Esqueceu a senha?

Sola Scriptura e salvação pela fé são heresias?

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - sáb set 15, 8:23 pm

APRESENTAÇÃO DO DEBATE

Convidamos você a ler abaixo o debate entre o Prof. Paulo Cristiano e uma adepta da Igreja Católica Romana por nome Carol. Esse debate teve como foco vários temas tais como: Sola Scriptura, salvação pelas obras, a divisão protestante etc…
A senhora Carol acusa o site do Ministério CACP de pregar várias heresias. Eu por outro lado, sustentarei que suas alegações não procedem, pois não possuem base bíblicas.
As respostas do adversário estão em cor vermelha, enquanto minhas réplicas estarão em cor preta.

Esperamos que as respostas dadas a estes e outros questionamentos levantados pelas seitas sirvam para o enriquecimento do conhecimento e a edificação de todos aqueles que procuram em nosso site argumentos para a defesa da fé cristã.

Debatedores: Paulo Cristiano (protestante) X Carol (católica)

Carol

Olá bando de hereges. Que coisa, eu estava vendo num site que já são mais de 35000 seitas protestantes. Bem dizia São Paulo: “Afastai-vos dos que causam divisões com a nossa doutrina.” O protestantismo é realmente o câncer no corpo de Cristo.
A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica.

Salvação só pela fé? Será que vocês nunca leram a carta de Tiago? Que pena que o Lutero também não conseguiu tirá-la da bíblia não é, como fez com outros 7 livros.

Será que o batismo das seitas de vocês tem valor? NÂO, Jesus só deu aos seus discípulos autoridade para batizar, os quais a transmitiram aos seus sucessores, que hoje são os PADRES.

Tem uma coisa que eu nunca entendi, um sujeito dizendo-se iluminado pelo Espírito Santo, funda uma igreja, se auto-denomina sacerdote ou bispo, e se concede o direito de batizar e casar outras pessoas, mas veja o que Joao Batista disse: “NINGUEM PODE ATRIBUIR-SE COISA ALGUMA SE NAO LHE FOR DADA PELOS CEUS.”

Gente, eu nunca vi tanta heresia junta num só site.

Pena que exista tanta gente ignorante no mundo que caia na lábia de vocês.

Eu queria também propor um desafio, já que para vocês a bíblia é a única fonte de verdade, mostre-me onde está escrito isso, mostre-me uma passagem que comprove a teoria da Solla Scriptura.

Espero que respondam o desafio…

Professor Paulo Cristiano:

Caríssima Carol, graça e paz. Recebemos sua mensagem afiada, e mal educada.

Nesta missiva a recíproca também é verdadeira. Eu só não entendo como você consegue nos acusar desta maneira quando há vários sites católicos nos combatendo? Isso além de não refletir sensatez revela quão cega pode estar a pessoa quando quer apenas humilhar o seu próximo só porque este lhe revelou uma idéia totalmente oposta do seu ponto de vista. Eu espero que sua educação não tenha ficado restrita ao berço….

Eu gostaria de aproveitar sua missiva que pelo jeito foi costurada com retalhos de idéias antiprotestantes de diversos sites e pedir que prove o que você mesma disse.

1º – Onde existe tal estatística dizendo que existem 35000 mil igrejas protestantes no mundo? Os próprios católicos não se entendem, pois uns citam 20.000 outros 40.000 e assim por diante. Nos envie também o nome de cada uma dessas igrejas para conferirmos. Quais são elas, podem nos discriminar cada uma delas? Ou será que isso é fruto da mente preconceituosa de alguns católicos antiprotestantes de plantão?

2º – Quando Paulo disse para os crentes romanos se afastarem daqueles que causam divisões na doutrina ele estava se referindo a quem? Isso se enquadraria hoje mais perfeitamente em qual das duas igrejas: católica ou protestante?
Pode nos provar pela doutrina de Paulo [ o qual disse que não era para haver divisões em sua doutrina] as doutrinas esposadas hoje pelo catolicismo?

Paulo ensinou o purgatório, o culto as imagens? Ensinou que Maria foi assunta ao céu com corpo alma e tudo? Ensinou porventura que Maria nasceu sem o pecado original, ensinou que devemos orar aos santos, que Pedro era o chefe dos apóstolos, que a igreja de Roma era a única igreja verdadeira, ensinou orar aos santos e a Maria? Poderia continuar aqui citando uma lista enorme de outras doutrinas extrabíblicas ensinadas por sua igreja hoje.

Se isso não faz parte do patrimônio doutrinário deixado por Paulo. Minha cara, quem realmente está causando divisões na doutrina de Paulo?!

3º – Esse lema que os católicos gostam de sustentar é enganoso, pois além da igreja católica não ser una ela não é apostólica. No máximo pode ser católica como são os outros dois ramos do cristianismo: o ortodoxo e o protestante. Para saber como sua igreja não fala a verdade quando diz que é UNA leia minha matéria “A falácia da unidade católica” no site www.cacp.org.br no link “catolicismo”.

4º – Cabe a você provar que a declaração de Tiago está contrastando com a de Paulo em Efésios 2.8-10. Quem disse que Tiago está ensinando a salvação pelas obras também? Isso fica por conta da má interpretação católica que, aliás, omite que os 7 livros que existem em suas Bíblias não fazem parte do cânon sagrado, foi imposta aos católicos oficialmente no Concilio de Trento. E isso é de fácil constatação: é só verificar quem deu o Velho Testamento à Igreja. Foi a igreja católica ou os judeus? A quem Paulo se refere quando diz que “porque lhe foram confiados os oráculos de Deus.” [ Romanos 3.2]. Quem é esse “lhe” no texto em apreço? Sendo que aos judeus LHE foram confiado os escritos que compõe o Velho Testamento, como eles consideravam estes 7 livros? Eles os consideravam como sagrados e inspirados? Espero respostas suas quanto à isso..

5º – Pode me provar que os padres são sucessores dos apóstolos? Aliás, você nem mesmo compreende a doutrina de sua igreja, pois são considerados sucessores dos apóstolos apenas os bispos em comunhão com o papa e não os padres. Ademais, onde está na Bíblia o cargo ou ofício de padre?

6º – De onde os padres tiraram sua autoridade para batizar crianças? E não me venha falar que foi da Bíblia porque ela nem por inferência ensina o batismo infantil.

E qual o problema em alguém ser guiado pelo Espírito Santo? Ou você não acredita que o Espírito Santo possa ainda hoje usar pessoas para levar sua Palavra? Sabe o que Jesus disse para os discípulos, que como você, achava que o cristianismo estava sob o monopólio do círculo deles?

“Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.

Jesus, porém, respondeu: “Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; pois quem não é contra nós, é por nós.” [Marcos 9.38-40]

Minha cara, responda-me uma coisa: com que autoridade o catolicismo monopoliza a religião cristã? E mais: quem delegou ao papa, direitos de chefe supremo da igreja? Outra: onde se encontra o título PAPA na Bíblia?

Quanto ao seu suposto desafio, na verdade não passa de má compreensão de sua parte, e de resto de todos os católicos, do lema protestante Sola Scriptura. Isso está as escancaras em sua frase ao dizer: “já que para vocês a bíblia é a única fonte de verdade”.

Onde você leu em nosso site tal declaração estapafúrdia? Se você lesse meu artigo intitulado “Sola Scriptura” saberia que eu refuto essa acusação irresponsável dos católicos. O que os protestantes crêem é que a Bíblia em matéria de fé e prática, em coisas de caráter doutrinário e espiritual é nosso guia único. Tudo que diz respeito ao nosso conhecimento sobre a fé e a salvação estão sobejamente registrados na Bíblia.

Você repetindo o que os católicos acham que seja um “desafio”, afirma: “mostre-me onde está escrito isso, mostre-me uma passagem que comprove a teoria da Solla Scriptura.”

Ora, ora, eu não preciso provar o que já está patente nas Escrituras Sagradas. A força deste teu desafio tem tanta importância quanto um ateu me desafiar a provar pela Bíblia a existência de Deus. Esse fato é tão explícito que simplesmente emana da Bíblia sem nenhum esforço, é a base da própria Bíblia.

A senhora deve estar ciente que mesmo os padres extraem dogmas das Escrituras mesmo sem esta dar uma confissão formal dos mesmos. A titulo de ilustração temos a doutrina da Trindade e da imortalidade da alma. Nenhum protestante ou católico iria rejeitar a doutrina da Santíssima Trindade só porque não aparecem os termos “Um Deus em Três Pessoas” ou o termo “alma imortal”. Apesar da Bíblia não trazer explicitamente tal declaração, o conceito está lá. O mesmo raciocínio se aplica a Sola Scriptura. Jesus considerava a Bíblia a verdade [João 17.17] e dizia que até mesmo um J ou um til não deveria ser menosprezado do Velho Testamento [Mateus 5.18]. Jesus sempre usou as Escrituras para combater os erros satânicos [Mateus 4] e os apóstolos apelavam para as Escrituras para combater as heresias [Gl. 1.9].

Paulo disse para não ultrapassarmos o que está escrito {I Co. 4.6].

Quando o rico pediu para Abraão mandar alguém para avisar sua família sobre o perigo do inferno, a resposta foi que seus irmãos deveriam se contentar com o Testemunho das Escrituras ” Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.”

Quando Lutero argüiu com os católicos que era somente pelas Escrituras que a doutrina da Igreja deveria ser provada, não estava inventando nenhuma novidade. Era justamente o que os apóstolos e os pais da igreja fizeram antes dele. Sabe por que o catolicismo odeia tanto a doutrina da Sola Scriptura? Simplesmente porque somente por ela essa igreja não consegue sustentar suas heresias. Por isso precisam apelar para uma suposta tradição oral genérica para embasar tais erros. Aliás, uma tradição que eles nunca conseguiram provar ter relação com os apóstolos.

Sola Scriptura oferece ao cristão uma segurança fiel e verdadeira que os hereges, que rejeitam tal princípio, jamais poderão oferecer. Os opositores do Sola Scriptura nunca podem ter a certeza de que aquilo que eles crêem foi de fato ensinado pelos apóstolos do Senhor. Aliás, o próprio conceito de apostolocidade da fé cristã e da Igreja pressupõe sola scriptura. Haja visto que, enquanto nenhum de nós ouve atualmente as pregações dos apóstolos de viva voz, todos encontramos seus ensinos infalivelmente registrados e inspirados somente nas Escrituras; o que torna, inequivocamente e irrefutavelmente, Sola Scriptura a única alternativa viável para seguirmos fielmente a doutrina apostólica, sem perigos de ultrapassá-la, mesmo quando estamos vivendo tempos de grande apostasia.

Abraços, Paulo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. e mais uma coisa quanto as 20000, 30000, 40000 denominações protestantes que existem no mundo, nem todo grupo que se diz evangélico é considerado evangélico vários exemplos são claros testemunhas de jeová; adventistas; mormonismo.

    1. Olá Boa Tarde! Tyago por favor não fale sobre o que vc não tem conhecimento. Colocar a Igreja Adventista no mesmo “balaio” dos Testemunhas e Mórmons, denota sua ignorância em conhecer as doutrinas da IASD. Por favor estude e depois emita sua opinião sem preconceito.

  2. Os argumentos dos que querem defender as baboseiras doutrinárias do catolicismo, chega a dá impressão de que estão fazendo piada! “Toda a Escritura é DIVINAMENTE INSPIRADA”

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement