Esqueceu a senha?

Saul e Isaías profetizaram nus?

por Pr. João Flávio Martinez - qua abr 20, 5:38 pm

Isaias e Saul

Saul e Isaías profetizaram nus, completamente pelados?

Temos duas citações no Velho testamento um tanto embaraçosas envolvendo dois personagens bíblicos – Saul e Isaías. Vejamos:

E ele (Saul) também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas? 1 Samuel 19.24

Então disse o Senhor: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço… Isaías 20.3

Teriam os dois personagens – o rei Saul e o profeta Isaías – profetizados completamente nús?  Obviamente que não foi bem assim:

                “A nudez, entretanto, não deve ser entendida como ausência total de vestes. O termo hebraico ‘haram’ indica também a ausência das vestes de ofício. No caso do rei Saul, ele estava sem as vestes reais, usando apenas as vestes inferiores… Ninguém fica completamente nu apenas porque tira uma túnica que usa sobre os ombros. A falta de vestes de ofício dá à pessoa a sensação de nudez. Seria o mesmo que um soldado sem farda no exercício da sua função. A ausência das vestes reais (ou sacerdotais, no caso de Isaías) possibilitava ao Espírito Santo agir livremente em Saul, sem qualquer vínculo com sua autoridade real. Naquele instante, era somente Saul, e não o rei Saul”. (Teologia para Pentecostais, Vol 2, pg 193, Brunelli, Ed Central Gospel)

Conjecturamos que não ocorreu nenhuma insensatez. A exegese explicativa da palavra  hebraica “haram” explicita o contexto dos acontecimentos. Ambos não estavam nus completamente.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Excelente! Texto objetivo e esclarecedor. Preciso adquirir esta obra.

  2. Verdade, muito esclarecedor! Tbm preciso adquirir esta obra!

  3. Agradeço pela explicação!

  4. Possa ser que Saul seja as vestes oficiais mas Isaias 20:4 fala que os egipicios iriam andar nús c/ as nadegas de fora assim como Isaias andou. 

  5. Excelente texto.

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement