Esqueceu a senha?

Se Deus elege por presciência, quem colocou o futuro lá?

por Artigo compilado - seg ago 07, 5:49 pm

Resposta: Essa pergunta normalmente é feita por calvinistas para tentar frustrar a ideia da eleição condicional, pois segundo o pressuposto calvinista Deus escreveu o futuro e portanto não teria liberdade para que a eleição fosse condicional. Porém, esse pressuposto é falacioso porque não leva em consideração as seguintes colocações:

1) Deus não precisa determinar o futuro para que o mesmo exista. Deus criou o tempo e fez criaturas temporais para viverem dentro do  tempo, mas o próprio Deus não está preso ao tempo e portanto, pode saber o que as suas criaturas temporais vão fazer com a liberdade que Ele pela sua graça os deu.

2) Esse pressuposto coloca Deus inevitavelmente como o autor do mal, pois se o futuro existe apenas porque Deus  determinou cada ato da criatura, logo Ele não pode não ser o criador de todas as calamidades  feitas por suas criaturas ( estupro, assassinatos, violências e etc).

3) Tal argumento diminui a onipotência e presciência de Deus, pois se Deus para saber antecipadamente precisa determinar para saber, logo não saberia caso não tivesse determinado. Isso não apenas diminui a presciência, mas também atenta contra a onipotência de Deus colocando uma limitação no Todo Poderoso de não poder saber caso não determine.

Conclusão: O argumento do calvinista é na verdade um tiro no próprio pé, pois coloca Deus como o autor do mal e diminui a onipotência e onisciência de Deus.

Anderson de Paula


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Hilário que o “calvinismo” é uma doutrina particular das Igrejas Reformadas, um missionário presbiteriano por exemplo, nunca vai chegar num neófito e explanar sobre “calvinismo”, só depois que a pessoa é membro aí os calvinistas vem dar a “informação” ao coitado sobre calvinismo.

    1. aí é aquela decepção do coitado, pois o neófito e neo membro pensava que Deus amava todas as pessoas, mas pela “informação” calvinesca não ! aí dão ao coitado um caminhão de livros de autores calvinistas para ele ler, até deixa-lo tapado como os demais.

    2. depois os calvinistas vão verificando o avanço calvinesco, se o neófito for uma pessoa dinâmica ou algo assim, também convidam para fazer parte da “maçonaria” …

  2. Excelente matéria sobre teísmo aberto.

    Parabéns

  3. Bom dia na Paz do SENHOR Jesus!
    Ótima explicação.

  4. Simples e Excelente argumentação. Somente inventando malabarismos e apelando para o mistério para fugir desse argumento.

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement