Esqueceu a senha?

Se o incesto é condenado, por que Abraão casou-se com sua irmã?

por cacp - sáb set 15, 12:02 am

GÊNESIS 20.12 – Além disso ela é realmente minha irmã, filha de meu pai, ainda que não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.

PROBLEMA: Abraão admitiu que Sara, sua mulher, era realmente sua “irmã” (cf. Gn 17:15-16). Contudo, o incesto é claramente denunciado como pecado em muitas passagens bíblicas (cf. Lv 18:6; 20:17). De fato, o Senhor declarou: “Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe” (Dt 27.22).

SOLUÇÃO:
 Abraão não estava isento de pecado, como revela a sua mentira ao rei Abimeleque com respeito a Sara (Gn 20:4-5). E de fato ele admitiu que Sara era filha de seu pai e não de sua mãe; e que ela veio a ser sua mulher (cf. Gn 20:12). Entretanto, mesmo assim, não há prova de que Abraão tivesse violado uma lei por ele conhecida, por duas razões. Primeiro, as leis do incesto somente foram dadas por Moisés quase 500 anos depois de Abraão. Portanto, certamente ele não poderia ser responsabilizado por leis que ainda não tinham sido promulgadas.

Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia. Norman Geisler & Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Quer dizer que, sendo assim, nos apenas não fazemos sexo com nossas irmãs por causa da lei e não pelo lado moral ? Antes da lei, era moral, agora, depois da lei é amoral e proibido. 

    1. Kardec, parabens por ser um observador e espero mesmo que seja somente isso e não um polemizador banal. Há um abismo entre a nossa cultura e a cultura em que Abraão viveu. O que é Imoral pra nós pode não ter sido perfeitamente normal pra sua cultura oriental ne. O que Acha?

  2. Segundo o livro dos justos ou de Jaser (Que é citado em Josué 10:13) Abraão era tio de Sarai bem como seu marido, mas quando eles vão entrar no Egito ele pede para que ela minta dizendo que é sua irmã pelos mesmos motivos apresentados em Gênesis.

  3. Tbm nao existia lei que considerasse o homicídio pecado na época em que caim matou Abel. Ainda assim Deus considerou o ato de caim uma abominaçao.

    1. existia lei sim, logicamente não escrita, mas a “lei da consciência” vide ” … Lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” Romanos 2:15

  4. Se não me engano, pela Lei dada a Moises por Deus, não era possivel casamento de Tio com Sobrinha. E então, não cometeu Abrão pecado?

    1. abraão não casou com sobrinha, e sim com sua “meia-irmã” e isso antes da Lei como dissestes.

  5. A bíblia se entende e se interpreta como quiser , amnon abasou de sua meia irmã Tamar ,após o ato otro irmão lhe disse ” não precisava ter feito isso ,tivesse pedido a David e ele lhe teria dado tamar . Detalhe :a lei de moises jà existia .

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement