Esqueceu a senha?

Salomão escreveu o livro de Provérbios?

por Norman Geisler - ter out 30, 11:06 am

PROVÉRBIOS 25.1 – Como pode Salomão ter sido o autor de Provérbios, se os homens de Ezequias os transcreveram?

PROBLEMA: O livro de Provérbios reivindica a sua autoria como sendo de Salomão (1.1; 10.1). Judeus conservadores e eruditos cristãos há muito tempo têm atribuído este livro ao rei Salomão. Entretanto, Provérbios 25:1 fala que os homens do rei Ezequias “transcreveram” esses provérbios, muito tempo depois da morte de Salomão. Além disso, os dois últimos capítulos indicam terem sido escritos por Agur (30.1) e pelo rei Lemuel (31:1), e não por Salomão.

SOLUÇÃO: Como Salomão escreveu cerca de 3.000 provérbios (1 Rs 4.32) – muito mais do que se encontra neste livro – é possível que o livro de Provérbios não tenha sido constituído com base nos muitos provérbios de Salomão senão após a sua morte. Sondo assim, então Deus foi quem dirigiu seus servos, que o compilaram de forma a selecionar os que o Senhor queria que constassem em sua Palavra, a qual tem a sua autoridade.

Também é possível que o próprio Salomão tenha escrito o livro de Provérbios, e que a referência à transcrição feita pelos homens de Ezequias tenha sido acrescida posteriormente, quando eles transcreveram o original de Salomão para outro manuscrito. Os dois últimos capítulos podem ter sido incluídos pelo próprio Salomão, ou acrescidos posteriormente, já que eram também sabedoria inspirada, tais como as de Salomão, embora tenham sido escritos por outros homens de Deus, a saber, por Agur (30.1) e por Lemuel (31.1).

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu acho que do 1 ao 10 não foi escrito por ele a linguagem é diferente de Eclesiastes.

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement