Esqueceu a senha?

Somente Jesus é o Filho de Deus?

por Norman Geisler - sex dez 21, 8:01 am

JOÃO 1.18 – Somente Jesus é o Filho de Deus?

PROBLEMA: Jesus é chamado de “o Filho unigênito” (SBTB) nesse versículo. Contudo, num dos versículos anteriores João nos informa de que pela fé podemos ser feitos “filhos de Deus” (1.12). Se somos filhos de Deus, como Jesus pode ser o unigênito (o único Filho) de Deus?

SOLUÇÃO: Há uma gigantesca diferença entre os sentidos das expressões “Jesus é o Filho de Deus” e “nós somos filhos de Deus”. Primeiro, ele é o único Filho de Deus; eu sou apenas um filho de Deus. Ele é o Filho de Deus com “F” maiúsculo; os seres humanos podem tornar-se filhos de Deus somente com “f” minúsculo.

Jesus é o Filho de Deus pelo direito eterno de herança (Cl 1.15); nós somos filhos de Deus apenas por adoção (Rm 8.15). Ele é o Filho de Deus porque é Deus por sua própria natureza (Jo 1.1), ao passo que nós tão-somente fomos feitos à imagem de Deus (Gn 1.27) e refeitos “segundo a imagem daquele” que nos criou, por meio da redenção (Cl 3.10).

Jesus é de Deus por sua própria natureza; nós apenas procedemos de Deus. Ele é divino pela sua própria natureza, mas nós apenas participamos dela por meio da salvação (2 Pe 1.4). Podemos ser co-participantes da natureza divina apenas no que diz respeito aos seus atributos morais (como santidade e amor), não no tocante aos seus atributos não-morais (como infinidade e eternidade). Em resumo, as diferenças são:

 

JESUS COMO

O FILHO DE DEUS

HOMENS COMO

FILHOS DE DEUS

Filho naturalFilhos adotivos
Sem começoCom começo
CriadorCriatura
Deus por naturezaNão divinos por natureza

————-

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement