Esqueceu a senha?

Sábado ou Domingo: qual dia celebramos a Cristo?

por Artigo compilado - sex set 22, 9:53 am

ÊXODO 20.8-11 – POR QUE OS CRISTÃOS OBSERVAM O DOMINGO E NÃO O SÁBADO?

Este mandamento ordena que o sétimo dia da semana, o sábado, seja o dia do Senhor, separado para repouso e adoração. No Novo Testamento, a igreja cristã começou a adorar e repousar no primeiro dia da semana, que é o domingo. Os Adventistas (ASD) perguntam: por que não guardar o sábado, se isso faz parte do corpo dos dez mandamentos? Os cristãos estão violando o mandamento do sábado, adorando no primeiro dia da semana, ao invés de fazê-lo no sétimo dia?

RESPOSTA APOLOGÉTICA: A resposta ao questionamento adventista está em Mt. 12.5, onde o Senhor Jesus afirma que os sacerdotes violavam o sábado e ficavam sem culpa, o que não acontecia com relação aos demais mandamentos. A base para o mandamento de observar o sábado, conforme escrito em Êxodo 20.11, é que Deus repousou no sétimo dia após seis dias de trabalho, e que Deus abençoou e santificou o sétimo dia. O dia de sábado foi instituído como um dia de repouso e adoração. O povo de Deus deveria seguir como exemplo o modelo de trabalho e repouso de Deus. Contudo, Jesus — corrigindo a visão distorcida dos fariseus — disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc. 2.27). O ponto destacado por Jesus foi que o sábado não foi instituído para escravizar pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito de observância de um dia de descanso e culto a Deus teve continuidade no Novo Testamento, mediante a observância do repouso e da adoração no primeiro dia da semana (At. 20.7; ICo. 16.2).

Deve ser lembrado, que de acordo com Colossenses 2.17, o sábado estava na condição de “sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. A observância ao sábado estava associada à redenção em Deuteronômio 5.15. O sábado era uma sombra da redenção que seria dada em Cristo. Simbolizava o descanso de nossos trabalhos, e a nossa entrada no repouso de Deus, dada através da obra consumada por Ele.

Embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no Novo Testamento, o mandamento de separar o sábado como um dia de repouso e adoração é o único que não foi repetido. Existem razões muito boas para isso. Aqueles que creem no Novo Testamento não estão sujeitos à lei do Antigo Testamento (Rm. 6.14; Gl. 3.24-25; Hb. 7.12 e 8.6-13). A partir da ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana (Mt. 28.1), suas contínuas aparições nos domingos que se seguiram (Mt. 28.1; Mc. 16.2,9; Lc. 24.1; Jo. 20.1,19,26), e a descida do Espírito Santo em um domingo (At. 2.1), a Igreja Primitiva passou a ter como modelo o domingo como dia dedicado à adoração e isso faziam regularmente. A adoração aos domingos foi posteriormente consagrada por nosso Senhor, que apareceu a João na última grande visão no “Dia do Senhor” (Ap. 1.10). É por essas razões que os cristãos adoram aos domingos, ao invés de adorar no sábado judaico.

Preparado e compilado pelo Pr. Edisom Mirando


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

28 Comentários

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O Dia do Senhor para os cristãos e cristãs é o Domingo.

  2. Eu verifico que o dia de Deus é o “HOJE”

    “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.”
    Hebreus 4:7

    1. o “ontem” já foi, o “amanhã” trará os seus cuidados, basta cada dia (HOJE) os seus cuidados Mateus 6:34

  3. Jesus Ressuscitou no Domingo e os Cristão tinha o costume de se Congregar no Domingo( Atos 20:7).existe registo Historico que a Igreja se Congregava no Domingo e Celebrava a Ceia do Senhor no Seculo II d.c

  4. Pegou um caso de emergência, pois isso foi o que aconteceu com o Davi e Cristo e transformou em uma doutrina. Parabéns.

  5. Hebreus 4:7 fala que ao ouvir a Sã Doutrina aceita-la de todo o coração HOJE mesmo ou seja já e descansar em Deus vivendo nEle isso é uma coisa, agora continua com um Dia de descanso na semana.

  6. São Abel,São Abrãao, São Enoque, São Jó e tantos outros descansaram em Deus ( viveram nEle) e guardaram o Santo dia.

    1. “são luiz” provai na Bíblia se de fato São Abel,São Abrãao, São Enoque, São Jó guardaram o “sábado” … pois S.João narra que Jesus “violava o sábado” João 5:18

  7. Amém

  8. Dt 5:15 “Porque tem lembraras que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; PELO QUE O SENHOR, Teu DEUS , te ORDENOU QUE GUARDASSES O DIA DE SÁBADO.” O Egito representa o pecado, e o sábado o dia da salvação .

    1. Hoje não é mais o sábado e sim
      JESUS Cristo! Ele é o salvador e o nosso descanso!

  9. Descansar em Cristo significa ama-Lo e viver nEle e isso não exclui o fato de os crentes guardarem o Santo Dia que é o Domingo. São Josué guardou o Sábado porque descansou em Deus pois ele era crente no Senhor. Os crentes no Senhor guardam o Dia Santo pois estão descansando em Deus.

  10. Nem domingo nem sábado, todo dia é dia de amar a Deus e o próximo. Adianta nada ser mal marido, fuxicar, mentir, chingar e no sábado ou domingo ir “adorar” a Deus. Adorar a Deus é todo dia no seu trabalho, na sua casa praticando a Palavra.

    1. E guardar os mandamentos não significa que nunca iremos errar, mas que nós procuraremos sempre viver uma vida correta. Pois o unico que não pecou foi Jesus, que morreu em nosso lugar para que nossos pecados fossem perdoados e para termos direito a salvação.

    2. Somos salvos através da graça e por amor ao sacrifício de Cristo e amor a Deus guardamos os seus mandamentos. 🙂

      Abraços!

  11. O mesmo argumento pode ser usado para refutar o fato de os crentes adorarem a Deus todos os dias ou seja de nada adianta adorar a a Deus todos os dias na Igreja e levar uma vida não condizente com a Palavra.

  12. Adorar a Deus seguindo a Palavra no dia a dia é correto sim ,mas isso não exclui que exista um Santo Dia especial que no caso é o Domingo. O Domingo tem um significado espiritual.

  13. Oi Miriam muito bom comentário então quando um crente ama a Deus ele guarda e obedece os mandamentos e isso reforça a ideia que guardar os mandamentos e fazer boa obras evidencia salvaçao pois se não tiver tal evidência com boas obras e guarda de mandamentos não tem salvação.

    1. “Na sua carne desfez […] a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz “Efésios 2:15

      “..pela lei ninguém será justificado diante de Deus” GL.6:11

    2. “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele confiando na obediência à Lei, pois é precisamente por meio da Lei que chegamos à irrefutável conclusão de que somos todos pecadores. Justificados pela fé em Jesus” romanos 3:20

  14. O texto está se referindo a Lei Judaica agora a Lei é Cristo, a Santa Igreja tem uma Lei e outra os Dez Mandamentos continuam pois são confirmados no Novo Testamento pois fé sem obras é morta e não salva.

    1. onde por exemplo o 4 mandamento é confirmado ? vide o sermão do monte, que foi o ápice da doutrina de Jesus, ele nem cita o mesmo, ao invés disse mencionou jejum e esmola …
      no conhecido verso de mateus 23:23 ele cita as coisas mais importantes da lei e o dever do dizimo.
      mas nada de sabado.

  15. O Sábado foi mudado para o Domingo e os outros nove são confirmados. Se foram confirmados então é essencial para a salvação junto com a Graça e a fé.

  16. Só lembrando que quando Deus instituiu o Sábado Jesus e Espirito Santo aprovaram, quando Deus entregou a Lei a São Moisés Deus Jesus e Deus Espirito Santo concordaram e participaram também.

  17. Jesus violava o sábado João 5:18 na cara dura …

    1. Pois Ele era e é Deus e Ele fez isso pois dia após dia Ele estava mudando o dia, só lembrando que Jesus participou da instituição do Sábado como o Dia ou seja Ele já estava tirando o Sábado aos poucos que culminou na Sua morte.

  18. Em resumo.

    A tradição da igreja desde os primeiros cristãos guardam o domingo.

    Por isso não pode ser sola scripturas.

     

  19. Isso mesmo Rogerio o conceito de Sola Scriptura é insuficiente.

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement