Esqueceu a senha?

Sansão cometeu suicídio?

por Enviado por email - sex set 14, 11:59 pm

Gostaria de saber se Sansão cometeu suicídio ao derrubar as colunas do templo, mesmo sabendo que poderia morrer? Ou se o seu ato não se classifica como suicídio?

Vejamos o que diz o texto: “Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a mão direita numa e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida” (Jz 16.28-30).

Não encontramos nenhuma evidência de suicídio, ou de eutanásia. Se Sansão tivesse um desses objetivos, isto é, se desejasse a morte devido à frustração de ter sido capturado pelos filisteus, certamente teve diversas oportunidades para se matar. Se Sansão desejasse acabar com seu sofrimento devido à cegueira e às dores da mutilação, também poderia ter feito alguma coisa antes dessa ocasião. Além disso, a força de Sansão para tamanha destruição não veio dele, mas foi proveniente de Deus. Dessa forma, aceitar o ato de Sansão como suicídio significaria dizer que o próprio Deus o concedeu forças sobrenaturais para fazê-lo, o que não pode ser concebido diante da natureza divina.

Devemos entender que os filisteus eram um povo que se opunha a Israel e não buscava a paz, como fizeram os gibeonitas (Js 9). Sansão estava lidando com inimigos irreconciliáveis, sabia que um confronto poderia causar-lhe a morte, quer essa morte fosse devido à queda do edifício, quer ocorresse após a queda do edifício por meio da retaliação de algum filisteu.

Encontramos Sansão no rol de Hebreus (11), um homem que pela fé livrou Israel de seus inimigos.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

28 Comentários

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Bem, respeitosamente, eu discordo pq foi o proprio Sancao quem se permitui chegar a essa situacao.

  2. Ops!!!…não vejo que ele estava se sacrificando pelo povo,pois ele disse que queria vingar os filisteus pelos seus dois olhos e quando ele estava moendo no cárcere a bíblia fala que o cabelo dele havia começando a crescer.suicídio(ruína causada pelo próprio indivíduo)

  3. Logo os homens bomba do estado islamico não cometem suicidio, logo vão todos para o céu…

  4. Idem Hércules. Sansão cometeu suicídio, pois ele se matou, seja lá qual foi o motivo que o levou a fazê-lo, isso não deixa de ser um suicídio. Do mesmo modo alguém que morre ao andar alcoolizado e em alta velocidade de carro. Existem várias maneiras de cometer suicídio, pois o suicídio .

    1. Concordo plenamente com sua resposta caroline….

  5. Suicida é aquela que perde a sua vida através de ações praticadas pelo mesmo. O ato de matar a si próprio!! Se for por meio da bebida, do cigarro etc, isso não importa! O que importa é que a pessoa foi a responsável pela perda da sua vida, tonando ela uma suicida.

    1. Esse teu argumento é valido, porém Deus não considerou o ato do sansão como suicídio, vamos lá, Deus é onisciente, pois Ele conhece o futuro e o Senhor sabia esse tal ato de sansão, e outra se Deus o considera-se como suicídio jamais daria a sansão a força pro tal efeito.

  6. Apesar de discordar de sua visão sobre o assunto, eu respeito. Um abraço!

  7. Que Deus perdoe nossa ignorância acaso o mesmo Deus que o livrou varias vezes da morte ň poderia te-lo livrado e dito ň a ele se ň fosse chegada sua hr ?

  8. Querido irmão, discordo em genero, número e grau de sua explicação. Sansão cometeu suícidio sim! As colunas não caíram por si só, não foi um milagre, pois se Sansão não tivesse empurrado as colunas elas estariam de pé até hoje. Sansão sabia que de modo nenhum os filisteus os mataria.

    1. Meu irmão a paz do Senhor. eu sei que você já tem a opinião formada mas mesmo assim eu quero compartilhar opinião a respeito de Sansão.
      disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei.

  9. pois ele era o maior trofeu deles. O não podemos adaptar o texto bíblico ao que queremos. É por isso que a bíblia é uma espada, ela corta onde não queremos. Primeiro precisamos entender o que é uma suícidio, e porque o fez!

  10. Ei galera,nao era suicidio,se nao,seu nome nao constaria em Hebreus 11,ou pelo fato que Deus nao daria sua força para isso,para alguem se matar

  11. Graça e paz.sansao cometeu suicídio sim.a bíblia e bem clara quando mostra ele pedindo a Deus do dom de Deus para se vingar

  12. Os interesses dele eram exclusivamente pessoais .não podemos interpretar a bíblia da maneira que quisermos.temos que ser fiéis as escrituras.

  13. Olá, o interesse não era só de Sansão, mas de Deus. Ele permitiu que acontecesse essa eutanásia!

    1. de Elias você parece que não tem nada …
      a morte de sansão não foi eutanásia, mas morreu em combate lutando contra os inimigos do povo de Deus.

  14. Se a morte de Sansao é vista como suicidio, entao tambem com a mesma otica poderiamos considerar a morte de Jesus como um. Pois Jesus sabia que se se entregasse aos soldados, morreria, e deliberadamente se entrega; o ato de Jesus porem é consiferado um sacrifio que acarretaria levando-o a morte

  15. ..da mesma maneira Sansao, o seu ato foi um sacrificio, que obviamente o levaria a morte

  16. paz do senhor! o fato de sansão estar na galeria dos heróis da fé não significa que ele não cometeu suicido, está bem claro nas escrituras que ele se suicidou, se não eu seria ignorante o bastante para não saber interpretar o texto. Sansão cumpriu uma vingança, a vingança de javé

  17. Nao concordo com seu ponto de vista. Quando Ele disse” morra eu com os filisteus”, Ele viu sim que nao teria propósito de viver , pois estava cego. Fez um Ultimo pedido! Matar os filisteus! Ele sabia que poderia matar à si proprio, pois estava debaixo da estrutura do Palacio.

  18. graca e paz meus irmaos…gente a biblia que e a palavra de DEUS nao se contra diz; seria Deus tao ingenuo aponto de sabendo que Sansao perderia sua salvacao depois de tantos livramento permitir que ele cometesse suisidio?entao o que dizer da morte de Jesus?pois ele sabia de tudo que passaria aquir

  19. Jeusus ,Sansão ….os dois são suicidas e pronto! Jesus pq sabia no q ia dá qnd ele se entregou e Sansão pq sabia q n tinha como sair vivo dali depois q derrubasse tudo.
    suicídio é vc fazer algo sabendo q vai morrer em consequência do q fez.

    1. Jeusus ,Sansão ….os dois são suicidas e pronto ???

      ah tá ! Sansão e Jesus são dois autocidas agora na sua opinião ? Lembrando que Sansão está listado nos heróis da fé em Hebreus, e voce com esse seu “e pronto” encontrou um defeito em Jesus ?
      dá licença arrota baixo.

    2. já pensou se todos os problemas de entendimento teológico fosse resolvidos assim ? :

      ” … e pronto ! …”

      pesquise mais ok.

  20. Olá Usemos o exemplo um bombeiro que se lança em um prédio em chamas para salvar alguém lá dentro e morre. Ele sabia dos riscos, mas deu sua vida para salvar outros.

  21. Jesus morreu em pro de nos e não por vingança ele deu sua vida para nos salvar
    Já Sansão pediu forças a Deus para se vingar porque furaram seus olho e Deus usa quem ele quer e como quer seja um salvo ou não.

  22. Ao meu ver Sansão cometeu sim suicídio, o texto não deixa margem para dúvidas quanto a isso, mas isso não tem relação nenhuma com sua salvação. Pois antes do ato Sansão ora a Deus e recebe deste a autorização para realizar o desejo de seu coração.

Comentários 1 - 28 de 28Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement