Na minha ótica bíblica, de acordo com os ensinos de Jesus, o caráter da pessoa é relevante e seu viver expressa seu interior. Mostro no livro que Calvino externou seu caráter em sua doutrina, é só querer e ver. No demais, negar os fatos históricos e documentados, penso não ser uma atitude salutar de cristãos comprometidos com Deus e com a veridicidade, não somos como os católicos que camuflam os dolos do passado e sacralizam seus papas delituosos. O historiador presbiteriano Alderi Souza de Matos corrobora com as pesquisas feitas no meu livro “Calvinismo Recalcitrante”- fato é fato e Calvino foi um déspota e homicida, é triste, mas é verdade.
No demais, somos livres pra nos engodar quanto a uma pessoa ou não, podemos pesquisar e descobrir a verdade, ou nos contentarmos com o que querem nos impor. Pra mim, nem Calvino e nem sua doutrina eram bíblicas (referente à problemática do determinismo). O Calvinismo nunca foi crido pela igreja primitiva, a patrística está ai pra quem quiser examinar e constatar. Quanto a minha afirmação que o fatalismo determinista é pagão, não é elucubração subjetiva, mas o concílio de Orange (529) condenou a dupla predestinação e o fatalismo como – “anátema e pagão“, ou seja, ao fazerem assim arguiram completamente a TULIP [1] do calvinismo e a renegaram. Claro, os calvinistas lutam por não querem ver os fatos. Repito e reitero: cada um pode acreditar no que quiser, pois somos livres pra isso.
Como já explicitei, meu breve livreto foi insuficiente pra externar todas as claudicações do calvinismo, então recomendo a Leitura das seguintes obras:
- “O Outro Lado do Calvinismo” – Vance;
- “Teologia Arminiana” – “Contra o Calvinismo” – “História da Teologia Cristã” – Olson;
- “Eleitos, Mas Livres” – “Teologia Sistemática, Vol. 1 e 2” – “Enciclopédia de Apologética” – Norman Geisler;
- “Que Amor é Este?” – “O Dia do Juízo” – Dave Hunt;
- “A Excelência da Nova Aliança em Cristo” – Orton Wiley
- “A Doutrina da Salvação” – Gibbs;
- “A Gênesis da Predestinação” – Thiago Titilo;
- “Em Guarda” – W. Craig;
- “A Doutrina da Predestinação”, Severino Silva;
- “Comentário Bíblico Moody”.
- “Calvinismo X Arminianismo: Quem está com a razão? Biazoli, l.
Quem quiser maiores informações, pode acessar também a coluna de debates do CACP – clique aqui [2]
No demais, é saudável quando vejo calvinistas fazerem uma nova releitura. Isso é ótimo e oro para que mais e mais calvinistas revejam seus conceitos cristocêntricos.
Forte abraço a todos.
- Quem quiser adquirir o livro “Calvinismo Recalcitrante” – CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO [3]