os seus achismos de interpretação fossem nos originais da bíblia. Não iriamos ouvir tanta baboseira e a defesa de heresias dos crentes atuais. Deus abençoe irmão (a).

  40. na verdade verdade este versículo apenas explica a motivação que as pessoas tinham de estar alí e não expressam uma realidade existente !!!!!, inclusive nas versões mais atualizadas este versículo está sempre ente chaves ou parenteses, isso porque não consta nos principais manuscritos.

  41. segundo rodape da biblia scofield este testo nao existe nos melhores manuscritos[nos originais]

  42. Li todos comentários ,fiquei acreditando que a cura acontecia, ao que tivesse mais fé, no movimento das aguas, acreditando que realmente era o anjo que movimentava as águas o qual ninguém nunca viu.

  43. Em João 5:4 o narrador deste Evangelho diz “um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água” em muitas traduções este verso está entre parenteses, indicando uma explicação a respeito do que se escreveu. O narrador afirma “um anjo descia” e não “supostamente”

    1. o homem enfermo também cria nisto vide verso 7, entretanto Jesus não foco neste assunto. talvez para efetivar como “entendimento” necessário seria 3 testemunhas, mas somente o narrador e o enfermo afirmaram, e Jesus não ! portanto, essa história ou estória de anjo é irrelevante.

  44. a passagem de joao na verdade o foco nao esta no tanque nem no que ele representa, e sim nos ensinamentos que jesus nos passar. que nunca devemos perder nossa fé nele e que ele esta pronto para nos curar independente de qualquer simbolo no caso o tanque perfume óleo chapeu etc…

  45. Algumas observações: Qual era o tempo que o anjo descia para agitar as águas? Diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente? Há evidências em outras passagens no NT sobre alguém que fora curado ao descer às águas? Alguém afirmou: aquele ali foi curado no tanque de Betesda?

  46. boa noite amigos; não acredito que realmente descia este anjo neste tanque,e se descia que anjo era este o texto não identifica,….porem segundo a história diz se que este tanque tabem era um lugar que se reuniam inúmeras pessoas para cultuar serapis ídolo grego [adorado cm deus da cura ]

  47. A paz, então, também tive uma dúvida arrespeito. Deste tema, porém intendi, que desde aquela época e até hoje, ainda existe muitas pessoas que buscam ajuda em crenças diversas porém a nossa salvação sempre tem que vir em Jesus Cristo e não em religião ou misticismos.

  48. O vers 4 do cap. 5 não constam nos originais.

  49. NOME DO ANJO SERIA ESCULAPIO OU HIGIA

  50. Se alguns milagres aconteciam ou não no Tanque de Betesda isso não é o importante para nós. O que importa é que o amor de Jesus alcançou aquele homem, e o libertou de um sofrimento que já durava 38 anos.

  51. Eu queria sabe mais sobre o tanque de betezias

  52. A PAZ DO SENHOR A TODOS..
    QUE ME PERDOE OS ENCINADORES QUE NESTE ESTUDOS DEIXARÃO AS SUAS OPINIÕES,
    AS SAGRADAS ESCRITURAS FORAM INSPIRADAS POR DEUS , SENDO PARA TODOS QUE CRER.
    EU ENTENDO QUE DEUS NÃO IA MENTIR SOMENTE PARA CONFUNDIR AS PESSOAS QUE ESTAVAM COM SUAS NECESSIDADES .

  53. Olá. Temos que se atentar sobre aquilo que acreditamos ser verdade.
    Quem fez essa postagem deveria nos deixar a referência do acontecimento para podermos pesquisar mais a fundo.

Comentários 1 - 50 de 75Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement