Esqueceu a senha?

Saul se suicidou ou foi assassinado?

por Norman Geisler - dom out 29, 4:21 pm

1 SAMUEL 31 O relato da morte de Saul nesta passagem contradiz o que é dito no capítulo seguinte (2 Sm 1).

PROBLEMA: O texto de 1 Samuel 31 diz que o rei Saul suicidou-se, caindo sobre a sua espada, mas 2 Samuel 1 registra que ele foi morto por um amalequita.

SOLUÇÃO: Alguns afirmam que os dois relatos são verdadeiros, considerando a história do amalequita como suplementar. Dizem que Saul tentou cometer suicídio, rnas ainda não estava morto quando o amalequita chegou e completou a obra. Apontam para dois fatos que esse homem levava consigo a Coroa e o bracelete de Saul como prova do seu relato e também que Davi puniu o amalequita com a morte por ter matado o rei. As Objeções a este ponto de vista são que ele contradiz as afirmações de 1 Samuel 31, de que “Saul tomou da espada, e se lançou sobre ela” e que o seu escudeiro viu “que Saul já era morto”, bem como o registro fiel de que “morreu, pois, Saul” (v. 6).

Outros vêem a história de 1 Samuel como correta e consideram o relato de 2 Samuel como pura imaginação do amalequita que, tendo ido até Saul já morto, considerou que poderia lucrar com Davi, tomando para si o crédito dessa morte. Mencionam o fato de que esta história contradiz o relato de 1 Samuel 31 e que o amalequita parece não saber que Saul morreu por meio de uma espada, e não por meio de uma lança, como disse. Alegam ainda que 1 Crônicas 10 repete a história como registrada em 1 Samuel, mas não inclui o que o amalequita teria inventado. As maiores Objeções a esta posição revidem no fato de que 2 Samuel não diz que a história do amalequita é falsa, e que Davi o matou por seu ato. Em resposta, ele pode ter sido morto com base em sua própria confissão (2 Sm 1:16). O fato de sua história contradizer o relato de 1 Samuel pode ser considerado prova suficiente de que foi obra de sua imaginação.

Extraído do livro Manual Popular de Dúvidas e Enigmas da Bíblia, Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Olá…

    Este assunto, no meu entender, estar encerrado com ISm. 31,
    onde fica claro que saul cometeu o suicídio. Já 2S.m. 1
    mostra a malandragem do amalequita querendo tirar vantagem
    em cima do rei Davi. Esperteza está que lhe custou a vida

  2. Não parece tão simples assim essa contradição, a tradição oralsempre tem maia de uma fonte e todas precisam de confiabilidade, o que dizer então de Davi indo buscar os ossos de Saul e de seu filho em Gilboa sabendo que o texto atesta que ele teria sido enforcado na cidade? 2 Sm 12 a 14

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement