Esqueceu a senha?

Romanos 11.17-23 – até a Nação Eleita foi cortada!

por Artigo compilado - sex nov 21, 10:15 am

Paulo pregação

“Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira, não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. Então você dirá: ‘Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado’. Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar” (Romanos 11:17-23)

Este é um dos textos mais difíceis de um calvinista deturpar e dizer que aquelas pessoas nunca foram salvas, ou que apenas perderam uma recompensa. O texto é claro: aqueles indivíduos (os gentios convertidos) foram “enxertados” na oliveira, representando que eles agora estavam em Cristo, mediante a fé. Mas ao invés de Paulo dizer que eles estariam garantidos na oliveira não importa o que acontecesse, ele faz justamente o contrário, se antecipando a essa possível objeção e dizendo que Deus não lhes pouparia caso desobedecessem, e que havia a possibilidade de eles serem cortados da oliveira.

Mais uma vez, vemos aberta a possibilidade de apostasia, de ser cortado do Reino, de deixar a oliveira, mesmo já estando lá uma vez. Ele não diz que as pessoas que foram enxertadas na oliveira ali permaneceriam incondicionalmente para sempre, mas os alerta com tanto rigor para a possibilidade de serem cortados que é impossível pensar que ele fosse um “calvinista”. Além da permanência na oliveira ser condicional (v.22), ainda havia como ser cortado (v.22), razão pela qual eles deveriam “temer” (v.20). Temer o que, se é realmente impossível perder a salvação?

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo: quem está com a razão?”, Biazoli, cedido pela comunidade de arminianos do Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. João Calvino “decreto horrível” (The International Standard Bible Enclyclopaedia, vol. 4, pg. 2436). 

    “O conselho eterno de Deus pelo qual ele determinou o que deveria fazer com cada ser humano. Porque ele não criou todos em igual condição …

    (segue)

  2. …mas ordenou uns para vida eterna e os demais para a condenação eterna. Assim, conforme a finalidade para a qual o homem foi criado, dizemos que foi predestinado para a vida ou para a morte”.

  3. Os calvis mantém essa visão radical da predestinação, que ao insistir na soberania de Deus, eliminam totalmente a vontade e o papel do homem. Contrariando o mistério da revelação feita em Apocalipse : Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. Ap 22:17b

  4. A graça de Deus que traz a salvação e é acessível a todos (Tito 2:11-14). Os eleitos de Deus são aqueles que apropriaram da graça de Deus, em simples submissão à sua vontade.

  5.  A eleição é iniciada, continuada, e culminada no homem que exerce o seu livre arbítrio moral e escolhendo aceitar a extensão da graça de Deus (I Pedro 1:2; I Tessalonicenses 1:4-8, II Pedro 1:5-11).

  6. Os salvos, não são um grupo a quem Deus de forma totalmente arbitrária, sem qualquer participação de sua parte, escolheu para serem salvos, mas aqueles que “entrarem pela porta estreita” e seguir o “caminho estreito” (Mateus 7:13-14).

  7. ANATEMA  SEJA AS INSTITUTAS DE CALVINO QUE DIZ :

    “…Senhor constituiu uma vez por todas, em seu conselho eterno e imutável, aqueles que ele quis tornar para a salvação, e aqueles que ele quis deixar em abandono…” ( As Institutas Vol.3).

  8. ANATEMA  SEJA AS INSTITUTAS DE CALVINO QUE DIZ :

    ” …Quando aos que Deus chama para a salvação, dizemos: que ele os recebe por sua misericórdia gratuita, sem levar em conta a dignidade deles;  ( As Institutas Vol.3). 

  9. ANATEMA  SEJA AS INSTITUTAS DE CALVINO QUE DIZ :

    “… que, ao contrário, o acesso à vida é vedado a todos aqueles que ele quis deixar entregues à condenação; e que isso é realizado por seu juízo oculto…  ( As Institutas Vol.3).

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement