Esqueceu a senha?

Rev. Leandro Lima deturpa arminianismo

por Artigo compilado - qui set 03, 12:17 pm

Desta vez foi o Rev. Leandro Lima que se equivoca sobre o arminianismo. Ele afirma que o Arminianismo defende uma “Depravação Parcial”.

Vejamos pelas suas próprias palavras:

No Arminianismo, o ser humano, o homem não é totalmente pecador, ele é parcialmente pecador. Ele não é totalmente depravado, mas parcialmente depravado...”

Agora veja as palavras de Armínio:

“Em seu estado pecaminoso e caído, o homem não é capaz, de e por sim mesmo, quer seja pensar, querer ou fazer o que é, de fato, bom; mas é necessário que seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições ou vontade e em todas as suas atribuições, por Deus em Cristo através do Espírito Santo, para que seja capaz de corretamente compreender, estimar, considerar, desejar e realizar o que quer que seja verdadeiramente bom. Quando ele é feito um participante dessa regeneração ou renovação, eu considero que, uma vez que ele é liberto do pecado, ele é capaz de pensar, desejar e fazer o que é bom, mas, entretanto, não sem a contínua ajuda da graça de Deus.¹”

Mais uma vez Armínio falando:

“Neste estado [de queda], o livre-arbítrio do homem está ferido, mutilado, doente, curvado e enfraquecido para a realização de qualquer bem verdadeiro […] está preso, destruído, e perdido. Suas habilidades estão debilitadas e são inúteis a menos que seja [o homem] assistido pela graça divina.²”

1. Roger Olson, Teologia Arminiana: Mitos e Realidades (São Paulo, Reflexão, 2013), p. 53.

2. Zwínglio Rodrigues, Uma Introdução ao Arminianismo Clássico: História e Doutrinas (São Paulo, Reflexão, 2015), p. 39.

Via Facebook. Autor: Luiz Paiva


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

15 Comentários

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Também, o Senhor Doutor Augustus Nicodemus, em seu vídeo “Livre Arbítrio” chama o Deus arminiano de “deus banana” Vide o video no tempo 52:16 minutos :

    http://www.youtube.com/watch?v=RSRJV7g-aM4

    .

    1. É verdade!!!!!

  2. A única “Depravação Parcial” que eu percebo é na própria igreja calvinista atual, por exemplo na 
    “Presbyterian Church USA” contempla (como todos sabemos), e promove para cargo eclesiástico membros LGBT local, enquanto que no Brasil não aceitam isso, parece-me um tiro no pé !

  3. O que eu vejo em muitos calvinistas é um total desconhecimento do que seja o arminianismo. Infelizmente, muitos “doutores” calvinistas são arrogantes demais e no afã de quererem se mostrar superiores aos arminianos falam e fazem muitas bobagens.

  4. Lembrando que o primeiro a falar e fazer muitas bobagens foi o pai do calvinistas: João Calvino. Nos “doutores” calvinistas há uma teimosia em querer colocar na Bíblia a doutrina fatalista. Mudam o sentido da palavra mundo, todos, etc. Isso é parece coisa de seita.

  5. Esses caras parecem não suportar a simples mensagem do Evangelho: Deus amou e ama a todos da raça humana. Quando alguém prega essa simples e poderosa mensagem eles se esforçam para calar essa pessoa tentando complicar o que é simples. Isso é pecado.

  6. Seria interessante que houvesse a referência da fala do Reverendo citado.

    1. vide neste video youtube, já no começo do video, no primeiro minuto ele fala que Arminianismo defende uma “Depravação Parcial”.

      https://www.youtube.com/watch?v=ltuOXBSTJOc

  7. Queridos, quando Armínio ensinou que há no homem condições de responder com fé ao chamado do evangelho, de certo modo ele não estava dizendo que o homem não se tornou totalmente depravado com a queda?

    1. não se tornou “todo depravado” 

      – Se vós, pois, que sois maus, SABEIS dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. Mateus 7:11

  8. Tem uma diferença entre a fala de Armínius e os seu seguidores. Estudem e vejam que a controvérsia arminiana aconteceu depois da morte de Armínius. Foram os seus seguidores que desenvolveram essas idéias que deram origem ao moderno arminianismo. Infelizmente o Pr Leandro está certo….

    1. Nada haver Sr. “mrks” … se leres João 3:16 sem postular a partir de João Calvino entenderá que toda essa eleição e predestinação “arbitrária” não passa de graves erros doutrinários do calvinismo antigo e moderno. além do mais J.Calvino foi um déspota inquisidor em Genebra.

  9. Graça e Paz,
    Não vejo equivoco na fala do Rev. Leandro Lima, pois a fala dele é mediante ao que os arminianos pregam nos dias atuais. É só comparar.

  10. Se os seguidores de Armínio seguissem o que ele ensinou, não seriam arminianos e sim reformados calvinistas quanto a soteriologia. Agora seria justo o site comparar o que diz Armínio e o que dizem os arminianos contemporâneos, dai veriam que não existe deturpação alguma? SDG…

    1. deixa de bla bla bla enfadonho … o calvinismo apresenta um deus obtuso, que faz acepção de pessoas e não ama a todos exceto uns poucos sortudos que escaparam da roleta russa suposta divina, dá licença, calvinismo é heresia, vide a vida do J.Calvino foi um despota em Genebra.

Comentários 1 - 15 de 15Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement